TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC, Prática Com Componente Curricular

Dissertações: PCC, Prática Com Componente Curricular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  1.355 Visualizações

Página 1 de 5

Aula de Literatura Portuguesa

Literatura Portuguesa 1º ano Ensino Médio:

Plano de aula apresentado à Universidade Paulista _UNIP.

Polo Livramento de Nossa Senhora _ Curso de Letras Português.

Trabalho da disciplina Prática como componente curricular_ PCC

Livramento de Nossa Senhora 04/11/2014.

1° Ano do Ensino Médio .

Tema da aula _ Análise de um Conto de escritor Eça de queirós

Conto: O Tesouro

_ Objetivo Geral:

Levar os alunos a fazer uma interpretação clara e objetiva, despertar o senso crítico sobre a moral da história.

Objetivos Específicos:

_ levar o aluno a descobrir e conhecer outras obras de escritores que falem de outros contos sobre tesouros.

_ Analisar a história, procurar saber o por que da escrita do conto tesouro, qual a finalidade do autor ao escrever esse conto?

_ Levar o aluno a descobrir se a história do conto escrito no passado, teria a mesma possibilidade de acontecer nos dias de hoje, quais motivos hoje levaria a uma tragédia tão grande.

Contexto Teórico:

No conto do autor, fica claro como o ser humano é ambicioso e individual diante de uma riqueza material, onde os três irmãos não são capazes de dividir entre eles o tesouro encontrado, são miseráveis, ambiciosos e ambos se colocam uns contra os outros a ponto de se matarem.

Moral da história “Quem muito quer nada tem!”

Movimento Literário: Realista

O Conto, de características do Realismo, revela ao relacionamento humano, o caráter, a arrogância e a cobiça; que são características marcante do Realismo, provando que os meios de vida, corrompem a mente humana diante de uma situação de conflito, se revela o mais deprimente caráter, que dá idéia de “tudo ou nada”que os leva a um final trágico de oposição e de que “Quem muito quer nada tem!”

_ Sobre o autor:

É considerado o mais importante do Realismo, um dos maiores da língua portuguesa, seus escritos tem função de adequar sua visão de mundo, com estilo livre, transparente e de linguagem expressiva.

_ Movimento Literário: Realismo

Que significa renovação da literatura nas suas expressões: Linguagem e visão de mundo, tirando da mentalidade Romântico e levando à modernidade através de contos com novas idéias.

_ Etapa 2: Contexto Prático

Atividade interpretativa, lembrando que a turma possui alunos especiais, o que exige que essa atividade seja orientada através dos sinais de libra, abordando o tema de maneira que os alunos surdos possam absorver os mesmos conteúdos dirigidos aos alunos não surdos, defendendo a ideia de que a língua brasileira de sinais é a língua natural dos surdos, é importante que haja uma interação entre os alunos surdos e não surdos; será a apresentada uma proposta onde os alunos depois de ouvirem a leitura do conto confeccionarão uma escrita livre, e deverão questionar o porque do autor escrever esse conto, em qual período foi escrito, qual a finalidade, que mensagem teria transmitido através do conto; depois de interpretado cada um terão dez minutos para reescrever o conto. Fazendo uso dos

recursos multimídia da tecnologia, que vem cada vez mais ganhando espaço nas salas de aula é de grande importância e estão ligdando e interligando, scruzando informações midiáticas transformadoura e renovadoura nas salas de aula esta é a evolução dos meios de comunicação que aprimora e aperfeiçoa o recebimento das informações, utilizando este recurso serão apresentados alguns slides com outros contos que também falam sobre tesouro.

Na prática os alunos irão fazer uma releitura do texto como atividade interdisciplinar,observando a intextualidade e identificação do texto apresentado, usando os conhecimentos irão produzir um texto baseado no texto anterior que apresente alguma característica de intextualidade com o texto apresentado, onde irão identificar quais são os pronomes pessoais e oblíquos aplicados na língua portuguesa, identificar alguns verbos e os tempos em que estão empregados e organia-los em uma listsa.

Com base na morfossintaxe da língua portuguesa que aborda a estrutura da língua portuguesa e a organização sintática do texto, levando a questionar o surgimento da evolução de uma língua entre os homens, com base nesses argumentos os alunos irão analisar os textos lidos por eles, com o objetivo de identificarem a estrutura da oração, período e frase, procurar saber se a oração é simples ou composta, se o período é simples ou composto, criar frases que possua verbo nos três tempos. Na Didática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com