TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA COM METODOLOGIA ATIVA BASEADA EM PROBLEMA

Por:   •  4/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  7.125 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 

 

 

 

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ALUNO: HIRON DE SOUZA MARQUES

MATRÍCULA: 202003121861

DIDÁTICA (EEL001)

PLANO DE AULA COM

METODOLOGIA ATIVA BASEADA EM PROBLEMA

DATA:  20/05/2020


1 Introdução

 

Este relatório propõe a apresentar um plano de aula, a partir da metodologia ativa baseada em problema.

Esse plano de aula, foi pensado para alunos do 6º ano do ensino fundamental, e tem como objeto de estudo: Variedades Linguísticas. Tem como objetivo  fazer com que os alunos conheçam e identifiquem o que é e quais sãos as variedades linguísticas de nossa língua, usando de situações do cotidiano e do contexto social dos alunos para conduzi-los a compreender que a variação linguística é um fenômeno social e ao mesmo tempo cultural, pois está relacionada à história dos sujeitos e à cultura.  

Começaremos a aula exibindo o vídeo do youtube Sotaques¹, para imergir os alunos no tema, depois iniciaremos um bate-papo para identificarmos o quanto os alunos conhecem sobre o tema e como se relacionam com ele  

 Após o bate-papo pedirei que os alunos façam uma pesquisa em sua casa identificando as variedades linguísticas regionais ali presentes, para que possam comparar um com os outros na próxima aula, tentando evidenciar alguma diferença entre as variedades, porém sempre valorizando as diferenças para que todos entendam que não deve haver preconceito linguístico.

Após essa fase irei expor situações problemas do cotidiano para que os alunos se familiarizem com as variedades linguísticas sociais e de registro, como por exemplo a mulher adulta que trata todos como se fossem bebês ou o jovem que é muito formal, mesmo quando está reunido com seus amigos. A partir dessa reflexão organizarei grupos por variedades linguísticas e cada um grupo será responsável por uma encenação que contenha aquela variedade linguística especifica.

Para finalizar será feita uma roda de bate-papo onde os alunos apenas poderão se comunicar em internêtes, para que vejam como é difícil se comunicar dessa forma fora de um ambiente virtual.

A avaliação será coletiva, serão organizados grupos de alunos que avaliaram o que aprenderam e transformaram o resultado dessa reflexão em um seminário onde cada elemento ficará responsável em falar sobre um dos temas e cada um será avaliado conforme sua participação e interação na atividade.

2 Plano de aula

Plano de aula 

Conteúdo:  Variações Linguísticas

Tema da Aula: O que é e quais são as Variações Linguísticas

Segmento: 6º ano – Ensino Fundamental

Duração: 2 Semanas

Objetivo: Através de situações do cotidiano e do contexto social do aluno, conduzi-los a compreender que a variação linguística é um fenômeno social e ao mesmo tempo cultural, pois está relacionada à história dos sujeitos e à cultura.

Metodologia: 

* Apresentação do vídeo “Sotaques” do Youtube que encara de forma divertida diversa variações linguísticas regionais do português (Vídeo tirado do Youtube);

* Abrir um debate em sala de aula para analisar como se relacionam e o quanto sabem sobre o tema;

* Propor uma pesquisa na casa do aluno verificando as variações linguísticas regionais encontradas na mesma

* Organização de grupos para discutirem sobre os resultados das pesquisas

* Propor situações problemas que façam os alunos refletirem sobre variedades linguísticas sociais e de registro  

* Organização de grupos para montagem de peças de teatrais que retratem situações cotidianas onde podemos encontrar Variações linguísticas sociais e de registro

* Propor um debate para toda turma, onde somente poderão se comunicar em “internêtes”, para que possam identificar como é difícil fazê-lo fora de um ambiente virtual

Recursos: Projetor de vídeo e folha A4

Avaliação: Será feita em uma aula revisão, após aplicada a metodologia, organizarão se em grupos e a partir do conhecimento de todos, avaliarão o que aprenderam e apresentaram em forma de seminário onde serão avaliados coletivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com