TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA ATIVA DE SALA DE AULA INVERTIDA: REFERENCIAL TEÓRICO E CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO

Por:   •  22/12/2022  •  Monografia  •  6.334 Palavras (26 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

ESCOLA DE EDUCAÇÃO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

REBECA DA SILVA SANTOS

A METODOLOGIA ATIVA DE SALA DE AULA INVERTIDA: REFERENCIAL TEÓRICO E CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO

ITAOCARA

2021


REBECA DA SILVA SANTOS

A METODOLOGIA ATIVA DE SALA DE AULA INVERTIDA: REFERENCIAL TEÓRICO E CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Ciências Humanas da UNIRIO, como requisito para obtenção do grau de Pedagogo.

Orientador: Prof. Ms. João Manoel Magalhães Cruz.

ITAOCARA

2021


REBECA DA SILVA SANTOS

A METODOLOGIA ATIVA DE SALA DE AULA INVERTIDA: REFERENCIAL TEÓRICO E CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO

Avaliado por:

__________________________________

João Manoel Magalhães Cruz

Orientador

__________________________________

Segundo (a) leitor (a)

Data da apresentação ___ / ____ / _____

ITAOCARA

2021


AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar, agradeço a Deus por ter me dado sabedoria e força para a realização desta etapa da minha vida, e por sempre colocar tudo conforme a sua vontade.  

Agradeço aos meus pais, em especial minha mãe e minha vó materna, pelos incentivos nos momentos mais difíceis desta jornada. Durante todo o trajeto da graduação elas me deram total apoio, mesmo quando nem eu mesma confiava no meu potencial. Também agradeço meu marido pela paciência e pela força durante a caminhada.    

Ao meu orientador, professor João Manoel Magalhães Cruz, pela dedicação e confiança, ao qual seria impossível a conclusão deste trabalho sem a ajuda dele.

Também as pessoas que fazem parte do corpo docente do Cederj, em especial ao professor Miguel Freire, que sempre esteve disposto a nos ajudar nesse processo.

Às amigas e colegas do Cederj, que foram muito importantes para que esta etapa se concluísse. Agradeço pela a amizade construída e pelos momentos que elas se disponibilizaram para me ajudar.

A todas as demais pessoas que convivo diariamente, que de alguma forma me ajudaram, com recursos ou incentivos. Minha gratidão a todos vocês! Sem vocês nada disso seria possível se realizar...


A METODOLOGIA ATIVA DE SALA DE AULA INVERTIDA: REFERENCIAL TEÓRICO E CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO

Rebeca da Silva Santos

Orientador: João Manoel Magalhães Cruz

Resumo: O presente trabalho buscou refletir acerca da adoção da metodologia ativa de Sala de Aula Invertida (SAI), com enfoque no ensino básico. Como elemento potencializador na adoção da metodologia de SAI, procurou relacioná-la com a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A pesquisa foi motivada pelo interesse em novos subsídios pedagógicos para atuação do professor, principalmente nos tempos de pandemia do Covid-19, em que o ensino tem se organizado de forma híbrida e remota. Como metodologia da pesquisa, foi escolhida a pesquisa bibliográfica. Os principais autores adotados na pesquisa são: Vygotsky (1978), Morán (2014), Valente (2014), Milhorato e Guimarães (2016), Pavanelo e Lima (2017) e Bergmann e Sams (2018). No trabalho foram levantadas as vantagens e desvantagens, verificadas na literatura, sobre a adoção da SAI. Conclui-se que o bom direcionamento metodológico, a partir da teoria sociointeracionista de Vygotsky, e do referencial teórico das metodologias ativas, que a metodologia de SAI pode contribuir para a melhoria da prática pedagógica de professores do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Metodologias ativas - Sala de Aula Invertida - Ensino híbrido.

Introdução

Contemporaneamente, em educação, tem-se falado muito acerca da utilização das Tecnologias Digitais (TD) no ensino básico, principalmente durante a pandemia de Covid-19, que requereu de todas as pessoas o isolamento social, impelindo os profissionais da educação a trabalharem de modo virtual e remoto.

        Com a expansão em larga escala das TD, verifica-se que uma nova geração de alunos mais conectada à internet tem adentrado às salas de aula, reclamando a utilização de metodologias mais atrativas, em um novo modelo de ensino e aprendizagem (PEREIRA; SILVA, 2018).

        Assim, os professores têm sido provocados à encontrarem novas soluções didático-metodológicas para atenderem às graduais perspectivas sociais a que se encontram submetidas as escolas, de forma a contribuir para a melhoria processo de ensino e aprendizagem de seus estudantes (BARCELOS; BATISTA, 2019).

        Estamos diante de alunos que não mais aceitam ser meros receptores de conhecimentos, mas que requerem de seus professores uma aprendizagem ativa, participativa e desafiadora, que considere a pesquisa e a resolução de problemas, e seja condizente com as experiências sociais dos indivíduos (ALMEIDA; TELES, 2018).

        O presente trabalho busca analisar a adoção da metodologia ativa de Sala de Aula Invertida (SAI), levantando suas contribuições positivas e negativas, de modo a contribuir com o trabalho pedagógico do professor no ensino durante e pós-pandemia.

        Pretende-se com as reflexões levantadas neste trabalho, responder à seguinte questão de pesquisa: Como a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida pode contribuir para a melhoria da prática pedagógica de professores do Ensino Fundamental?

        Para responder à questão, definiu-se como objetivo geral: Investigar como a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida pode contribuir para a melhoria da prática pedagógica de professores do Ensino Fundamental.

        Com a finalidade de obtenção do objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos:

  1. Apresentar a base teórica que fundamenta a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida;
  2. Refletir sobre a metodologia de Sala de Aula Invertida relacionando-a aos pressupostos teóricos de Lev Vygotsky;
  3. Levantar as contribuições positivas (vantagens) e negativas (desvantagens) sobre a adoção da metodologia ativa de Sala de Aula Invertida.

        Considerando os objetivos específicos, optou-se pela pesquisa qualitativa que utiliza a pesquisa bibliográfica, para a realização desta pesquisa.

        Este artigo encontra-se estruturado em outras quatro seções, além desta introdução, a saber: (1) Referencial teórico, (2) Metodologia da Pesquisa, (3) Resultados e discussões e (4) Considerações finais. Ao final serão apresentadas as referências que sustentam esta pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)   pdf (266.4 Kb)   docx (263.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com