TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Aulas e Metodologias Ativas

Por:   •  19/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.088 Palavras (13 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

Em um mundo modernizado, transformado pelas mudanças ocorridas em muitos setores sociais, o meio educacional também se viu obrigado a se reinventar e em muitas destas mudanças no sistema, a educação teve que criar, ou recriar meios para manter aceso o processo de ensino e aprendizagem, nessa premissa, se destacou as metodologias ativas na educação; mas afinal, o que são as metodologias ativas? No modelo mais tradicional de ensino, o estudante deve ir para a aula pronto para assistir à explanação do professor. As aulas expositivas focam na constante explicação de conteúdo que, quase sempre, é transmitido com o uso de uma lousa.

O estudante é um ouvinte e o professor é o principal participante do momento, o que leva o acadêmico a ter menos autonomia em relação ao seu processo de aprendizagem. E isso nem sempre motiva o estudante a se envolver com o curso.

É por isso que a metodologia ativa de ensino propõe uma grande mudança nesse processo. Se na aula expositiva o docente era o protagonista, na metodologia ativa de ensino ele passa a ser um mediador. O protagonismo da aprendizagem ficará responsável pelo aluno.

Com atividades bem elaboradas, ele é chamado a pensar, pesquisar e buscar pelo conhecimento. Dessa forma, as aulas se tornam mais dinâmicas e interessantes. Afinal, os discentes passam a ser desafiados diariamente para buscarem informação e concluírem os exercícios propostos.

Diante das afirmações e explicitadas, esse trabalho tem o objetivo de apresentar as metodologias ativas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem, enfatizando a importância do uso de metodologias ativas no ensino de geografia, exemplificando atividade avaliativa fazendo uso das mesmas em turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental, em questão aulas voltadas ao agronegócio brasileiro.

Em suma, conhecer-se há aqui algumas metodologias ativas e como elas serão trabalhadas, como, por exemplo, situações-problema, sala de aula invertida e gamificação.

Em suma, a metodologia ativa de ensino consiste em adotar práticas de ensino que permitam que o estudante tenha maior presença no processo de aprendizado.

  1. DESENVOLVIMENTO

Com o avanço tecnológico atrelado ao processo de globalização, a sociedade vem apresentando mudanças de posturas e atitudes. Como a escola não está desvinculada da sociedade, essas alterações e anseios acabam se expressando no comportamento dos estudantes que, em sua maioria, estão familiarizados à era digital, na qual o interesse por metodologias tradicionais mobilizadas em sala de aula tem se esvaído, comprometendo, assim, o processo de ensino e aprendizagem efetiva.  

As metodologias ativas podem servir como uma alternativa para o professor alcançar maior envolvimento dos estudantes, alterando essa constância de desinteresse que vem ocorrendo em aulas assentadas em uma perspectiva tradicional de ensino.  Conforme alegam Moreira e Ribeiro (2016), as metodologias ativas são importantes para a formação crítica e reflexiva por proporcionarem um ensino construtivista, favorecendo a autonomia e a curiosidade dos estudantes.

A principal característica das metodologias ativas está estabelecida no posicionamento do estudante como o sujeito que assume o papel central. As metodologias ativas partem de situações reais ou hipotéticas, mas que se aproximam da realidade vivida, possibilitando a integração entre o global e o local.  Pela aproximação com diferentes realidades geográficas, os estudantes são constantemente incentivados. Marin et al. (2010) afirmam que, ao mobilizar situações cotidianas, cria-se um sentimento de responsabilidade e a curiosidade do estudante se torna um ponto de partida que ocorre de forma continua, o que favorece a motivação autônoma pelos estudos.

Nas últimas décadas, a educação brasileira tem passado por transformações devido ao crescimento e evolução tecnológica.  Tão importante quanto a atualização de conteúdos abordados no processo de ensino e aprendizagem, é a incorporação de novos procedimentos, instrumentos e metodologias, principalmente quando se trata do ensino da Geografia, uma vez que esta disciplina tem como objeto de estudo o espaço geográfico, o qual não é estático e neutro, pois, pela consonância com o tempo está sempre mudando, como produto de inter-relações e esfera de multiplicidade, está em construção permanente.  Para Massey, é preciso:

[...] compreender o espaço como uma produção aberta contínua.  Além de injetar temporalidade no espacial, isto também reitera seu aspecto como multiplicidade discreta, pois enquanto o sistema fechado é a base para o universal     singular, abrindo-o     cria-se    espaço    para    uma    genuína multiplicidade de trajetórias, e assim, potencialmente, de vozes. (MASSEY, 2008, p. 89).

Nesse sentido, as metodologias ativas se apresentam como um caminho possível para proporcionar uma educação que altere essa realidade.  A sala de aula é um espaço eclético de conhecimentos e experiências prévias, onde cada educando expressa uma realidade singular e a encara de uma forma diferente, daí a importância do trabalho colaborativo e da troca de experiências advindas dessas realidades geográficas diversas. O desafio que as escolas os professores enfrentam atualmente é a busca por metodologias de ensino mais eficazes para que as aulas favoreçam aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, uma vez que conteúdos de caráter teórico e abstrato, em geral, causam desinteresse pela sua abordagem. Conforme destaca Vasques (1977, p. 206):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (182.3 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com