TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POSICIONAMENTO Omo

Ensaios: POSICIONAMENTO Omo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 6

O portal da Atitude de Marca

POR Da redação

Com muitos risos ao final da mensagem, Tyana* conta um dos sustos que sua filha lhe prega: a menina pega bichinhos como joaninhas, besouros, formigas e gafanhotos e coloca nos bolsos das roupas! E quando a mãe vai lavar… Gritos! “Tenho de ficar esperta com ela porque tenho medo que daqui a pouco encontre um sapo, uma cobra…”, escreve.

Essa história poderia estar em uma comunidade de mães em qualquer site de relacionamento, mas faz parte do tópico “Qual a maior arte que seu filho já fez?”, presente no fórum da comunidade “Porque se sujar faz bem by OMO”, no Orkut, uma das redes sociais na qual a ação figura.

OMO/Divulgação

Marca defente que não importa o quanto as roupas fiquem sujas, mas crianças devem viver as diversas experiências da infância

Exemplo de aproximação afetiva com seus consumidores, a atitude de OMO mostra que a marca optou por se afastar do seu antigo modelo de comunicação, focado em funcionalidades como brancura, brilho, alta performance, qualidade na lavagem.

“Estes aspectos deram lugar a um enfoque emocional mais direcionado às mães preocupadas com a aprendizagem e o desenvolvimento infantil”, explica Priya Patel, diretora de marketing da área de Higiene e Limpeza da Unilever.

O conceito da comunicação atual defende que, para crescer de forma saudável e exercer todo o seu potencial criativo, as crianças precisam se sujar. A ação no meio digital e outras já realizadas por OMO no Brasil estão alinhadas à missão global da marca, lançada em 2001: “Despertar o potencial humano por meio do desenvolvimento infantil”.

Muito além de um slogan

Depois da reformulação do portal, realizada no ano passado com o objetivo de ampliar a interatividade da marca com os seus usuários na web, OMO vem apostando em ações que possam gerar discussão de temas relacionados à importância do brincar e do aprendizado pela experiência.

OMO/Divulgação

Capa do livro que teve versão colaborativa. Clique na imagem para conferir a história

Em março deste ano, paralelo ao lançamento do livro “Se Sujar faz Bem”, escrito por Mariana Caltabiano, a marca promoveu o concurso cultural “Meu Final Feliz”. Num hotsite, os internautas tiveram a oportunidade de sugerir atividades para Thiago, o personagem principal do livro. Ele enfrenta várias aventuras e “se suja bastante”, seja em passeios de skate ou na preparação de um bolo, até conquistar o coração de Taís. As 15 melhores sugestões, já eleitas pela OMO, foram ilustradas e deram origem a um novo livro. O compilado está disponível , em formato digital, no site da marca.

Além das mídias digitais

Nos oito anos em que trabalha com a missão de despertar o potencial humano por meio do desenvolvimento infantil, a marca vem investindo em pesquisas, cercando-se de profissionais para desenvolver conteúdo acadêmico.

Por meio do estudo “A infância na visão global das mães” foi constatado que 79% das mães no mundo acreditavam que o conceito de “brincar” se perdeu em seus respectivos países, e 92% declararam que têm como dever enfrentar este desafio e proteger a infância. Já no Brasil, a pesquisa “A descoberta do brincar” mostrou que a escola é o terceiro lugar onde as crianças mais brincam e o primeiro onde mais brincam socialmente.

Com estas informações em mãos, no início de 2004, a marca OMO decidiu investir em Heliópolis, a maior favela de São Paulo, onde implantou o Projeto Brincar. “Colocamos parques que chamamos ‘desestruturados’ em centros educacionais da comunidade, criados especialmente para que as crianças cresçam e desenvolvam suas habilidades”, conta Priya.

O trabalho social da marca se desenvolveu e, em 2008, foi lançado o selo “Aqui Se Brinca”, que tem como objetivo difundir a importância do brincar em espaços escolares e estimular o debate na sociedade sobre a defesa do direito à infância. “O selo reconhece publicamente as escolas que incentivam e estimulam o brincar e a aprendizagem pelas próprias experiências”, explica a diretora de Marketing.

Veja vídeo da propaganda do Selo Aqui se Brinca

Neste ano, o selo chegou à terceira edição com uma novidade: rompeu fronteiras do estado de São Paulo e foi aberto a todo o Brasil. Em 2009, entre escolas públicas e privadas, foram 1.739 inscritas. Trinta e quatro dessas foram premiadas por terem apresentado excelentes práticas de brincar.

A história que já foi construída desde que a empresa adotou o conceito “Se Sujar Faz Bem” demonstra como um programa de atitude de marca ganha consistência e efetividade quando se alimenta dos aprendizados de seu próprio processo de construção.

http://comatitude.com.br/2010/06/09/novas-acoes-reforcam-posicionamento-da-omo-na-defesa-do-desenvolvimento-infantil/

POSICIONAMENTO OMO

A marca Omo de sabão em pó vem investindo pesado em uma comunicação institucional que prima pelo emocional. A roupa passou a ser coadjuvante, enquanto a criança e 'a sujeira do bem', aquela que ajuda no aprendizado e no desenvolvimento infantil, foram alçadas à posição de protagonistas. A campanha publicitária que Omo inicia semana que vem procura ir um passo além dos conceitos 'Não existe mancha sem aprendizado', desenvolvido globalmente em 2001, e 'Porque se sujar faz bem', de 2003, ambos criados pela Lowe (BorghiErh/Lowe no Brasil). O mote agora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com