TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

Por:   •  28/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido através dos métodos assistemáticos e não participante com ambientes escolares e não escolares, com o intuito de observar cientificamente, relatar o que foi observado e classificar os ambientes observados de acordo com os termos propostos pela instituição. Para a observação e desenvolvimento deste projeto, foi delimitada uma área de cerca de 500 metros partindo do ponto de observação de escolha.

RELATO DE OBSERVAÇÃO

O ponto inicial de observação partiu da Quadra 11. Num raio de 500 metros desta locação pôde-se observar quatro ambientes educativos entres escolares e não escolares.

1. Centro de Ensino Fundamental 15 do gama;

2. Centro de Ensino Médio 03 do gama;

3. Igreja Getsêmani

4. Quadra esportiva de lazer da praça 3

AMBIENTES ESCOLARES

1. O Centro de Ensino Fundamental 15 do gama, conta com a aplicação de aulas destinadas aos períodos do ensino fundamental e educação especial, incluindo o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e alunos com deficiência ou necessidades especiais. Sua estrutura possibilita a realização de práticas educativas diversificadas. Possui um teatro e área específica para aplicação de atividades físicas, além de uma quadra, laboratórios de ciências, sala de vídeo e computadores administrativos;

2. Centro de Ensino Médio 03 do gama, destina-se a alunos do ensino médio e EJA. A escola conta com uma estrutura de biblioteca, laboratório de informática, cozinha para preparação de alimentação para os alunos, quadra de esportes, e sala de atendimento especial.

AMBIENTES NÃO ESCOLARES

3. A Igreja Getsêmani, loca-se numa pequena loja numa rua comercial, o espaço é destinado a cultos evangélicos em dias de segunda, quarta, sábado e domingo. Conta com um número pequeno de fiéis, mas está aberto ao público visitante. Grupo religioso responsável pelo local promove eventos abertos á comunidade, como bazares e recebimento de doações para pessoas carentes, e eventos de rua, destinados principalmente á crianças carentes, com brincadeiras, pintura de rosto e doações para crianças carentes;

4. A quadra de esportes e lazer é aberta ao público, é cercada e bem preservada pelos moradores da região que utilizam o local, seja pra promover eventos, ou simplesmente se reunir pra “bater uma bola”. O público majoritário do local são crianças de 8 á 17 anos de idade, em horário contrário ao da escola que se juntam para treinar junto para brincar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com