TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFESSORA ORIENTADORA MIREILI

Por:   •  3/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

Nenhuma criança já nasce sabendo ler, o gosto pela leitura acontece quando ela vai descobrindo esse mundo, mantendo um contato diário com livros e contos que vão lhe trazer conhecimento. O professor(a) e a família serão mediadores desse processo de aprendizagem, ajudando a criança a descobrir o mundo em que ela estar inserida, ampliando seus desejos, aguçando sua curiosidade, procurando conhecer a realidade de cada criança. É através do gosto pela leitura que o pequeno leitor vai navegar no mundo da imaginação, buscando novas fontes de prazer através da leitura.

Sem uma referência é impossível formar pequenos leitores, se os próprios pais não tem o hábito de lê com a criança, como a mesma vai apreciar esse hábito?  Por isso a importância desse momento de leitura em família, como também se estende essa importância ao professor(a) para com seus alunos.

Segundo Silva (1985, p. 22) “O processo de leitura apresenta-se como uma atividade que possibilita a participação do homem na vida em sociedade, em termos de compreensão do presente e passado e em termos de possibilidades de transformação cultural”. Portanto, a escola deve oferecer materiais de qualidade para seus educandos, para torná-los leitores proficientes, com práticas de leitura eficazes, levando-os a participarem ativamente da sociedade em que estão inseridos exercendo conscientemente a cidadania.

A leitura é uma fonte de aprendizado, de diversão, de encontros e alegrias. Ler com uma criança vai muito além de alfabetizá-la, mas sim de uma construção de pensamentos, ideias, sentimentos, conhecimentos, uma visão de mundo e pessoas para uma vida toda. É preciso a conscientização dos pais de que os livros tem um grande valor, e que são de extrema importância na vida das crianças, para um bom desenvolvimento intelectual, para ampliar conhecimentos, ter uma visão critica e conhecer o meio em que está inserido.

SILVA, Ezequiel T. da. Leitura e realidade brasileira. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com