TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTEGRAÇÃO: ESCOLA - COMUNIDADE

Por:   •  7/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  2.772 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE(PE:IEC)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO: ESCOLA - COMUNIDADE

Priscilla Moura de Oliveira RA 1432060

Daniella Stuart Beck          RA 1335360

Bertioga

2015


PRISCILLA MOURA DE OLIVEIRA

DANIELLA STUART BECK

PROJETO DE INTEGRAÇÃO: ESCOLA - COMUNIDADE

Projeto apresentado à Universidade Paulista - UNIP, do curso de Licenciatura em Letras, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola – Comunidade, ministrada pela Prof.ª Raquel Maia Bokums.

Bertioga

2015

Sumário

INTRODUÇÃO        

DESENVOLVIMENTO        

MÉTODO        

RESULTADOS ESPERADOS        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

A ausência de interações entre as escolas e a comunidade resulta em um sentimento de não pertencimento e indiferença. A comunidade precisa reconhecer a importância de se envolver nas ações escolares e sentir-se responsável pela escola, é tarefa da escola tornar viável esse acesso, tornando o ensino ainda mais significativo. É compromisso da escola criar um ambiente onde os alunos possam construir conhecimento, atitudes e valores, para que se tornem cidadãos críticos, éticos e participativos na sociedade. As escolas devem investir em projetos que contribuam com a cidadania consciente e responsável. A instituição escolar é capaz de promover mudanças ao envolver a comunidade nas questões educacionais. Os alunos devem entender que são seres participantes da comunidade, cidadãos. A solidariedade trabalha a formação do cidadão e faz com que ele construa relações sociais harmônicas. É tarefa da escola também promover a compreensão da realidade, fazer com que os alunos enxerguem os outros. Ajudar o próximo é um ótimo exercício para a autoestima do aluno. O trabalho coletivo que tem por objetivo ajudar o próximo em dificuldade reforça o aprendizado e faz com que o aluno sinta-se útil na formação do próximo e o quanto as mesmas são importantes para nós em momentos adversos. A prática da solidariedade promove a integridade do grupo, relações mais harmoniosas no cotidiano escolar, além da autoestima favorecida em todo grupo.

DESENVOLVIMENTO

“A gratidão de quem recebe um benefício é sempre menor que o prazer daquele que o faz”, já dizia sabiamente o escritor Machado de Assis no conto Almas Agradecidas. Pesquisas revelam a importância da prática da solidariedade nas escolas e o quanto é essencial os alunos praticarem desde pequeninos. Segundo Luciene Tognetta, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a solidariedade nas escolas é construída por meio do convívio social, no cotidiano, pois é no dia após dia que as crianças desenvolvem suas virtudes. Quando o professor promove diálogo entre alunos que estão conflitando no ambiente escolar, eles aprendem a olhar o outro com generosidade. Já o psicoterapeuta e educador Leo Freiman (SP), frisa a importância da família na construção desse caráter. "É preciso que a criança sinta a união de pais e irmãos e os vejam praticando a solidariedade entre eles mesmos"comenta ele. Além disso, estudos comprovam os benefícios físicos da solidariedade, a Universidade de Harvard (EUA) promoveu um estudo com cerca de 2700 pessoas, apontou que ser solidário e praticar algum trabalho voluntário é benéfico ao coração e ao sistema imunológico, além de aumentar a expectativa de vida."Poderíamos falar, enfim, de ensinar e tomar decisões, escolher entre múltiplas opções. Essas habilidades constituem, atualmente, uma tarefa importante na educação. Estamos diante de um grande desafio social. O desenvolvimento dessas capacidades exige praticar pequenas opções, o que demanda uma pedagogia participativa. Aprender fazendo, nos levaria a aprender a participar por meio do trabalho de equipe, dos jogos da cooperação e solidariedade, a fomentar a capacidade de relação e de escuta do outro. Em suma, a nos exercitamos na tomada de decisões com os outros, não contra eles. Desse modo, pode-se aprender a conviver, a ouvir, a estar e, sobretudo, a participar solidariamente." (Pérez, 2002, p.10). Esse contato aluno-comunidade colaborará na formação de respeito à dignidade da vida humana por parte do alunado.


MÉTODO

Buscando essa integração comunidade-escola idealizamos a Festa Junina Solidária, com ela será possível promovermos diversão e interação dos alunos e da comunidade em geral e incentivaremos a solidariedade, já que todo o lucro obtido com o evento anual será destinado a projetos sociais, comunidades carentes e melhorias em instituições que prestam serviços de assistência social, nesse ano, o evento será realizado para arrecadação de fundos para a cirurgia de uma menina chamada Laila Vitória, moradora de Santos/SP, portadora de paralisia cerebral e que necessita de uma intervenção cirúrgica que será realizada no St. Louis Children’s Hospital, que fica em St Louis-Missouri. Toda a comunidade está convidada a participar do evento solidário em prol da pequena Laila. A realização do evento será fora do horário da grade curricular. O Colégio Metodista de Bertioga abraçou a ideia e organizará o festejo. Este tem como proposta integrar comunidade e escola em um mesmo espaço físico, proporcionando um dia de lazer, cultura, educação e principalmente, cidadania. A escola deve ir além da transmissão do conhecimento, deve abranger a formação integral do aluno, inserindo-o no contexto social em que vive. Uma escola conectada à comunidade, ao mundo, como desejava o educador Paulo Freire, quando dizia: “Não sou um ser no mundo, sou um ser com o mundo”. O evento não deve ser encarado apenas como um ato de caridade. Quando o voluntariado vem de fora pra dentro, além dos aspectos de ajuda, colaboração, também enriquece as aulas, faz com que o aluno participe de experiências variadas, inovando e aperfeiçoando o conhecimento. Faz com que os alunados sejam desconectados da sociedade capitalista, que visa o lucro, a remuneração e fazem destes sua única razão de luta. No trabalho voluntário, não há busca de interesses pessoais, ele estimula a participação em sociedade e o compromisso social. A festa acontecerá no dia 11 de junho de 2015, das 14h às 22h, na própria escola. Para a realização do evento contamos com a colaboração de doações dos comerciantes e pais para preparo dos quitutes que serão vendidos durante o festejo. A divulgação será feita através de cartazes presos na entrada da escola, convites que serão distribuídos para cada aluno, a fim de que possam convidar a comunidade para participar do evento, também faremos divulgação nas redes sociais. Em todas as formas de divulgação citadas, ficará explícita a proposta do evento, as atividades típicas de festejos do mesmo tipo, além das iguarias regionais vendidas em barracas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com