TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Integração: Escola Comunidade

Por:   •  30/3/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.583 Palavras (11 Páginas)  •  5.579 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

PRATICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (P.E: IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

WERITON NIKYSON RODRIGUES QUEIROS

R.A.: 1441231

SORRISO – MT

2015

PRATICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE

(P.E: IEC)

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

WERITON NIKYSON RODRIGUES QUEIROS

R.A.: 1441231

SORRISO – MT

2015

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, na concepção de senso comum, para muitos, a escola é onde o aluno ou educando vai para ser ensinado. Na escola, ensina-se a ler e escrever, contar, somar, multiplicar e dividir. Na rotina básica, o aluno simplesmente vai para a escola, aprende o que lhe é ensinado e volta para casa com os saberes em mente. Para os pais, se isso está acontecendo, está bom.

Mas, e se a sociedade, a comunidade em si (pais, familiares e amigos dos alunos), fossem mais participativos no dia a dia escolar, como seria a qualidade do aprendizado? Se escola, uma instituição feita para ensinar, estivesse mais aberta ao diálogo, estivesse sempre a matriz dos problemas da comunidade e servisse como mediadora para a solução de problemas, haveria uma maior integração e interatividade com a sociedade em si?

Não se pode afirmar totalmente que sim, mas teríamos um grande avanço na luta contra o sistema doentio que é aplicado hoje nas escolas e na sociedade. Um sistema pragmático, baseado na repetição de palavras e atitudes, que não forma pensadores, e sim verdadeiros robôs que tem muito pouco senso crítico frente aos acontecimentos atuais.

Esta produção acadêmica busca com ideias e práticas, mostrar que é possível sim, uma integração entre as escolas e a comunidade onde elas estão inseridas. Com a participação dos alunos, pais, educadores, diretores e todos os integrantes sociais da comunidade, pode-se sim ter êxito nessa ousada proposta que visa uma maior qualidade de ensino e formação de bons cidadãos para a próxima geração.

OBJETIVOS

O objetivo geral, a proposta dessa produção acadêmica em pratica é criação de algum projeto que vise uma maior interação entre a escola e a comunidade onde a mesma está inserida. Qualquer projeto que futuramente será proposto terá o objetivo de capacitar os integrantes a uma utilização prática dos prévios conhecimentos que virão a adquirir.

A proposta que será em breve apresentada terá também como objetivos levar os alunos e os integrantes da sociedade a serem multiplicadores dos conhecimentos que serão adquiridos, que os levem também a uma reflexão sobre a importância do que será proposto.

Por fim, como já enfatizado, o objetivo central dessa produção acadêmica, é fazer com que os atores sociais (escola e comunidade) reflitam acerca da resolução de problemas que os afetam no dia a dia, e como bons pensadores que serão, uma vez que o pensamento será primordial em qualquer proposta, conseguirão chegar em um consenso que será bom para todos.

1: CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

1.1: IDENTIFICAÇÃO

A escola escolhida para o cunho prático e objetivo dessa produção é a Escola Municipal Professor Francisco Donizetti de Lima, situada na Rua Ana Cláudia Ghellen, S/N, no bairro residencial Nova Aliança, na cidade de Sorriso, norte de Mato Grosso. A instituição é pública, mantida pela Prefeitura Municipal de Sorriso.

  1. : AMBIENTE FÍSICO

A Escola Municipal Professor Francisco Donizetti de Lima é de fácil acesso aos seus alunos. Há um contra porém: exatamente onde a escola está situada, o trecho da Rua Ana Cláudia Ghellen não é asfaltado, o que causa alguns transtornos quando chove, nada muito grave.

O espaço físico é extremamente aconchegante para seus alunos. Há rampas de acesso para os alunos portadores de necessidades especiais e um guardião, que orienta os alunos no portão. As salas são amplas, espaçosas e confortáveis: contam com mesas, cadeiras, janelas cortinadas, quadro negro e ar condicionado. No total são 6 salas de aula. Não há uma quadra poliesportiva e sim um campo de futebol ao lado, onde as crianças praticam as aulas de educação física, há também uma quadra de areia para esse fim. Há uma sala de informática, sala de professores, sala de coordenação, sala de direção, cozinha e dois banheiros, um masculino e outro feminino.

1.3: BIBLIOTECA, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E OUTRAS DEPENDÊNCIAS

A instituição conta com uma ampla biblioteca com um pouco mais de 1500 obras entre livros, revistas e jornais. Para alguns alunos com dificuldade na escrita e na leitura há sempre aulas de reforço que são realizadas na biblioteca, proporcionando assim uma maior proximidade e familiaridade com os livros. Há também um moderno laboratório de informática com dez computadores com acesso à internet, facilitando o processo de aprendizagem dos alunos. Há um saguão com um pequeno palco elevado onde acontecem apresentações teatrais. A posição desse palco é estratégica: na hora do recreio algumas crianças tem a liberdade de brincar de teatro ou de cantores, por exemplo, e podem assim moldar seu sonho para o futuro.

No exterior da escola há uma quadra de areia um pequeno parquinho que é utilizado para as turmas de pré. Há um campo de futebol ao lado da escola onde os alunos do segundo ao quinto ano (antigas 1ª a 4ª série) utilizam para as aulas de educação física. Há um pró e um contra nesse fato: a questão favorável é que no campo de futebol as crianças têm mais liberdade para correrem e fazerem exercícios e por ser de grama natural, o chão não será inimigo numa possível queda, e, a questão desfavorável é de que o campo, por ser de futebol, não é coberto, o que pode ser um incomodo em dias muito quentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (368.2 Kb)   docx (505 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com