TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO 

Por:   •  2/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

a) Identificação Nível de Ensino/Turma: 7° ano, turma C

Disciplina: Língua Portuguesa

Tema da aula: Poesia

Tempo de duração da aula: 50 minutos

b) Conteúdos

Histórico de vida de Vinicius de Moraes e apresentação da “Soneto de Fidelidade”.

c) Objetivos

Conhecer o importante trabalho e legado que Vinicius de Moraes, que deixou uma obra vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Compreender como sua obra até hoje influencia a nova geração e entender a importância do trabalho dele na cultura brasileira.

Espera-se que os alunos tenham total compreensão da importância de Vinicius de Moraes para a cultura, através do conteúdo apresentado.

d) Recursos

Para que a finalidade da aula seja atingida, serão necessários:

- Atividade xerocopiada com a biografia, soneto e questionário;

- Notebook;

- Datashow;

- Caixa de som.

e) Etapas da aula

> Introdução ao tema.

No início da aula será entregue a atividade xerocopiada. Falar sobre a importância de Vinicius de Moraes para a literatura brasileira: ele foi um poeta e compositor carioca que se destacou na segunda fase do modernismo brasileiro. Além disso, também foi dramaturgo e diplomata. Foi um expoente notável do gênero musical Bossa Nova, cujas composições ficaram muito famosas e até hoje são regravadas por cantores atuais, inclusive Anitta. (Trazendo um exemplo mais conhecido dos alunos.) Será exibido um vídeo curto da biografia de Vinicius de Moraes. Além da leitura em conjunto do “Soneto de Fidelidade”, além da apresentação da conhecida música “Garota de Ipanema”.

> Desenvolvimento da aula.

Após a introdução da aula e breve relato da vida do autor, será exibido o vídeo da biografia de Vinicius de Moraes. Em seguida a leitura em conjunto do “Soneto de Fidelidade”. Definição de Soneto e logo após uma explicação do contexto e sentido do soneto: o poema “Soneto de Fidelidade” aborda os sentimentos de amor e fidelidade em um relacionamento. Os versos foram escritos no Estoril, em outubro de 1939, e foram posteriormente publicados no livro Poemas, Sonetos e Baladas (1946). O poema ganhou logo fama e até hoje é conhecido por embalar casais apaixonados. Depois será apresentada a conhecida música “Garota de Ipanema” e a “releitura”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com