TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pergunta Sobre O Que É O Contemporâneo?

Por:   •  31/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

O que é o contemporâneo? E outros ensaios

Para começarmos a compreender o texto, o autor nos faz uma pergunta na qual é o título do texto. O que é contemporâneo? e para nos responder temos algumas opiniões de autores que  o autor Giorgio Agambem relata  no texto, uma delas é a  de Nietzsche que diz para que sejamos contemporâneo temos que estabelecer uma relação entre o tempo e o presente. A contemporaneidade é uma condição impropria com o tempo presente. Somente aqueles que estão afastados do seu tempo, apreendem sua própria especificidade. Para Agamben, “a contemporaneidade é uma singular relação com o próprio tempo, que adere a este e, ao mesmo tempo, dele toma distancias”.

Já para Osip Mande, um poeta Russo, é ver o escuro na luz, entrever um limiar inapreensível entre um ainda não e um não mais e compreender a modernidade c como imemorial e pré-histórica são algumas das fraturas, das cisões no tempo com as quais o sujeito, o poeta, tem que lidar.

Agambem traz, mas uma definição de que ser contemporâneo é proporcionar uma comparação com o claro e o escuro, ou seja, é aquele que mantém fixo o olhar no seu tempo, para nele perceber não as luzes, mas o escuro”.

A contemporaneidade pode ser ilustrada através da moda, que é vista como algo não estático, que se encontra com uma constante mudança, assim é o tempo. Em outra definição Agambem faz uma relação entre o tempo presente com o tempo passado que pode ser entendido como que algo do passado possa evoluir para o presente.

Portanto contemporâneo não é apenas aquele que fraturou as vertebras de seu tempo e sim aquele que faz dessas fraturas um encontro entre os tempos e gerações. Isso significa que contemporâneo não é só aquele que percebendo o escuro do presente, nele apreende a real luz é como se aquela invisível luz que é o escuro do presente projetasse a sombra sobre o passado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com