TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectivas de Formação em Letras

Por:   •  4/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Departamento de Ciências Humanas

Curso de Letras

Perspectivas de Formação em Letras

Atividade 1

Após a leitura do texto do texto " Cinco coisas que todo professor de português precisa saber", de Luciano Amaral, comente pelo menos 2 componentes da competência comunicativa para os quais o professor de português precisa atentar ao trabalhar a língua com seus alunos, em um texto de até 1 página. Dê exemplos de como esses componentes podem ser trabalhados.

RESPOSTA:

Competência Gramatical

É o conhecimento que se tem das regras e das características da língua.

Os professores precisam estar atentos para vários aspectos importantes ao ensinar a competência gramatical, ele precisa deixar claro aos alunos que existe diferença na pronuncia das palavras de acordo com as regiões.

Devido a mudança ortográfica os professores de língua portuguesa precisam trabalhar mais com as novas regras, para que não haja erros nos textos produzidos pelos alunos.

Pontuação é algo que deixa a desejar principalmente em alunos do ensino fundamental, entretanto é errôneo deixar passar, pois uma frase mal pontuada ou sem pontuação muda e até mesmo perde o seu sentido.

A falta de vocabulário está presente na vida de muitos alunos, devido à falta de interesse pela leitura, cabe aos professores incentivar e mostrar a importância da leitura, deixando livre o tema a ser lido, para que os alunos não se sintam pressionados.

A concordância verbal deve ter uma atenção especial nas aulas de português, pois os alunos tendem a escrever como falam, então não conseguem perceber o erro ao escrever. Um exemplo citado no texto é o uso de “ nós vai”, é um erro absurdo na forma escrita porém quando se trata da forma oral muitas vezes é falado sem que outras pessoas percebam.

Os tempos verbais devem ser trabalhados para que não haja conjugação incorreta dos verbos, os professores devem cobrar com mais severidade os conhecimentos de todos os tempos verbais.

A competência sociolinguística é a competência que possibilita ao indivíduo interagir com outras pessoas por meio do uso da língua.

Em uma reunião de negócios é considerado falta da competência sociolinguística se um funcionário falar: e aí chefe, beleza? Nessa ocasião a maneira correta de falar é a formal.

O aluno precisa distinguir os gêneros textuais, para que possam usá-los adequadamente, precisam conhecer todas as formas de formalidades.

Aos professores cabe a tarefa de mostrar aos alunos a maneira adequada de falar em cada lugar e com cada pessoa. Eles devem trabalhar o uso de gírias, deixando explicito que não se usa gírias em lugares formais e em textos sem usar aspas.

Os professores não devem ter como plano de curso apenas a gramática normativa, pois existem as variações linguísticas que devem ser respeitadas, mas existem situações contextuais que a gramática normativa é apropriada.

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com