TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo da forma arquitetônica utilizada na perspectiva

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

VISÃO DA UNDB

Ser uma instituição nacionalmente reconhecida pela sua excelência em todas as suas áreas de atuação.

MISSÃO DA UNDB

Promover o conhecimento alicerçado em princípios éticos, científicos e tecnológicos, através de metodologias de vanguarda, visando à formação e ao aperfeiçoamento humano de profissionais comprometidos com o processo de desenvolvimento e mudança nos seus campos de atuação.

  1.  INFORMAÇÕES SOBRE A DISCIPLINA

Disciplina: Estudo da Forma Arquitetônica

 Carga Horária: 80h

Professor (a): Marcus Gusmão

 Turno: Vespertino

Curso: Arquitetura e Urbanismo                                                 Período/Semestre: 2° Período

Pré-Requisito:                                                                                 Horário: 14.00 as 15.40 e 15.50 as 17.30 – quarta-feira

  1. OBJETIVOS

  • Justificar a forma arquitetônica escolhida para um determinado projeto;
  • Entender como a teoria da forma arquitetônica pode contribuir para elaboração do projeto arquitetônico.
  1. CASE: Elaboração de justificativa da forma arquitetônica escolhida para um escola de ensino médio.

A Prefeitura da cidade de Laranjeiras decidiu construir uma nova escola de ensino médio, porém essa escola além da ser funcional deve ser um marco arquitetônico da cidade, pois o terreno onde será construída a escola está localizado em um dos principais pontos turísticos de Laranjeiras.

Com esse objetivo a prefeitura de Laranjeiras através da Secretaria da Educação abriu um concurso de projetos de arquitetura, onde o serão aprovados os melhores projetos.  O principal item avaliativo é a forma arquitetônica da escola.

O escritório LGM arquitetura e urbanismo têm como um dos principais focos de trabalho a participação em concursos deste tipo. Segundo o arquiteto sênior do escritório, os concursos de projeto de arquitetura e urbanismo são um terreno fértil para reflexões e estudos os mais diversos, incluindo desde questões relativas à prática profissional, às questões pedagógicas ou à análise crítica sobre a cidade e o espaço construído. Independente da concretização dos seus produtos (ou seja, a execução dos projetos e a materialização das ideias propostas), os concursos apresentam um rico e atrativo repertório de informações, como objetos em potencial para o exercício crítico e reflexivo sobre as disciplinas e os problemas que abordam.

Para participação desse concurso o escritório LGM arquitetura e urbanismo montou uma equipe formada por dois arquitetos júniores e um estagiário de arquitetura, que serão supervisionados por um arquiteto sênior. Este último por sua vez estabeleceu a equipe não irá simplesmente projetar a forma e enviar para o comissão julgadora do concurso. O arquiteto sênior está exigindo que a equipe teorize a forma utilizada, para que a mesma possa ser bem justificada e explicada para a comissão julgadora do concurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com