TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 6

Praticamos a avaliação quando estamos em uma fila de banco ou de supermercado: para alguns o atendimento e rápido, para outros, pode ser percebido como lento”

Essas situações fazem parte do nosso cotidiano sem percebemos avaliamos uns aos outros o tempo todo, em casa, no trabalho, na rua e isso já se torno parte de nossas vidas afinal passamos por isso também ao longo de nossas vidas iniciando de forma mais clara nas series iniciais da escola.

Na escola a avaliação ocorre de uma forma proposital e sistemática, ela acontece de varias maneiras e a mais utilizada é com provas exercícios atividades normalmente escritas essa é a avaliação chamada de formal quando os alunos sabem que estão sendo avaliados que tais produções lhe renderam uma nota.

Quando o professor anda pela sala, observando os alunos fazerem suas tarefas, ele também esta analisando e avaliando, é quando ocorre à interação dos alunos com o professor, nesse momento ele observa os mais esforçados, ou mesmo os que estão com dificuldades como também aqueles que não fazem as tarefas passadas, nesse momento ocorrem à avaliação informal.

De acordo com Villas Boas (2004, p. 23) “a diferença entre avaliação informal e a formal é que a informal nem sempre e prevista e, consequentemente, os avaliados, no caso os alunos, não sabem que estão sendo avaliados. Por isso deve ser conduzida com ética”.

Nesse momento da avaliação, o professor deve procurar ser justo discreto e cauteloso em suas avaliações, pois alguma situação que ocorre em sala de aula pode prejudicar a autoestima do aluno por muito tempo, sinais de incentivo são importantes para que o aluno desenvolva, sendo que a avaliação não pode expor a criança a situações constrangedoras, o que deve ser analisando é aprendizagem do aluno e não suas características pessoais.

O aluno demonstra o que aprendeu de formas variadas como escrita, oral, gráfica entre outras e a parti daí podemos notar que avaliação formal não é bastante para avaliá-lo sendo necessária a informal para completá-la.

Quais os fins da avaliação?

Através da avaliação o professor pode conhecer o aluno, pode constatar o que o aluno sabe e não sabe, e a parti daí o professor providencie a continuidade de seus estudos afinal é um direito do aluno dar continuidade aos seus estudos, para isso a avaliação deve andar junto com a aprendizagem. Na escola todos são avaliados tanto os alunos, professores como demais profissionais, segundo Villas boas, “cria-se, assim, a cultura avaliativa da escola, baseada na parceria, no respeito mutuo, na responsabilidade, na seriedade e no rigor.”

A avaliação formativa é aquela que promove a aprendizagem do aluno e do professor como o desenvolvimento da escola, que em oposição a avaliação tradicional muitas vezes se resume a uma prova, uma das características da formativa, é que ela deve ser conduzida pelo professor com intuito a promover a aprendizagem do aluno, levando em conta o progresso individual, esforço colocado, os alunos exercem papel central, pois cada um deve atuar em sua aprendizagem entendendo suas possibilidades e fragilidades, afinal é bem mais fácil quando sabemos onde estamos errando e temos alguém (professor) para nos auxiliarmos para o caminho correto.

A avaliação formativa é que usa todas as informações disponíveis sobre o aluno para assegurar sua aprendizagem. A interação entre professor e aluno durante todo um período ou curso é um processo muito rico, oferecendo oportunidade para que se obtenham vários dados. Cabe ao professor estar atento para identificá-los, registrá-los e usá-los em beneficio da aprendizagem.

Sendo que com a auto avaliação continua, o aluno consegue percebe como anda seu progresso de aprendizagem observando o crescimento de seu próprio conhecimento, uma maneira eficaz de conseguir isso é a construção de portfólios que contenham evidencias dos seus trabalhos registrando de sua maneira o que aconteceu em suas aulas observando e fixando de uma maneira melhor o que foi aprendido.

II

SITUANDO O PORTFÓLIO

De acordo com a autora o portfólio é um das metodologias de avaliação que estar em harmonia com a avaliação formativa.

Segundo Villas Boas (1994) ela descreve o portfólio como uma pasta grande e fina em que os artistas e os fotógrafos inicialmente colocam amostras de seus trabalhos, os quais demonstrem a compreensão de suas produções para que seja apreciada.

O portfólio significa uma imensa fonte de informações que dá a possibilidade dos críticos e do próprio artista ter o entendimento do processo permitindo assim apresentar sugestões que encorajem sua continuidade.

Valencia citado por Villas Boas (2004) menciona que a utilização do portfólio na escola tem o entendimento de que o trabalho feito pelo aluno juntamente com o do professor não mereça menos que isso.

No contexto educacional a construção do portfólio demonstra inúmeras possibilidades, sendo uma delas em que a constituição do próprio e feita pelo aluno. Onde o portfólio se caracteriza como uma coleção de suas produções, as quais corroboram para mostrar sua aprendizagem dentro desse processo de construção.

Para a Villas Boas (2004) o portfólio e organizado pelo próprio aluno para que ele e o professor, em conjunto, possam acompanhar o seu processo. Sendo o portfólio um procedimento de avaliação ele permite que os alunos participem da formulação do objetivo de sua aprendizagem e mensurar o seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com