TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Português - Obra Suor - Jorge Amado

Por:   •  6/11/2015  •  Resenha  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 3

Fale sobre a obra Suor de Jorge Amado:

A obra conta a história de vários moradores de um prédio, onde todos vivem em péssimas condições em um lugar quente e muito abafado, são mais de 160 quartos e mais de 600 moradores, até mesmo o quintal é dividido para rápidas hospedagens. O livro não se prende a uma história somente, cada capítulo conta a história de um personagem, nesse prédio vivem prostitutas, negros, tuberculosos, velhos, novos, mendigos e sonhadores.

Linda é uma das sonhadoras e também personagem de destaque, sempre foi criada pela dona Risoleta e nunca precisou trabalhar, sonhava em se casar com um homem rico e bonito, porém sua vida tomou novos rumos quando dona Risoleta foi para o hospital. Então ela passou a se sustentar e participar de campanhas como as diretas já, pois fazia parte do partido de esquerda junto com o espanhol anarquista que vivia no prédio e Artur, um homem que trabalhava com propagandas.

O livro conta também a história da prostituta, que ainda moça viu sua vida transformada pela prostituição, tinha tudo que uma moça sempre quis ter, mas quando envelheceu já não conseguia mais programas e muitas vezes se vendia para poder comer.

Cabeça é o mendigo que vive na escada suja e escura do prédio, ganha dinheiro pedindo esmolas e toda a comida que consegue divide com o rato. Um dia Cabeça vai parar no hospital por causa de uma enorme ferida que tinha no pé e devido a falta de higiene a vigilância sanitária decide visitar o prédio, os ratos, baratas e as péssimas condições de moradia geram uma grande multa ao dono do prédio, revoltado ele decide dividir o valor da multa com os moradores. Mas Isaac, Álvaro e Henrique não aceitam e organizam uma greve no prédio que não aconteceu, pois a polícia acabou prendendo os organizadores. No mesmo instante todo o cortiço sai as ruas para se manifestarem contra a prisão. O manifesto não acaba muito bem, apesar dos prisioneiros serem liberados, um dos moradores acaba morrendo.

O livro termina quando uma moça de vestido azul se casa com um lindo homem rico.

Qual a mensagem pode ser retirada da leitura?

Existem dois pontos muito fortes nessa obra, o primeiro é a manifestação que o autor faz sobre as condições de vida precárias que ele mesmo teve que viver quando criança e a partir da marcante experiência decide escrever o livro e a outra faz parte do contexto histórico, pois quando a multa gera aquela manifestação ela é cruelmente contida pela polícia, da mesma forma que ocorria com as pessoas que buscavam seus direitos na ruas das grandes cidades.

Quais são os personagens?

Dona Risoleta que era uma mulher tuberculosa e que criava Linda, sua afilhada.

Linda, moça jovem e virgem que sonhava se casar com um homem rico.

Artur um homem que perde os braços na fabrica onde trabalhava e acaba sem emprego, mas não desiste e começa a trabalhar fazendo propaganda de lojas.

Álvaro que era um mecânico e acaba se envolvendo com Linda.

A Prostituta espanhola que já não consegue mais programas.

Cabeça o mendigo que sustenta o rato.

Entre muitos outros, muitos outros mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com