TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pragmática

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Aberta do Brasil- UAB

Universidade de Brasília- UNB

Polo Educacional Dona Cármen- Carinhanha- Bahia

Curso: Letras

Profª: Paula Maria C. Ribeiro Dias

Aluna: Valkíria Cordeiro da Rocha

Disciplina: Pragmática

Atividade: Produção de Texto

Semântica é o estudo do sentido das palavras de uma língua. Dentre as varias possibilidades de estudo do significado, uma delas se concentra em estudar a relação que existe entre as expressões lingüísticas e o que existe no mundo.Ela estuda a ambiguidade , a sinonímia, a antonímia,a homonímia , a polissemia e a denotação e conotação das palavras.

Já a pragmática é o estudo dos fatores contextuais que determinam os usos lingüísticos nas situações de comunicação. Ela estuda os significados linguísticos apontados não apenas pela semântica proposicional ou frásica, entretanto aqueles que se deduzem a partir de um contexto extralinguístico: discursivo, situacional, etc.

Pode-se observar a pragmática em todos os contextos. Entretanto, em determinada circunstâncias, torna-se mais claro o trato da linguagem como instrumento de manipulação. Isso pode ser observado nas falas políticas, religiosas e pedagógicas. Os meios de comunicação de massa, principalmente a TV usa alguns desses recursos para manter ou mudar  a opinião do público-alvo. Ela utiliza na sua mensagem publicitária um mundo alegre e prazeroso.

É notável vermos na TV anúncios como: Compre Batom; Havaianas, todo mundo usa; Só Omo lava mais branco; Casas Bahia: Dedicação total a você; Red Bull te da aaasas; “Bom Bril Abalou! 1001 prêmios pra você”. Essa são algumas técnicas que a publicidade adota para fazer com o telespectador aja, creia e busque o produto oferecido pela propaganda.

Assim sendo, conclui-se que a semântica e a pragmática são semelhantes, entretanto distintas. A primeira busca o significado em si, enquanto a segunda abrange as estruturas extras textuais e contextuais trazendo em consideração as condições culturais e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com