TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Docente

Dissertações: Pratica Docente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

1. A prática docente

A revalorização do profissional docente deve começar pelos cuidados com a formação do educador, os cursos de pedagogia e licenciatura devem proporcionar um entendimento sistematizado da educação, para que o trabalho pedagógico se desenvolva e se torne realmente uma atividade intencional.

Três aspectos importantes para a formação do professor são:

• Qualificação: O professor deve se basear em conhecimentos científicos indispensáveis para o ensino de um conteúdo especifico, ou seja, buscar garantir a competência do professor, por meio do domínio do conteúdo abordado na área escolhida.

• Formação pedagógica: A atividade educativa supera os níveis do senso comum, para assim se tornar uma atividade sistematizada, que tende a transformar a realidade, para isso, é necessário selecionar os conteúdos a partir dos objetivos a serem buscados , assim garantindo a eficácia da ação.

• Formação ética e política: A educação que o professor passa para os alunos, é baseada em valores, visando a construção de um mundo melhor. O trabalho do educador, não se limita apenas a mudar o comportamento do aluno, ele busca prepará-lo para um mundo melhor, o professor não pode estar distante dos acontecimentos do seu tempo, ele deve ser capaz de realizar juízos de valores políticos e morais. A formação ética e política do professor é capaz de permitir melhor compreensão aquilo que se torna relevante na aprendizagem, para evitar o enciclopedismo, academicismo, tecnicismo ou na manipulação do educando.

2. A profissionalização do educador um pouco de história

Chamar a professora de “tia”, ou dizer em forma de reverência que “O magistério é um sacerdócio” são algumas das maneiras de depreciar o trabalho de um educador. Por mais que estas expressões nos passe uma forma afetiva, elas descaracterizam o cunho profissional da atividade docente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com