TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Ensino Observação e projeto

Por:   •  29/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  2.386 Visualizações

Página 1 de 4

LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Matheus dos Santos Almeida, RA 0918190

Mogi Guaçu, São Paulo

2014

Localização: Escolhi uma área que fica a cerca de 100 metros de minha residência, situada na Rua Luis Edne Bueno, sem número, Parque do Estado II. O endereço em questão é o de uma escola, da qual tratarei abaixo.

Ambientes educativos escolares encontrados: O endereço acima corresponde ao da escola EMEB Professor Jorge Bertolaso Stella, sendo esta o único ambiente educativo escolar dentro de um raio de 500 metros a partir do mesmo endereço. A escola é de porte médio, com capacidade para cerca de 250 alunos estudando no mesmo período. É composta por 11 salas de aula, sendo nove destas voltadas para o ensino fundamental e duas para ensino infantil. A escola é também composta por uma biblioteca e por uma sala de informática e sala de artes, bem como por uma quadra poliesportiva não coberta e refeitório. No bloco infantil da escola há também um parquinho para os pequeninos, com sete brinquedos ao todo. É também digno de nota a existência de uma pequena área de lazer ao lado do refeitório, com uma mesa de tênis de mesa e pebolim.

Com relação às salas de aula, é possível perceber que estão bem adaptadas para o ensino, tantos as de ensino infantil como fundamental. Em todas as salas é possível notar que instrumentos de estudo, tais como cadeiras, carteiras e lousas, salvo raras exceções, encontram-se em plenas condições de uso. Todas as salas também são equipadas com televisores modernos para aulas mais interativas, bem como com mapas e gravuras espalhados pelas paredes para a fácil fixação de conteúdos. Nota-se também que os equipamentos do professor, sua cadeira, mesa e armário, estão também em ordem. Para o conforto de todos dentro das salas, todas possuem cortinas nas janelas e ventiladores no teto, dois por sala. Em suma, as salas de aula dessa unidade escolar estão altamente qualificadas para um ótimo aprendizado.

A biblioteca também oferece bons recursos e oportunidades de aprendizado. Como a maioria das bibliotecas escolares, seu acervo não é grande, mas certamente suficiente para as necessidades locais. Dentre seus títulos estão ficções recentes, antigas e infantis, livros didáticos e cômicos, além de uma pequena quantidade de revistas em quadrinhos. Alunos podem se sentar confortavelmente às mesas ali postas. Mesmo o espaço sendo pequeno, as duas mesas e seis cadeiras ali não tornam o local demasiadamente apertado.

Com relação à sala de informática, esta possui 15 computadores, todos funcionais. É também equipada com um aparelho de ar condicionado, tanto para o conforto dos alunos quanto para a boa manutenção das máquinas, que não podem esquentar demais. Conta também com um retroprojetor, equipamento que, nota-se visivelmente, deixam os alunos bastante empolgados para comparecer e estudar nesta sala especial.

Posso dizer então que esse ambiente educacional está em plenas condições para promover o aprendizado, oferecendo não apenas isso mas também boas opções para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com