TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de ensino observação e projeto

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Kelly Christina dos Santos RA: 1522776

Rosilene Rodrigues Pereira RA 1512618

Polo Conselheiro Lafaiete2016

Kelly Christina dos Santos RA 1522776

Rosilene Rodrigues Pereira RA 1512618

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de ___________________, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade, ministrada pelo (a) Prof.(a).________________________________.

Polo Conselheiro Lafaiete MG

2016

Sumário

1 - Introdução

2 -  Desenvolvimento

2.1 - Procedimentos Metodológicos

 3 -  Resultados esperados

 4 -  Considerações finais

 5 -  Referências bibliográficas

Introdução

        A escolha do projeto foi um tema que está sendo muito falado atualmente, que está assustando a população em geral: A dengue. É um problema que estamos passando no país e preocupando autoridades e a todos. Seu transmissor Aedes Aegypti, também transmissor da Chikungunya e Zica (esse último ainda pior por também infectarem gestantes e assim fazer os bebês nascerem com Microcefalia), está cada vez mais forte e trazendo sérios problemas a população.

        O mosquito transmissor da doença é a fêmea que já esta infectada, que precisa de sangue para pôr seus ovos. Ela “pica” a pessoa e daí já começa os sintomas, que dentre eles está a febre, dor no corpo, dor atrás dos olhos, cansaço, manchas vermelhas no corpo e vômitos.

        Assim sendo, criando um projeto que envolva a escola e comunidade, pretende assim criar algo para que diminua a contaminação, conscientizando a população através de palestras, levando conhecimento sobre a doença, e fazendo com que a população queira interagir também, e fazendo assim com que menos pessoas sejam infectadas.

        O Ministério da Saúde alertou as mulheres que desejassem engravidar pra darem um tempo por causa do Zica vírus que também é transmitido pelo mesmo mosquito. As mulheres que tivesse Zica vírus durante a gestação, teriam os mesmos sintomas da dengue, e poderiam passar para o bebê, fazendo com que o bebê tivesse Microcefalia.  A Microcefalia é uma malformação em recém-nascidos, em que o bebê nasce com a circunferência da cabeça menor que 33 cm.

        

Desenvolvimento

As três primeiras semanas de 2016 já tiveram um aumento de 48% de dengue no Brasil, o maior índice de todos os tempos. Só em Minas Gerais foram 62.271 suspeitas de dengue, e foram duas mortes pela doença já confirmadas.

O surto do Zica Vírus teve início em meados do mês de setembro, quando teve um aumento de bebês com Microcefalia. Ao investigar as mães dos bebês com Microcefalia, a Dra. Vanessa Van Der Linden disse que a maioria das mães apresentaram manchas na pele no começo da gravidez, que seria uma possível Dengue (até então não sabia desses outros vírus). Em Novembro o governo declarou emergência na saúde pública por causa da Microcefalia.

Isso mostra a importância de acabar com esse mosquito o mais rápido possível, já que teve um aumento exagerado em comparação com o mesmo período do ano passado (2015).

Procedimentos Metodológicos:

Para a elaboração desse projeto foi escolhido a escola Estadual Narciso de Queiroz e a comunidade que fica em torno da escola.

A proposta é fazer com que alunos interaja com a comunidade, fazendo palestras instrucionais para a comunidade, levando assim conhecimento para os que vivem ao redor da escola, levando a comunidade a conhecer a escola, tanto o ambiente físico quanto a educação que se preza ali. Os alunos devem mostrar o perigo da Dengue, mostrar que está a cada dia pior, distribuir panfletos a respeito da doença, e mostrar maneiras de prevenção.

Será dividido em 4 etapas e três dias:

1ª Etapa:

Será composta por reunião entre alunos, professores e diretores, onde decidirão como fazer panfletos de divulgação, sobre cuidados e orientações aos alunos. A seguir, exemplo do panfleto a ser distribuído:

[pic 2]Modelo de panfleto a ser distribuído.

2ª Etapa:

A palestra propriamente dita será realizada na escola, com a participação de alunos, professores, membros da escola, pais, e toda a comunidade.  Convite a todos os convidados para fazer uma “armadilha” para mosquito da Dengue com material reciclável, para colocar em diversos pontos da visitação.

[pic 3]

Como fazer armadilha pro mosquito da Dengue.

3ª Etapa:

Mutirão nas ruas procurando lugares onde possa ter o foco do mosquito, eliminando os focos, colocando a armadilha nos locais, distribuindo panfletos.

4ª Etapa:

Volta a escola e reflexão sobre todos os aspectos vistos, e conclusão do projeto.

Tempo de duração do projeto e cronograma

22/04 – Reunião entre membros da escola sobre o projeto.

23/04 – Palestra.

30/04 – Mutirão e volta a escola para a conclusão.

 

Horários

22/04

23/04

30/04

13:00

Reunião

Palestra

Mutirão

15:00

Lanche

Lanche

Conclusão/Lanche

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (515.3 Kb)   docx (688.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com