TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem Criativa No Ensino De Matemática

Por:   •  29/7/2023  •  Artigo  •  5.803 Palavras (24 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 24

APRENDIZAGEM CRIATIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Creative learning and mathematics teaching: a literature review

Soraia Stabach Ribas Ferrari dos Santos [1]

Veronice Maria Kawalek [2]

Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos [3]

Luís Mauricio Martins de Resende [4]

 

RESUMO

A educação está transcorrendo um novo tempo, atípico, de mudanças e inovações. O ensino aprendizagem de matemática não precisa ser mais enigmática e confusa. Hoje é possível ensinar essa disciplina exata, através de metodologias que facilitem a aprendizagem, que cativem o aluno despertando nele o desejo pelo conteúdo ministrado, na contramão de um ensino passivo, em que os alunos ficam apenas ouvindo a explicação do professor. Essa Revisão Sistemática de Literatura tem por objetivo investigar práticas a fim de responder à questão indagadora norteadora deste trabalho: quais são metodologias existentes para uma aprendizagem criativa no ensino de matemática? Para tanto, utilizou-se cimo base para buscá-las no Portal Periódicos da CAPES/MEC, no período de 20 de janeiro de 2021 à 06 de março de 2022. Os resultados alcançados com a RSL mostram que existem poucos trabalhos referentes à aprendizagem criativa no ensino de matemática. Os artigos apresentados descrevem como foi aplicada a aprendizagem criativa no ensino de matemática e também como foram conduzidos pelos professores responsáveis das disciplinas correlacionadas nas mais diferentes áreas de atuação. A utilização da Aprendizagem criativa no ensino de matemática resulta em uma aprendizagem mais significativa para o aluno, auxiliando a desenvolver habilidades socioemocionais, desenvolver relações interpessoais além de permitir e ensinar como aplicar esses conceitos e conhecimentos em prol de seus projetos e objetivos de vida.

Palavras-chave: RSL. Matemática. Aprendizagem criativa. Metodologia. Habilidades.

ABSTRACT

Education is going through a new, atypical time of changes and innovations. The teaching and learning of mathematics no longer needs to be enigmatic and confusing. Today, it is possible to teach this exact discipline through methodologies that facilitate learning, captivate the student by awakening their desire for the content taught, contrary to passive teaching where students just listen to teacher explanations. This Systematic Literature Review aims to investigate practices in order to answer the guiding research question: what are the existing methodologies for creative learning in mathematics education? To do so, the CAPES Periodicals Portal /MEC was used to search for them from January 20th, 2021 to March 6th, 2022. The results of the SLR show that there are few works relating to creative learning in mathematics education. The presented articles describe how creative learning was applied in mathematics education and how it was conducted by the responsible teachers in the correlated disciplines in various fields of activity. The use of creative learning in mathematics education leads to more meaningful student learning, helping to develop socio-emotional skills, interpersonal relationships, and teaching how to apply these concepts and knowledge in their projects and life goals.

Keywords: RSL. Math. Creative learning. Methodology. Skills.

1 Introdução

A educação está transcorrendo um novo tempo, atípico, de mudanças e inovações. O ensino aprendizagem vem cada dia mais sendo renovado e reinventado afim de atingir os objetivos propostos. A matemática não precisa ser mais enigmática e confusa como era nos tempos passados, hoje é possível ensinar essa disciplina exata, através de metodologias que facilitem a aprendizagem, que cativem o aluno e desperte nele o desejo pelo conteúdo ministrado, na contramão de um ensino passivo, onde os alunos ficam apenas ouvindo a explicação do professor (AZEVEDO et al., 2018b).

A aprendizagem criativa teve seu início com Seymour Papert, matemático e educador estadunidense, nascido na África do Sul em primeiro de março de 1928, lecionava no Massachusetts, destacou-se por ser o teórico mais conhecido na utilização de computadores na educação, pioneiro da inteligência artificial e pela criação do LOGO em 1967, linguagem de programação, em face inicialmente para crianças.

        Na Educação Papert inventou o termo de construcionismo, vertente do construtivismo, adaptando os princípios cognitivos de Jean Piaget com quem trabalhou na década de 1960.  Essa vertente possibilita ao aluno a construção de seu próprio conhecimento por intermédio de ferramentas como o computador. Foi ele que propôs as discussões iniciais sobre aprendizagem criativa, desenvolvendo a teoria com o incentivo do MedialLab do MIT (Massachusetts Institute of Technology), juntamente com o grupo Lifelong Kindergarten.

        De acordo com Seymour Papert (1988), em seu estudo que perdura por muitos anos valorizando o protagonismo do aluno na construção de sua aprendizagem, Papert enfoca que o instrumento de aprendizagem surge do próprio aluno que desenvolve seu aprender, tendo como referências seus próprios interesses, esses integrantes do convívio socioeconômico e cultural a que estão inseridos. Sua principal função é colocar a empatia a serviço da inteligência. Em suma, a pesquisa de Papert se propõe a estudar como o conhecimento é formado e transformado em contextos específicos, como ele é moldado e expresso por meio de diferentes mídias, e como ele é processado na mente de diferentes pessoas.

        Mitchel Resnick, seguidor de Papert e diretor do Lifelong Kindergarten no MIT Media Lab, reafirma as ideias de Papert, e destaca que os 4 P’s da Aprendizagem criativa: projeto, pares, paixão e pensar brincando (RESNICK, 2017), busca aperfeiçoar técnicas e mecanismos já existente, e na medida do possível, desenvolver novas possibilidades, tão poderosas e instigantes, que podem ser utilizadas em diversas áreas do conhecimento, na rotina de estudos do aluno além de proporcionar benefícios que duram a vida toda.

O ensino de matemática é desafiador e instigante, tem sentido real para a vida do aluno quando é viabilizado a utilização de metodologias que, reforçam a construção de estratégias, permita identificar no processo de aprendizagem onde e quando vai utilizar determinado conhecimento, proporcionando autonomia, confiança, criatividade, iniciativa pessoal em sua própria capacidade de enfrentar e superar desafios. Essa RSL tem por objetivo investigar as práticas existente a fim de responder à questão norteadora deste trabalho: quais são metodologias existentes para uma aprendizagem criativa no ensino de matemática?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (282.5 Kb)   docx (303.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com