TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Por:   •  17/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.057 Palavras (21 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UniAGES CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

ÉRICA DA SILVA ARAÚJO

PARIPIRANGA/BA SETEMBRO/2018

ÉRICA DA SILVA ARAÚJO

A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Projeto apresentado no curso de Licenciatura em Matemática do Centro Universitário- UniAGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Profissionalização Docente e Ética no 7º período.

Orientador: Prof. Glaydston Machado.

JUNHO/2019

[pic 2]

Sumário

  1. INTRODUÇÃO
  2. Apresentação do tema.        04
  3. Problemática.        05
  4. Justificativa.        06
  5. Objetivos.        07
  1. Geral        07
  2. Especifícos        07
  1. DESENVOLVIMENTO
  2. Revisão Bibliográfica        08
  3. Fundamentação Teórica.        10
  1. MÉTODO
  2. Considerações Metodológicas        14
  3. Resultados Esperados/Considerações Finais        16

4.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        18

[pic 3]

A Relevância do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem Matemática no Ensino Médio

  1. INTRODUÇÃO
  1. Apresentação do tema

O processo de ensino e aprendizagem matemática em escolas públicas é uma questão que merece destaque e preocupação de todos os envolvidos no processo educacional. Apesar de todos os avanços no que diz respeito à aprendizagem da matemática, ainda podemos sentir resquícios da educação tradicional nos dias atuais. A respeito das dificuldades encontradas na aprendizagem da matemática, podemos destacar a metodologia utilizada, os recursos pedagógicos, o acompanhamento familiar e a formação dos professores que atuam na área.

Por meio de uma observação realizada no Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II (CETEP II), que fica localizado na cidade de Araci-Ba, Região Sisaleira do Estado da Bahia, pode-se analisar que nas aulas de matemática o docente pode desenvolver  atividades lúdicas para facilitar o processo de ensino aprendizagem, já que a escola não dispõe de livros didáticos para todos os discentes, e que o método tradicional precisa ser reajustado.

Atualmente a escola funciona com o EPI (Ensino Médio Integrado à Educação Profissional), o PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) e o PROSUB (Educação Profissional Subsequente ao Ensino Médio), o colégio possui dez salas de aula, com quadro branco, equipamento de multimídia e armários para os alunos guardarem os livros.

No processo da observação foi notório que os discentes apresentam dificuldades com as quatro operações, o professor fez uma pequena brincadeira onde os alunos deveriam responder a tabuada do 6 e 9, e os mesmo tiveram dificuldade para responder. O processo de ensino e aprendizagem se dá por meio do docente e o discente, ambos devem transmitir os seus conhecimentos, é perceptível que o professor ao mesmo tempo que transmite o conhecimento aprende com os discentes, e isso se deve ao fato dele sair de carteira em carteira tirando todas as dúvidas dos alunos.

A utilização de técnicas com atividades lúdicas direcionadas pedagogicamente em sala de aula podem estimular os discentes a construção do pensamento lógico-matemático de forma significativa e a convivência social, pois o aluno, ao atuar em equipe, supera, pelo menos em parte, seu egocentrismo natural. As atividades lúdicas, por exemplo, podem ser

utilizadas como estratégia didática antes da apresentação de um novo conteúdo matemático, com a finalidade de reforçar a aprendizagem.

O trabalho com a matemática em sala de aula representa um desafio para o educador na medida em que exige que ele o conduza de forma significativa e estimulante para o educando. Nota-se que as referências que o professor tem em relação a essa disciplina vêm de sua experiência pessoal, e afirma que teve dificuldades com a matemática tradicional ensinada nas escolas, que tinha como objetivo a transmissão de regras por meio de intensiva exercitação. Cabe então descobrir novos métodos de trabalhar com a matemática, de modo que as pessoas e principalmente os educandos que pensamos matematicamente o tempo todo.

Logo, a proposta parte de levar o professor a utilizar o planejamento durante as aulas, tendo o mesmo como aliado, isto é, ferramenta auxiliadora no processo de ensino e aprendizagem matemática, levando novos métodos de ensino onde irá contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos, deixando o método tradicional um pouco de lado, com um ensino e aprendizagem significativos do qual o educando participe raciocinando, compreendendo e reelaborando o saber. A matemática, portanto, faz parte da vida e pode ser aprendida de uma maneira lúdica, desafiante e divertida atendendo as necessidades e realidades dos estudantes.

  1. PROBLEMÁTICA

Ao se refletir sobre as diferentes maneiras de ensinar a matemática, pode-se constatar que o ensino é bom na medida em que o aluno é incentivado a pensar e raciocinar ao invés de imitar. O fracasso no processo de ensino e aprendizagem matemática se deve, em grande parte, ao fato de as atividades escolares serem desvinculadas das situações de vida dos discentes. A linguagem utilizada nas escolas não é a do aluno e a matemática não faz sentido para ele, uma vez que o aluno não tem oportunidade de construir seus próprios conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (173.3 Kb)   docx (52.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com