TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual

Ensaio: Produção Textual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Ensaio  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1 

0 em 0,2 pontos


 Às vezes, é difícil identificar a diferença entre resumo e resenha. É necessário observar a utilização de verbos e expressões mais específicos que demonstrem mais imparcialidade em relação ao conteúdo analisado. O texto abaixo é uma resenha ou um resumo? Identifique a alternativa que melhor explicite características que determinem sua função como resumo ou resenha:
Os gêneros do discurso, de T. Todorov:
É uma discussão sobre o que é literatura (ficção, mentira ou verdade, o que é belo, linguagem não instrumental, o que enfatiza a mensagem). No texto, o sermão, o chiste, entre outras formas, são os chamados “gêneros menores”. Apresenta a noção de discurso como “acompanhante estrutural do conceito funcional de “uso” (da linguagem).” (...) porque as frases são enunciadas em certo contexto sociocultural e se transformam em enunciados e a língua, em discurso. De acordo com o autor, sistema de gêneros determinam “a escolha efetuada por uma sociedade entre todas as codificações possíveis do discurso” e “Gêneros literários, com efeito, nada são além de tal escolha entre os possíveis do discurso, tornado convencional por uma sociedade.” . Assim, “os gêneros do discurso atêm-se tanto à matéria linguística quanto à ideológica historicamente circunscrita da sociedade.”. Cita Blanchot para afirmar que toda a literatura moderna se empenha em relativizar a literatura e romper com os gêneros. Afirma que os gêneros não desaparecem, mas apenas os gêneros do passado. “O fato de a obra “desobedecer” a seu gêneros não o torna inexistente . Primeiro, porque” a transgressão, para existir como tal, necessita de uma lei ...a norma não se torna visível – não vive – senão graças às suas transgressões.” 


Resposta Selecionada:e.  Por seu caráter mais explicativo, com afirmações que parecem retomar as afirmações do autor em seu próprio texto, este é um exemplo claro de resenha crítica. Resposta Correta:b.  Por seu caráter mais explicativo, com afirmações que parecem retomar as afirmações do autor em seu próprio texto, este é um exemplo clássico de resumo. Feedback da resposta: por ser mais explicativo, com afirmações que parecem retomar as afirmações do autor em seu próprio texto, este é um exemplo clássico de resumo. Expressões como ‘de acordo com o autor’ conduzem nossa leitura para um resumo, pois uma resenha, ao argumentar sobre um tema proposto, possivelmente utilize adjetivos e outros qualificativos.

Pergunta 2 

0,2 em 0,2 pontos


“Victor Hugo era um louco que se achava Victor Hugo.” A frase de Jean Cocteau sobre o escritor francês serve bem para compreender o personagem que emerge da biografia Van Gogh: a vida, a mais completa já escrita sobre o pintor dos girassóis.
O Van Gogh que aparece nesse livro não tem nada do lunático de almanaque retratado nas incontáveis versões idealizadas de sua trajetória. Era apenas um sujeito obstinado que acreditava na grandeza do que produzia. O que confere à crença ares de loucura é o fato de que ele era o único que parecia apostar nisso enquanto viveu.
Nenhuma biografia ou estudo pregresso foi tão fundo na pesquisa. Os capítulos se desenrolam quase mês a mês, da adolescência do artista até sua morte precoce, aos 37 anos, em 1890. São cinco mil notas sobre as referências consultadas — felizmente excluídas do livro e abrigadas no site http://vangoghbiography.com/.
As 1300 páginas do livro não devem ser vistas com reservas, mas como convite à leitura. Os autores, os jornalistas Steven Naifeh e Gregory White-Smith, são os mesmos da biografia de Jackson Pollock que deu origem ao filme homônimo de 2000, dirigido e estrelado por Ed Harris. Escrevem como se vissem a história projetada numa tela grande — o que é particularmente eficiente para descrever uma vida como a de Van Gogh.(...)(Disponível em http://www.blogdacompanhia.com.br/category/secoes/sala-do-editor/page/3/)
I-              O excerto acima pode ser considerado uma resenha crítica, pois comenta a obra, descrevendo-as e avaliando-a, de forma positiva;
II-             A estrutura começa informando o leitor  sobre o tema a ser resenhado, a biografia Van Gogh:a vida, indicando seus autores, e no decorrer do texto informa sobre a sua estrutura e organização;
III-            Além da avaliação positiva, contudo, aparecem no texto informações contraditórias para a estrutura de uma resenha: reprodução de partes do conteúdo da resenha.

Sobre as informações acima:


Resposta Selecionada:c. Somente a III está incorreta;
Resposta Correta:c. Somente a III está incorreta;
Feedback da resposta:Não há nenhuma regra que proíba a repetição de partes do conteúdo da obra resenhada na resenha. Portanto, a afirmativa III está incorreta.


Pergunta 3 

0 em 0,2 pontos


 Leia o texto abaixo e escolha a alternativa que explicite melhor a discussão sobre resenha relacionado a ele:
sobre o filme Cosmópolis.pdf

Resposta Selecionada:a.  É um resumo do filme “Cosmópolis” e apresenta uma síntese da história de Parker e de suas ações mais importantes, sem revelar o desfecho da personagem. Resposta Correta:e.  Trata-se de uma resenha porque avalia o filme de forma argumentativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com