TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Leitura

Dissertações: Projeto De Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 7

INRODUÇÃO

Neste Projeto apresentarei a importância que a leitura têm na formação cognitiva e social do sujeito, bem como o quanto se faz necessário o incentivo ao ato de ler, levando em consideração que atualmente existem tantos outros atrativos, pelos quais as crianças são seduzidas, não dando espaço à uma boa leitura. Para tanto é fundamental a participação e união entre escola e família, pois é pela família que a criança tem seu primeiro contato com o mundo da leitura.

É através da leitura que se adquire grande parte do conhecimento de vida, com a leitura e compreensão de mundo. O ato de ler é uma pratica que deve ser prazerosa e significativa, para assim desenvolver capacidade de criar, e enxergar o mundo sob um olhar critico e interrogativo. Pela leitura a criança fantasia, mas cria laços com sua realidade dando vida á seus pensamentos.

Para muitos a leitura não é algo prazeroso, sim algo somente necessário, pois encontra muitas dificuldades em ler e interpretar o que está sendo lido, ou até mesmo nunca foi estimulado ao gosto de descobrir novas literaturas, consiste aí a função da escola, apresentar e adentrar nos diferentes gêneros literários, de forma que a criança tenha espontaneamente desejo em ler e adquira o habito da leitura.

Este projeto voltou-se ao incentivo à leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde é a fase que a criança sofre grande influencia do meio nas suas tomadas de decisões, assim sendo buscou-se utilizar uma metodologia e recursos lúdicos para atrair e vislumbrar as crianças ao fantástico mundo da leitura, de forma a alcançar os objetivos propostos de apresentar aos alunos os diferentes gêneros literários, bem como incentivar o hábito à leitura.

1.0 APRESENTAÇÃO

O presente projeto se destinou a uma instituição de ensino fundamental, qual se localiza em uma cidade do interior do Paraná, atendendo à uma clientela de nível socioeconômico baixo, com faixa etária de seis à doze anos em média. Assim sendo o projeto tem como objetivos: apresentar aos alunos os diferentes gêneros literários, bem como incentivar o hábito à leitura.

O Projeto contou com um acervo de livros sobre: fábula, poesias, contos, dramas entre outros, o mesmo se deu num primeiro contato com os alunos em uma breve observação dos mesmos. Em um segundo momento, um espaço de tempo foi cedido durante as aulas, neste inicialmente acontecia uma contação de historias, quais eram usados diferentes recursos, como fantoches, deboches, fantasias e avental de historias. Ao passo que a historia é contada através do livro e suas ilustrações mostradas, um pequeno cenário é mostrado e os personagens ganham vida, à exemplo a primeira história contada foi a fábula do rato da cidade e o rato do campo na qual foi utilizada fantoches dos personagens e dois cenários diferentes, diferenciando o contexto de vida do rato que morava no campo e do rato que morava na cidade, detalhe esse que aguçou a curiosidade das crianças e a imaginação.

Após a contação de historia, um baú com vários livros era colocado no centro da sala de aula, para conduzi-los ao pensamento de que os livros são verdadeiros tesouros a serem explorados, os quais tiveram a oportunidade de folheá-los, realizar a leitura e descobrir suas historias.

O projeto aconteceu no decorrer de uma semana em salas diferentes, de forma que oportunizou-se aos alunos obterem novas experiências e um maior gosto pela leitura.

2.0 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER

Demonstrar as crianças o fantástico mundo da leitura é abrir os seus olhos para além daquilo que comumente vivenciam no seu dia-a-dia, proporcionando-lhes experiências, realidades diferentes e antagônicas à aquelas que presenciam, a leitura é essencial para a formação do sujeito e sua aprendizagem .

Através da leitura acontece o desenvolvimento e a aquisição dos conhecimentos, podendo transformar os sujeito, levando o mesmo à uma constante reflexão e atualização de mundo. Ter o habito de ler é estar aprendendo e esse não nasce espontaneamente é um processo cujo qual necessita de estimulo e incentivo, principalmente dos grupos sociais mais próximos, como da família e escola, ter o auxilio dos pais e o incentivo de professores desperta o interesse e a paixão pela leitura.

A leitura esta presente no cotidiano e se torna realmente significativa quando as palavras ganham sentido real e quando se interpreta e compreende o texto lido.

Porem para que o sujeito possa adquirir o habito e o gosto pela leitura Silva (2003, p.70) ressalta que é necessário colocar a criança nesse ambiente, nesse mundo literário, trazendo até elas, seja através da escola ou por meio dos pais, esse universo, assim estas cresceram conhecendo e compreendendo seus direitos como cidadãos.

A infância se consiste em uma fase da vida onde as influencias e estímulos recebidos interferiram nas escolhas e decisões futuras, ou seja, não unicamente nessa fase mas principalmente nela é que a leitura deve ser incentivada, de maneira que torne-se para a criança uma experiência prazerosa e gratificante, sem excessivas cobrança ou imposições mas pelo livre ato de gostar de ler.

2.2 MAS AFINAL O QUE É LEITURA?

Pensar em leitura, e no seu significado é imediatamente entender como o ato de se ler ou decifrar um código, porem como afirma Rossafa (2012, p.1436-1437) “A leitura não é a transmissão de uma mensagem, mas uma construção induzida. Ler, nada mais é do que ser questionado pelo mundo e por si mesmo, certas respostas podem ser encontradas na escrita, significa ter acesso a essa escrita”. Assim sendo através da leitura é possível se compreender o mundo e interpretá-lo.

O livro como conhecemos existe em média há seis mil anos, segundo Brito (2010, p.6):

Segundo dados da revista Espaço Aberto da USP, o papel como conhecemos surgiu na China no início do século II, através de um oficial da corte chinesa, a partir do córtex de plantas, tecidos velhos e fragmentos de rede de pesca. A técnica baseava-se no cozimento de fibras do líber - casca interior de certas árvores e arbustos - estendidos por martelos de madeira até se formar uma fina camada de fibras. Posteriormente, as fibras eram misturadas com água em uma caixa de madeira até se transformar numa pasta.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com