Projeto Educação Linguística
Por: Ca27Le06 • 18/2/2026 • Projeto de pesquisa • 9.667 Palavras (39 Páginas) • 5 Visualizações
COLÉGIO BATISTA ESPERANÇA
PROFESSORA/ESTAGIÁRIA
LEIR MARTINS PUPPIM
LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA: PARA O APRIMORAMENTO DO INTERCÂMBIO CULTURAL
RIO DE JANEIRO
2025
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO .............................................................................. 03
- OBJETIVOS .................................................................................. 06
- JUSTIFICATIVA ............................................................................ 06
- REVISÃO TEÓRICA ..................................................................... 09
- METODOLOGIA ............................................................................ 24
- CRONOGRAMA ............................................................................ 34
- BIBLIOGRAFIA ............................................................................. 35
- ANEXOS ........................................................................................ 36
LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA: PARA O APRIMORAMENTO DO INTERCÂMBIO CULTURAL
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
1.1. INTRODUÇÃO
O correr dos anos, e com ele o advento da tecnologia, fez surgir novos modelos de valores, bem diferentes dos tradicionais, nos quais a produção de bem tangível era o mais importante. Atualmente, entretanto, bens intangíveis, como conhecimento, flexibilidade, visão holística e, principalmente o ser humano, com toda sua complexidade, passam a desempenhar papel de destaque nessa estrutura, onde a Língua Inglesa é a Protagonista.
Quanto é difícil para a razão natural descobrir uma criação antes de ser revelada, ou ser revelada para crer nela. As estranhas opiniões dos antigos filósofos e a infidelidade dos ateus modernos são demonstrações muito tristes. Regressar à infância, e ver a natureza em seu berço, traçar as origens do Ancião de Dia na primeira instância bem como seu poder criativo é pesquisa sem um fim em si mesmo.
Nesse contexto da criação e formação do homem, vemos Deus inspecionando as obras da criação e deixando essa impressão geral no caráter de cada uma delas. Em todas as criaturas temos o rastro dos seus passos, mas no homem temos o desenho de sua mão. Nele foram unidas todas as perfeições difundidas da criatura. Todas as graças e ornamentos, todos os aspectos e características do ser, foram resumidos neste pequeno-contudo pleno- sistema de natureza e divindade, ao desenhar seu próprio retrato.
Deus deu ao homem, o entendimento e o livre arbítrio para fazer suas escolhas. Não nascemos tortos; aprendemos estas curvas e sinuosidades nos tropeços da vida. Atribuir à Deus nossas escolhas erradas é uma ingratidão, pois a nossa natureza pecaminosa não se alinha a condição de nossa criação.
Nesse sentido, no encontro de diferentes visões, valores, estilo de trabalho, comuns à sala de aula, gera resultados raramente harmônicos no que se refere a Língua Inglesa. Nesse encontro, é lançado ao Professor compromissos eminentes na qualidade do ensino. Entretanto, no dia a dia escolar, atitudes de violência são desencadeadas e persistem se arrastando em todo período letivo em consequência da baixa autoestima de compreender um conteúdo escolar principalmente quando se trata do idioma da Língua Inglesa. Isso se deve ao fato de que, principalmente a escola pública, sofre com uma demanda grande de alunos por sala e Professores mal formados. A essa formação, é aliada também pouco conhecimento e prática, no tocante às competências interpessoais na relação com os alunos, sua família e colegas de trabalho.
Nesse entendimento, através desse Projeto Linguística em Sala de Aula, a serem desenvolvidos os conteúdos do Ensino da Língua Inglesa com alunos do Ensino Fundamental I e II, buscamos a reversão desta situação, utilizando a área de sala de aula em específico, para o Ensino da Língua Inglesa, onde trabalharemos com número limitado a 10 alunos por sala, com metodologia funcional inserida num conjunto de relações institucionais históricas, psicológicas, pedagógicas que devem se fazer presentes no dia a dia escolar para alcançar o pleno ensino e aprendizagem desse idioma.
Nessa direção, buscamos também ampliar a formação do Professor conhecendo o desenvolvimento emocional humano, ciente de que o ambiente escolar em que o aluno se constitui pode facilitar esse desenvolvimento.
1.2. IMPORTÂNCIA
Estudos sobre comportamentos e relacionamentos interpessoais têm sido realizados por pesquisadores com diferentes focos no ajuntamento de profissionais de diversos setores da sociedade. No entanto, estudos em ambiente Escolar, onde se deseja uma mudança de pensamento, aprendizagem e comportamento nas crianças e adolescentes, ocorrem devido a dois interesses: primeiro, quando a sociedade enfrenta algum problema para o qual não tem solução. Nestes casos, é comum a contratação de consultores para a realização de um diagnóstico e prescrição de medidas corretivas dentro de um enfoque, predominantemente funcionalista. Segundo, partindo do interesse do mundo acadêmico, situação na qual elas dependem fundamentalmente, da abertura das organizações no sentido de permitir que suas unidades de funcionamento sejam observadas, ou, simplesmente, que técnicas e teorias sejam aplicadas. A aplicação dessas técnicas não é diferente quando se trata de ambiente escolar.
Quando o tema a se estudar é linguística, sabe-se que a Língua Inglesa se destaca das demais Línguas ao redor do mundo. Nesse sentido, este Projeto busca levar o aluno ao contínuo estudo do idioma para aperfeiçoamento e multiplicação de vocabulário que está intimamente ligado a memória. Para isso ser alcançado, buscamos trabalhar com a equivalência dos dois idiomas em foco: Português e Inglês.
Nesse Contexto, a eterna busca de realização pelo aprendizado da Língua Inglesa é inerente ao homem. Todos querem ser ouvidos e também ouvir e entender a outros. Porém o homem não é um eterno infeliz. Na ação transformadora do Ensino, ele encontra momentos de satisfação e realização. Se a educação através do ensino é a ação transformadora, torna-se evidente a relação entre educação e realização humana. Esta convergência no ensino da Língua Inglesa mostra que a nomenclatura é só uma consequência do que já existiu antes: a fala.
...