TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Intervenção Estágio Supervisionado

Artigos Científicos: Projeto Intervenção Estágio Supervisionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  1.876 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O presente projeto teve como finalidade oferecer o ensino de língua inglesa a estudantes do ensino médio e fundamental, com os alunos participantes do nono Fórum Biotemas realizado na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro e Escola Estadual Professora Dulce Sarmento na cidade de Montes Claros- MG. O objetivo deste projeto é oferecer aos alunos uma forma lúdica no ensino de língua inglesa, pelo qual eles poderão praticar as quatro habilidades comunicativas, além de conhecer a importância de aprender outro idioma. É inegável que a língua inglesa esteja se tornando uma língua cada vez mais universal e o conhecimento e domínio dela é considerado um requisito essencial não só para o mercado de trabalho, mas também para o exercício da cidadania.

Assim como nos lembra os PCNs, o ensino de língua inglesa deve ser explorado na tentativa de permitir aos alunos engajamento com a cultura da língua e proporcionar atividades diversificadas a fim de facilitar a aprendizagem,

O ensino de uma língua estrangeira na escola tem um papel importante à medida que permite aos alunos entrar em contato com outras culturas, com modos diferentes dever e interpretar a realidade. Na tentativa de facilitar a aprendizagem, no entanto, há uma tendência a se organizar os conteúdos de maneira excessivamente simplificada, em torno de diálogos pouco significativos para os alunos ou de pequenos textos, muitas vezes descontextualizados, seguidos de exploração das palavras e das estruturas gramaticais, trabalhados em forma de exercícios de tradução, cópia, transformação e repetição. (1998, p. 54)

Com base nesse pressuposto, acreditamos que o ensino de língua estrangeira é um território amplo de atuação crítica e reflexiva. Entretanto, esse engajamento só será efetivo se os educadores tiverem consciência do seu papel na sociedade, ou seja, fazer com que os alunos entendam que a aprendizagem de uma nova cultura não deve ser menosprezada e as trocas culturais são essências na construção de novos conhecimentos. De acordo com Perrenoud (2002), a dimensão reflexiva está no centro de todas as competências profissionais, assim, ela não pode estar desvinculada da teoria e prática e sobre as competências que o profissional de educação deverá desenvolver, aprimorando a aprendizagem dos alunos.

2. FÓRUM BIOTEMAS

Em sua nona edição, o Fórum Biotemas é um projeto desenvolvido pelo Departamento de Estágio e Práticas Escolares da Universidade Estadual de Montes Claros e tem como objetivo integrar os estudantes dos cursos de graduação e alunos do ensino médio e fundamental, divulgando projetos extensionistas, isto é, trabalhos acadêmicos e pesquisas realizadas na Universidade e instituições parceiras. O evento ocorreu entre os dias 10 e 14 de setembro de 2012 e reuniu aproximadamente quatro mil alunos. Foram realizados 120 minicursos e oficinas, 13 palestras e 16 estandes temáticos/exposições, além de mostra de emprego, agenda cultural e mesas redondas. Com o propósito de participar e aproximar os alunos da universidade e do ensino básico optamos por desenvolver um minicurso intitulado Conversation and Fun for Everyone. Este projeto compreende o estudo da língua inglesa em suas quatro habilidades: speaking, reading, listenning e writing. A seguir, apresentaremos o desenvolvimento de todas as atividades realizadas durante o minicurso.

3. JUSTIFICATIVA

A possibilidade de comunicar-se em outro idioma atualmente ultrapassa os limites da formação educacional do ser humano. Não só porque existe uma expectativa social envolvida pelo crescimento das diversidades culturais, mas também porque o acesso a um novo idioma contribui no crescimento profissional daquele que a aprende.

Acreditamos que este projeto assume esta relevância, visto que os alunos tem pouco acesso ao estudo sistemático da língua nas escolas regulares e o aprendizado se torna muitas vezes inviável devido a escassez de professores qualificados, salas de aula lotadas e materiais inadequados. Este trabalho pretende oferecer aos alunos formas lúdicas de aprender inglês, incentivando-o a se comunicar e conhecer as peculiaridades de outro idioma. Assim, é extremamente relevante apontarmos o porquê do ensino de inglês nas séries iniciais, conforme afirma os PCNs;

A inclusão de uma área no currículo deve ser determinada, entre outros fatores, pela função que desempenha na sociedade. Em relação a uma língua estrangeira, isso requer uma reflexão sobre o seu uso efetivo pela população. (1998, p. 20)

Deste modo, o ensino de uma língua deve estar vinculado às necessidades da população, assim, este projeto tem como preocupação principal os interesses e a realidade dos alunos que dele participaram.

4. METODOLOGIA

Com o anseio de alcançar nossos objetivos, realizamos este projeto em duas etapas, tais são:

1ª Etapa

A primeira etapa constitui-se basicamente da preparação e planejamento de todas as atividades realizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com