TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Nessa trajetória, ao analisar a estrutura organizacional, ao avaliar os pressupostos teóricos, ao situar os obstáculos e vislumbrar as possibilidades, os educadores vão desvelando a realidade escolar, estabelecendo relações, definindo finalidades comuns e configurando novas formas de organizar as estruturas administrativas e pedagógicas para a melhoria do trabalho de toda a escola na direção do que se pretende. Assim, considerando o contexto, os limites, os recursos disponíveis (humanos, materiais e financeiros) e a realidade escolar, cada instituição educativa assume sua marca, tecendo, no coletivo, seu projeto político-pedagógico, propiciando consequentemente a construção de uma nova forma de organização. A escola conta com 52 servidores distribuídos entre diretor, vice-diretor, professores, auxiliar de secretaria, serviçais, supervisores. O principal público alvo está centralizado na comunidade escolar envolvendo alunos, pais e todos os servidores da escola nas suas diversas áreas. No que se refere ao Organograma se divide dessa forma: Direção, equipe pedagógica, secretaria, professores, serventes. A entidade em foco funciona nos três turnos, atendendo hoje 460 alunos no ensino fundamental e médio, além do curso técnico em Informática – Pronatec. Tanto a direção como a equipe pedagógica estão sempre de prontidão para o atendimento à comunidade escolar (pais, alunos, professores etc.) no que se refere à disciplina eaprendizagem do corpo discente. A escola já contou com pessoas voluntárias, terceirizadas e prestadores de serviços, porem hoje não tem.

TEMA: Produção e sistemas no serviço público – Sistemas de Informações.

 Na escola não existe uma pessoa habilitada na área de sistema de informação, mas aqueles que têm um conhecimento básico têm contribuído bastante ajudando os colegas quando solicitado. Faz-se necessário ter uma pessoa especializada na área e que fique sempre à disposição para atender aos profissionais nas suas necessidades quanto ao uso dos instrumentos tecnológicos.

SITUAÇÃO PROBLEMA

A condição do ambiente de trabalho vivenciado pelos profissionais da referida escola percebida por mim durante o estágio fez originar a seguinte pergunta, ou seja, uma situação problema: Qual o comportamento dos profissionais que não acompanharam o avanço tecnológico e como fazer para reverter essa situação.

JUSTIFICATIVA

“Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, 
basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece 
a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto.” 
Fernando Hernández

Este projeto visa despertar nos professores o interesse pela busca do conhecimento na área da informática diante de um mundo de avanço tecnológico oportunizando podendo diferenciar o mundo que os rodeia de forma bastante produtiva. A apresentar possíveis soluções para um envolvimento maior no mundo da leitura e da escrita, conscientização de que problemas como dificuldades de expressão e interpretação, falta de informação, escassez de vocabulário, ausência do hábito de ler, criar e escrever, hábitos que quando praticados geram desenvolvimento cognitivo e expressivo diante de como esse assunto é trabalhado. Muitas expressões mal empregadas, precisa escrever com objetividade.
Veja como deve ficar o texto: justificado!
Ler e escrever para os moldes ou normas do mundo moderno.

JUSTIFICATIVA
“Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto.” 
Fernando HernándezEste projeto visa despertar nos professores o interesse pela busca do conhecimento na área da informática diante de um mundo de avanço tecnológico e globalizado. Oportunizando aos mesmos um crescimento intelectual podendo diferenciar o mundo que os rodeia de forma bastante produtiva.Considerando os interesses e as exigências da sociedade atual e a necessidade de adequar o ensino ás mudanças sociais, é preciso integrar a informática ao currículo escolar, pois os computadores fazem parte no nosso dia-a-dia, e a escola deve preparar o aluno para o futuro.

A informática contribui com a formação de professores capazes de lidar com as novas tecnologia, então, empregar as utilidades e benefícios do uso do computador como recurso pedagógico contribui com a educação do aluno. O computador desperta a curiosidade e o interesse do aluno, por isso é preciso aproveitar esse recurso para despertar a sua vontade de aprender.

A informática educativa torna o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, com interesse de não apenas ensinar informática para os alunos, mas também ensinar conteúdos interdisciplinares com a interatividade proporcionada pelo computador. Com objetivo principal de mostrar para o aluno que o computador se bem aproveitado pode contribuir com seu estudo e aprendizagem.

Um computador com acesso a internet é uma janela para conhecer o mundo sem sair da escola, essa janela permite que o aluno vá em busca do conhecimento e descubra novas fontes de aprendizagem.

A informática é um importante recurso pedagógico, por isso, a escola precisa utilizar o computador e suas ferramentas como meio facilitador do processo de ensino-aprendizagem.O uso da informática educativa proporciona resultados positivos como:

  • Acessibilidade a informação, permite o acesso a fontes de pesquisa na internet.
  • Autonomia nos trabalhos, facilita o desenvolvimento autônomo das atividades, contribuindo com o aprendizado individualizado.
  • Interesse em aprender, o ambiente informatizado proporciona atividades mais dinâmicas e ativas que despertam o interesse do aluno.
  • Criatividade, as diversas ferramentas disponíveis facilitam o desenvolvimento da criatividade dos alunos.
  • Curiosidade, a internet abre novos caminhos, a pesquisa permite que o aluno vá em busca de respostas e descubra novas fontes de aprendizagem.
  • Proporciona ao aluno acesso a informática, contribuindo com a inclusão digital.
  • Contribui com sua formação social.
  • Incentiva os estudos e a aprendizagem com abordagens interdisciplinares.
  • Estimula o aluno na utilização dos recursos da informática como ferramenta de apoio as suas atividades escolares.
  • Propicia o desenvolvimento da capacidade de criação, observação, interação e pesquisa.
  • Estimula o raciocínio lógico.
  • Desperta o prazer pela leitura e escrita.
  • Proporciona momentos de lazer, diversão entretenimento.

Incentiva o uso educativo da internet como meio que contribui para a construção do conhecimento.O uso da informática educativa proporciona resultados positivos como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com