TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagogico Da Escola

Trabalho Escolar: Projeto Político Pedagogico Da Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA:

Projeto Político Pedagógico.

TÍTULO:

Trabalho de Conclusão de Disciplina.

OBJETIVO:

Analisar a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), sob o ponto de vista de José Carlos Libâneo.

JUSTIFICATIVA:

Este trabalho se justifica pela importância de analisarmos a construção do Projeto Político Pedagógico sob o ponto de vista de José Carlos Libâneo, um dos mais importantes teóricos da educação brasileira.

INTRODUÇÃO:

O Projeto Político Pedagógico (PPP) foi definido por José Carlos Libâneo, como sendo o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar. Veremos então como Libâneo vê a construção do Projeto Político Pedagógico:

DESENVOLVIMENTO:

Segundo Libâneo, um dos objetivos políticos pedagógicos da escola deve ser a participação coletiva e coordenada dos professores e de todos os profissionais da escola. O projeto pedagógico é uma frente ampla dos educadores de uma escola dando a direção de sentido para atividade escolar em busca de uma pedagogia da emancipação. A formulação coletiva do projeto pedagógico tem a ver, portanto, com o valor formativo do ambiente de trabalho. Os profissionais quetrabalham na escola aprendem através da organização escolar. A organização escolar também aprende, mudando junto com seus profissionais. Consequentemente, os indivíduos e os grupos mudam, mudando o próprio contexto em que trabalham. Por outro lado, Libâneo afirma que existem riscos, pois as propostas neoliberais para a educação falam do projeto pedagógico como materialização da autonomia da escola e em muitos lugares o projeto pedagógico é uma forma de desobrigar o Estado de atender as escolas, deixando a responsabilidade aos professores, às famílias, à comunidade. No outro extremo, ainda, corre-se o risco de pulverizar objetivos e conteúdos, à medida que se restringe a um currículo local. Ele afirma ainda que tudo depende de uma concepção de projeto pedagógico bem segura, realista e sensata. O projeto tem, de fato, um conteúdo político forte seja à direita seja à esquerda. Autonomia absoluta é ilusão. O trabalho coletivo será bem representado no projeto pedagógico se as escolas derem conta de pensar junto e organizadamente: princípios comuns, objetivos comuns, sistema e práticas de gestão negociadas, unidade teórico-metodológica do grupo de professores, sistema explícito e transparente de avaliação do projeto.

Libâneo destaca em seu livro “Organização e Gestão da Escola”: A escola não pode sermais uma instituição isolada em si mesma, separada da realidade circundante, mas integrada numa comunidade que interage com a vida social mais ampla. Dessa forma, o autor afirma que na realidade concreta, todavia, surgem questões não desprezíveis referentes à possibilidade de síntese entre interesses e competências diversas, como é o caso da presença dos pais e estudantes em órgãos colegiados da escola. Nesse sentido não se pode ignorar que cada categoria de sujeitos componentes da organização escolar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com