TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Valorizando a mulher com poemas

Por:   •  23/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.090 Palavras (9 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 9

Projeto coletivo de práticas de letramento em sala de aula

Mulher, minha Inspiração –

Valorizando a mulher com poemas

Nome: Lucineide Fernandes dos Santos, Lúcia Pereira dos Santos, Elisangela Luz Silveira Alves de Oliveira

Número da turma: 160

1. Justificativa

A concepção deste projeto surgiu após conversas que a professora de língua portuguesa realizou com seus alunos do 3º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral Hugo Lôbo, situado no Centro da Cidade de Formosa – GO, com a finalidade de descobrir interesses dos estudantes ou da comunidade escolar que pudessem ser empregados no desenvolvimento de um projeto de práticas de letramento em sala de aula.

Após análise das preferências e dedicação da turma, foi constatado que os alunos pouco se interessavam pela leitura, principalmente leitura de textos poéticos. Por isso, a prática de letramento escolhida para o desenvolvimento do projeto foi a produção de poemas com o tema valorização da mulher. A escolha do tema se justifica em virtude da desvalorização e violência contra a mulher ser uma questão cultural, passada de geração a geração através da educação familiar e vivência social nos mais diversos meios.

Com o advento da internet, os adolescentes e jovens estão sempre interagindo nas redes sociais e outras mídias,isso faz com que estejam expostos a todo tipo de informações muitas vezes distorcidas, como letras de músicas que objetivam as mulheres, casos de violência que são retratados como normais ou justificados de maneira errada por algo que a mulher tenha feito, entre outras.

A prática de letramento de produção de poemas, além de aproximar o aluno da linguagem poética no sentido de familiarizá-lo com esse gênero textual,irá despertar o prazer em ler e ouvir poemas, favorecer a compreensão da linguagem poética como um gênero textual,criar situações de produção textual que possibilitem a expressão de talentos e sentimentos e favorecer a linguagem oral e expressão de emoções.

O tema e a busca pela valorização da mulher nos dias atuais é uma necessidade, pois a violência de gênero continua sendo a principal causa de morte de mulheres no país.Por isso, levar este debate para a sala de aula emuma turma do Ensino Médio que em quase sua totalidade é formada por jovens ainda imaturos, que estão iniciando relacionamentos amorosos, é uma forma de sensibilizá-los quanto à temática, instigar a construção de conhecimentos quanto ao importante papel da mulher na sociedade e tentar diminuir esse problema na comunidade através da conscientização e informação.Além do mais, a escola é espaço privilegiado para debate de temas latentes da sociedade e para a reflexão sobre a postura que deve ser adotada diante de problemas de desigualdade e preconceito.

A produção de poemas é uma prática de letramento local corrente, típica da comunidade, que inclusive possui poetas membros da Academia de Arte e Letras do Planalto (situada em Luziânia – GO). No entanto, em meio aos estudantes é uma prática que estava latente, visto que não era muito valorizada por eles, e por isso a necessidade do projeto para os alunos como forma de valorização,incentivando os alunos à prática da leitura de poemas de autores locais, regionais e nacionais; além de estimular a produção textual, seja oral ou escrito, com a finalidade de desenvolver suas habilidades poéticas e melhorar a autoestima, bem como  influenciar um maior rendimento escolar.

Diante do exposto, a possibilidade de realização do projeto é real, a escola possui estrutura material e imaterial para sua realização, já que não haverá gastos extras e o desenvolvimento do projeto será feito com material didático existente na escola.

2. Projeto de práticas de letramento em sala de aula

2.1. Discussão dos aspectos culturais e sociolinguísticos implicados no projeto

A prática de letramento de leitura e produção de poemas busca vincular o contexto sócio-histórico e características do gênero em sua origem e o contexto atual, em que o gênero assume outras formas e se difunde como uma influência a novos gêneros, inclusive digitais incorporados nas práticas culturais juvenis atuais. No decorrer das atividades, o conteúdo temático e o aspecto composicional do gênero serão objeto de estudo, incluindo leitura, análise e produção, numa sequência didática (SD) que será preparada para explicar o gênero principal.

As variações linguísticas, principalmente a variação histórica, serão abordadas na leiturade poemas de autores brasileiros consagrados nos diferentes períodos literários, para assim, disponibilizar vários tipos de ortografia como maneira de mostrar o modelo adotado nos mais diversos períodos da história do Brasil. A partir disso, as variações linguísticas serão apresentadas para os alunos na concepção de um vocabulário mais refinado, requintado, que era próprio da linguagem utilizada pelos poetas e intelectuais de períodos literários anteriores; posteriormente, os exemplos de poemas antigos serão comparados com poemas contemporâneos com o intuito de perceber a evolução e mudança da língua que acontece juntamente com as mudanças históricas.

2.2. Estratégias gerais para promover a motivação e a adesão dos alunos ao projeto

  • Conferir o conhecimento inicial que os alunos têm sobre poemas e colocá-los em contato com o gênero através de coletâneas existentes na biblioteca da escola.
  • Demonstrar, através de exemplos, a diferenciação entre os tipos de poemas, tais como, haikai, poema-colagemsoneto, poema-dramático, poema-figuradoepopeia. Acrescentando que esta classificação se dá pela disposição dos versos e de outros elementos estruturais.
  • Informar que o poema tem suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais, sendo que até Idade Média eram cantados e como na música, o ritmo sempre teve grande importância.
  • Permitir que os alunos se socializem durante a leitura das coletâneas, interagindo entre si,  estimulando o debate sobre o gênero.
  • Mostrar exemplos de violência doméstica e preconceito em relação à mulher e demonstrar o quanto isso é prejudicial para a sociedade.
  • Explanar, após pesquisa em livros, o papel social da mulher ao longo da evolução da humanidade e o seu progresso.
  • Comentar e demonstrar através de revistas, jornais e outros meios de comunicação, publicações sobre a violência contra a mulher.
  • Debater sobre as principais razões da permanência da violência e desvalorização da mulher.
  • Debater sobre os textos de apoio e incentivar os alunos a respeito da importância do projeto para uma mudança no comportamento social em relação à mulher.
  • Promover, através poemas de autores consagrados, a importância da mulher no cenário social.
  • Elaborar poemas com as várias temáticas sobre a mulher; a violência contra a mulher, o respeito à mulher brasileira; a mulher e as suas conquistas.
  • Promover seminários com as temáticas citadas acima.
  • Promover fórum para estruturação dos resultados propostos durante o desenvolvimento do projeto.

2.3. Mapeamento da rede de gêneros envolvidos na prática e indicação geral de atividades para a sequência didática

  • O principal gênero a ser utilizado será o poema.
  • O ponto de partida será a apresentação do projeto aos alunos incentivando a participação de cada um. Em seguida, haverá discussão sobre o gênero, citando alguns aspectos importantes do poema: características (rima, versos e estrofes).
  • Será apresentado aos alunos um poema sobre as mulheres, Menina e moça, de Machado de Assis, após leitura e apreciação do texto haverá uma discussão sobre o tema e exploração sobre os recursos do texto, bem como o vocabulário utilizado.
  • Dando sequência ao projeto, será proposto aos alunos poemas de outros autores valorizando a mulher e o seu papel na sociedade. Serão apreciados poemas de Cora Coralina, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, entre outros.
  • A sequência didática será realizada através de atividades como leitura de poemas em voz alta, leitura e análise dos poemas apresentados em sala de aula, leitura compartilhada na biblioteca de poemas que os alunos trouxeram de casa e de poemas que gostam e que falam sobre a mulher. Trabalho em grupo comreleitura e paráfrases de poemas conhecidos pela turma. Escrita individual e em dupla de poemas que tenham como tema a mulher e discussão sobre os textos estudados.
  • Para alimentação temática, estratégias de leitura, estudo e produção de textos, serão utilizados e indicados: músicas, textos biográficos, vídeos, filmes que exploram o tema sobre a mulher, textos jornalísticos e livros que serão postos a serviço da realização do projeto.
  • Livros:Reivindicação dos direitos das mulheres - Mary Wollstonecraft; O Segundo Sexo - Simone de Beauvoir; Sobrevivi, posso contar - Maria da Penha – gênero narrativo autobiográfico. Filme:Terra Fria - Niki Caro, 2006.Letras de cancão: Vinícius de Moraes, “Garota de Ipanema”, “Mulher”, de Elba Ramalho e “Você mulher”, de Paula Fernandes.

2.4. Levantamento da multimodalidade presente na constituição do gênero principal e dos auxiliares

O projeto é multimodal, pois é composto por mais de um modo de representação. O poema trabalha com a linguagem verbal na modalidade escrita.Os textos de apoio, além das palavras possuem gravuras, fotos e cores diferentes. O filme possui áudio, linguagem falada e imagens que carregam uma significação cultural que permitem ao leitor infinitas possibilidades de leitura. As músicas além da linguagem mista trabalham também a cultura e diversos estilos musicais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (200.1 Kb)   docx (125.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com