TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa – Violência contra a Mulher O Enfrentamento dessa Questão

Por:   •  25/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  3.927 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....... .................................................................................................4

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇAO DE PROBLEMAS............................................4

3. OBJETIVOS.............................................................................................................5

3.1 Geral......................................................................................................................5

3.2 Específicos..........................................................................................................5

4. JUSTIFICATIVA......................................................................................................5

5. METODOLOGIA.....................................................................................................6

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA..................................................................................6

7. CRONOGRAMA DA PESQUISA...........................................................................8

8 . ORÇAMENTO........................................................................................................8

9. RESULTADOS ESPERADOS...............................................................................8

10. REFERÊNCIAS.....................................................................................................9

1. INTRODUÇÃO

Uma das maiores preocupações do Poder público e de toda a sociedade brasileira, atualmente, é a violência contra a mulher. Mesmo com o advento da Lei nº 11.340, intitulada Lei Maria da Penha, em 2006, essa violência continua significativamente expressiva, conforme atesta o aumento, nos últimos anos, dos registros de agressões e homicídios tendo como vítima a mulher.

A despeito de ter havido uma discreta queda das taxas de homicídios contra a mulher no primeiro ano de vigência efetiva da Lei Maria da Penha (2007), essas taxas aumentaram rapidamente nos anos subsequentes, até 2010, o que leva à conclusão de que as políticas atuais necessitam de constante avaliação para a efetiva redução do quadro de violação dos direitos das mulheres.

Em razão disso, intensifica-se em nosso país o desenvolvimento de políticas públicas para o enfretamento dessa gravíssima questão.

É óbvio que para se enfrentar um problema, primeiramente é necessário conhecê-lo com a maior profundidade possível. E um dos modos de maior eficácia para se obter esse conhecimento é a utilização de pesquisas de opinião.

Esse importante instrumento propicia a identificação das causas e consequências da violência contra a mulher, bem como das formas mais comuns de como ela se apresenta, além de nortear a obtenção dos meios mais eficazes para combatê-la.

Destarte, vale notar a importância de se realizar, em um universo determinado, uma pesquisa que aborde os diversos aspectos da violência contra a mulher, no sentido de orientar as ações de enfrentamento dessa questão, que exige a efetiva integração de diferentes setores, bem como da sociedade civil organizada.

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DE PROBLEMA

A violência contra a mulher no país atinge a todas as classes sociais. O Brasil ocupa, atualmente, o sétimo lugar no ranking mundial dos países com mais crimes praticados contra as mulheres (SPM, 2012). Todo ano ocorrem em torno de 4,5 homicídios para cada 100 mil mulheres.

Nos últimos 30 anos foram assassinadas cerca de 92 mil mulheres, um aumento de 230% no quantitativo de mulheres vítimas de assassinato, tendo sido 43,7 mil apenas na última década, o que denota aumento considerável deste tipo de violência a partir dos anos 90 (O Mapa da Violência – Homicídio de Mulheres no Brasil, elaborado por Júlio Jacobo). Esse documento, baseado em dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde e atualizado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela) e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), divulgou a ocorrência de 4.465 homicídios de mulheres no ano de 2010.

3. OBJETIVOS

3.1. GERAL

Discutir acerca dos efeitos emocionais provocados pela violência doméstica contra a mulher.

3.2. ESPECÍFICOS

• Conhecer dados estatísticos da violência contra a mulher em Matozinhos.

• Realizar um estudo sobre esse tipo de violência nesta cidade.

• Identificar os efeitos emocionais relacionados a essa violência à luz da literatura.

• Entender quais os aspectos psicológicos e sociais e quais as razões que levam os agressores a agirem de forma tão violenta contra as mulheres.

• Entender os aspectos psicológicos e sociais da questão e quais as razões que levam as mulheres vitimas da violência doméstica a permanecerem no mesmo relacionamento.

• Identificar os efeitos emocionais relacionados a essa espécie de violência.

• Pesquisar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com