TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Vaquinha Solidária

Por:   •  1/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 6

O projeto

Nos ajude a conseguir os materiais necessários para desenvolver uma oficina de robótica educacional, incentivando os alunos de uma escola estadual de Goiânia-GO a montar e programar robôs educativos feitos de lego.

O QUE QUEREMOS?

Queremos apoiadores para montar uma oficina de robótica no Colégio Estadual Dr. Antônio Raimundo Gomes da Frota. O colégio é uma unidade de educação de tempo integral da rede estadual de educação da cidade de Goiânia- GO. Uma das atividades desenvolvidas na unidade é uma disciplina eletiva em que os professores ofertam oficinas que considere à realidade da escola e o aluno tem a possibilidade de escolher dentre elas a que ele mais se identifica.

POR QUE QUEREMOS?

Ao observarmos uma sala de aula é possível perceber que os alunos, de forma geral, utilizam a tecnologia apenas como forma de socialização e entretenimento e quase não a aproveitam na sala de aula. E, que muitas vezes o professor precisa competir com elas e ainda conseguir motivar os alunos a estudar.

Procurando utilizar as novas tecnologias como aliadas e motivar os alunos, pensamos em desenvolver uma oficina de robótica que integrasse diversos conhecimentos através da construção e da programação de robôs. A ideia é que a montagem e a programação de robôs contribuam para a mobilização de diferentes conhecimentos interdisciplinares (linguagens, matemática, eletrônica, computação, ciências, física, e muitas outras...), de uma forma prática e divertida. Utilizando, assim, as novas tecnologias, que são apreciadas pelos jovens, para construir conhecimento.

Além da mobilização de conhecimentos, o desenvolvimento da oficina de robótica no nosso colégio contribuirá para fortalecer os

valores humanos dos alunos. Isso por que a oficina de robótica irá valorizar o trabalho em equipe, a capacidade de solucionar problemas, a autonomia, empreendedorismo, senso de cidadania, união, comprometimento, cooperação e responsabilidade.

Apesar de termos a necessidade e a vontade de criar a oficina de robótica, o colégio não tem condições orçamentárias para a realização do projeto, uma vez que a execução do projeto necessita de um investimento considerado alto. Assim, precisamos unirmos força para conseguir realizar mais esse sonho. Um somos fracos mas juntos somos imbatíveis.

O QUE JÁ ESTAMOS FAZENDO?

Como a vontade de realizar o projeto é grande iniciamos a montagem da oficina mesmo sem todos recursos necessários. No início de fevereiro abrimos a inscrição gratuita para a oficina. Desde o início a procura e empolgação dos alunos tem sido muito grande. Atualmente, estão inscritos para a oficina 75 alunos que estão divididos em 3 turmas com duas aulas semanais de 50 minutos cada.

Como ainda não temos todas as ferramentas necessárias, as aulas de robótica têm se resumido a teoria. Com a exibição e a discussão de vídeos sobre a evolução da robótica, os diferentes tipos de mecanismos robotizados, os princípios que fundamentam a robótica, os conteúdos a serem estudados e as ferramentas a serem utilizadas durante a oficina. Temos organizado, também, a estrutura da oficina e definido regras de convivência para o grupo..., mas os alunos estão com uma ansiedade danada para colocar a mão na massa.

Fizemos uma parceria com a Equipe Lego Vorazes da Escola Estadual Professor Sebastião França de Goiânia para realizamos a primeira aula prática de robótica no mês de Abril. Nessa aula prática, os alunos da equipe Lego Vorazes apresentaram o projeto que eles estão desenvolvendo em sua escola e o equipamento utilizado por eles. Foi uma alegria imensa, os meninos colocaram pela primeira vez a mão nas pecinhas de Lego e puderam ver pela primeira vez um robô educativo funcionando. Era perceptível a empolgação de todos os alunos envolvidos, fizeram muitas perguntas e mostraram muita vontade em começar a construir os seus próprios robôs.

Em outra parceria realizada com o SESI Vila Canaã de Goiânia-GO conseguimos realizar a segunda aula prática de robótica em uma visita a sala de robótica do SESI, no dia 07/04/2017. Nessa oportunidade, os alunos das equipes de robótica do SESI Vila Canaã apresentaram o projeto Sentinela desenvolvido por eles e ajudaram os alunos a construir e a programar robôs pela primeira vez. Foi uma experiência muito importante pois pudemos aprender com uma equipe mais experiente, recebemos diversas dicas de como construir a oficina e saímos de lá com ainda mais vontade de desenvolver o nosso projeto.

DO QUE PRECISAMOS?

Para realizar esse projeto esbarramos na dificuldade financeira e nas limitações orçamentárias da escola. Temos a necessidade e a vontade, mas não temos todos os equipamentos necessários. Nesse tempo de crise é preciso de união e colaboração para conseguirmos realizar os nossos sonhos. Para isso, precisamos de:

  • No mínimo 3 ou 4 Kits de LEGO® MINDSTORMS® EV3: Esse kit possui cerca de 601 peças que variam entre processador programável, motores, sensores e peças de lego para montar a estrutura física do robô e o manual de construção do robô. Permitido a construção e a programação de robôs educativos de fácil montagem e programação.
  • No mínimo um notebook que permita a instalação do programa para a programação dos robôs e a realização de pesquisas para o desenvolvimento do projeto.
  • Uma mesa de madeira compensada de 2 x 2,5 m com uma borda de 50 x 100 mm ao redor do perímetro do compensado.
  • Tapete para o desafio do Robô do Torneio
  • Material didático.

O QUE JÁ CONSEGUIMOS? (ATUALIZAÇÃO CONSTANTE)

Sala para o desenvolvimento da oficina : O colégio em que a oficina será realizada disponibilizou uma sala de exibição de vídeo/sala de informática para ser realizada a oficina. Nessa sala há possibilidade de reservar um projeto e um notebook, porém esse equipamento tem que ser compartilhado com a escola inteira e mais de 10 oficinas de outras temáticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com