TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de Atividade interdisciplinar

Por:   •  20/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Proposta de Atividade interdisciplinar.

Conteúdo: Lugar onde Moro.

Publico alvo: 5º Ano.

Objetivo: Estimular o aluno a conhecer o lugar onde mora, conhecendo e verificando o tipo de construções existente nas ruas, avenidas, praças e jardins. Observar a estrutura do local sendo ela rural ou urbana, meio de transporte, preservação ambiental, coleta de lixo, tratamento de esgoto e tratamento de água.

Metodologia: Para execução da pesquisa será realizada uma entrevista com os moradores da localidade, com os seguintes itens a serem pontuados:

  • Nome da rua, bairro, tipo de construção.
  • A rua tem rede de esgoto, recebe coleta de lixo.
  • Quantos anos o bairro tem.
  • Se já morou em área rural.
  •  E se morou como era feito o tratamento de esgoto e coleta de lixo.

Disciplinas envolvidas: Geografia História Ciências e Meio Ambiente.

Avaliação: Por fim, os grupos de alunos iriam apresentar suas descobertas através de cartazes, maquetes e um gráfico mostrando que tipos de construção do local e que recebem a coleta de lixo e esgoto.

Plano de aula - Ensino Fundamental Anos Iniciais

Série: 1º ano

Conteúdos: Água. Onde? Quanto? Quando? Por que? Para quem? Qual a importância? Para que serve?

Objetivos: proporcionar reflexões e conclusões sobre a água no nosso planeta. Conscientizar as crianças sobre a importância da água e sua preservação.

Metodologia: Levantar conhecimentos prévios dos alunos sobre onde está a água, o queanto de água que se tem disponível, o porque de ter, consumir, economizar e por vezes até armazenar. Leitura de diferentes materiais (imagens, livros, histórias em quadrinhos, ou algum outro material que possibilite uma leitura sobre o assunto). Produções sobre o tema (páginas para um livro constrído em conjunto, cartazes, desenhos, etc.

Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Ciências Naturais e Meio Ambiente.

Aula: Primeiramente, todos os questionamentos seriam jogados para os alunos, eles iriam conversar com um colega do lado sobre a ideia e depois iriam compartilhar com toda a turma o que foi conversado. Em seguida nós teriamos contato com os materiais sobre o tema àgua. Exploraríamos juntos o que os materiais teriam a nos passar de informações adicionais. Então os alunos seriam colocados na posição de produtores de novos materiais com base nas reflexões e todo o nosso estudo sobre a água.

Avaliação: Com relação ao sucesso das reflexões, esse seria claramento notado a partir das produções das crianças. Mas não podemos deixar de levar em consideração a participação e o empenho dos alunos, a interação com os colegas durante a realização da atividade.

          Um plano de aula simples porém que envolve  História, Geografia, Ciências Naturais, Meio Ambiente, assim como Responsabilidade Social e Cultural. Que pode com certeza ser adaptado para qualquer seguimento. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (297.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com