TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propostas Para Se Trabalhar Literatura No Ensino médio

Artigo: Propostas Para Se Trabalhar Literatura No Ensino médio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LETRAS

ALINE PEDREIRA DOS SANTOS

PORTIFÓLIO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Cruz das Almas

2014

ALINE PEDREIRA DOS SANTOS

PORTIFÓLIO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].

Prof.

Cruz das Almas

2014

INTRODUÇÃO

Há muito tempo a leitura vem mostrando a importância para a formação de leitores, sendo assim capazes de posicionar-se diante dos fatos expostos na sociedade, onde os mesmos tenham autoconfiança diante dos acontecimentos cotidianos. Desse moto a leitura se configura com um poderoso e emocional instrumento literário para sobrevivência do homem. Dessa forma é preciso entender a responsabilidade do papel do professor no Ensino Médio, pois o ensino da literatura não vem alcançado plenamente os objetivos essenciais que são: a formação de leitores competentes, de textos literários ou não, e a consolidação de hábitos de leitura. Por este motivo, as discussões iniciam exatamente pela dificuldade de entendimento, principalmente pela literatura de época, pelos estudantes brasileiros.

A triste realidade relata que na sala de aula o professor, depois de aplicar textos propostos de leitura o aluno não consegue interpretar ou entender, o que ele está lendo. É notável a grande dificuldade que os alunos do ensino médio têm para entender a necessidade da prática de leitura e a importância de estudar literatura.

O presente trabalho tem como propósito expor a atuação pratica e os métodos utilizados ao estudo da língua portuguesa, as metodologias aplicadas pelo professor em sala de aula, os conteúdos usados pelos mesmos, à realidade presente nas escolas e o desempenho dos alunos diante a essa realidade vivenciada na verificação da aprendizagem. Acreditamos que com a evolução de atitudes e uma mudança, facilitaria e, principalmente ajudaria os alunos a enxergarem o aprendizado da literatura como um ensinamento positivo a suas vidas acadêmicas e com certeza, em suas vidas como cidadãos. Esta proposta inovadora de ensino tem a finalidade de tornar as aulas mais produtivas e estimuladas, dessa forma é preciso entender que o estudo da literatura não é apenas ler e decifrar, mais sim compreender o texto e construir sentido.

DESENVOLVIMENTO

Para despertar o interesse e haver criatividade dos alunos durante as aulas, o presente trabalho tem como base o pressuposto de que o sujeito só realiza a aprendizagem no processo de interação. Inicialmente serão desenvolvidas algumas atividades inovadoras a serem aplicadas, onde o assunto escolhido para desenvolver as atividades será sobre o Romantismo no Brasil. Esse trabalho será elaborado em cinco etapas.

1ª etapa

Os alunos com ajuda do professor escolherão alguns clássicos do romantismo da literatura brasileira por meio de uma explicação dialogada do contexto histórico, dos autores e das características dessa escola literária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com