TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática e Vivência

Por:   •  22/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Língua Portuguesa

O estudo da disciplina da língua portuguesa que envolve o domínio da língua oral e escrita destina-se a preparar o aluno para a utilização da linguagem em suas diversas situações de uso, como por exemplo, na comunicação através das relações sociais, no acesso à informação, entre outros.

O conhecimento da língua portuguesa também se faz de fundamental importância para o acesso às demais áreas do conhecimento.

A literatura do Cordel é uma espécie de “poema popular”, oral e impressa em folhetos, que são usualmente pendurados em cordas para a venda (muito popular no nordeste). Através da rima os cordéis utilizam também recursos textuais como o exagero, os mitos, as lendas, e atualmente, o uso de ironia ou sarcasmo para fazer críticas sociais ou protestos.

2. JUSTIFICATIVA:

A escolha da leitura de Cordel como tema se deve ao caráter motivador para a aprendizagem no âmbito da leitura e escrita.

A narrativa informal, e algumas vezes regionalizada, dos cordéis possibilita a aproximação do cotidiano do aluno, mobilizando seu potencial para expressar ideias, desenvolver senso-crítico, adquirir conhecimentos culturais e para ampliar seus conhecimentos sobre o gênero textual em questão.

3. OBJETIVOS:

O objetivo geral das atividades é introduzir / ampliar o conhecimento sobre a Leitura de Cordel.

Os objetivos específicos englobam estimular o aluno à pratica de produção textual, desenvolver a oralidade, desenvolver a escrita e estimular a prática de leitura de poemas. Para isso, o aluno realizará atividades que entre elas está a criação de um folheto a ser exposto no mural da escola.

4. RECURSOS:

Papel sulfite, canetas, barbante e cola.

5. TEMPO ESTIMADO:

6 aulas de 50 minutos cada.

6. DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS:

1º Etapa - Aula expositiva, onde será introduzido o tema.

Dividir a sala em grupos e pedir aos alunos que realizem uma pesquisa sobre o tema.

2º Etapa - Apresentação dos grupos sobre a pesquisa.

3º Etapa - Trazer textos em cordéis para que possam ser lidos e discutidos em sala de aula.

4º Etapa - Trazer material audiovisual, para que os alunos possam assistir vídeos sobre a história dos Cordéis para que possam escutar a musicalidade cadenciada das rimas.

5º Etapa - Trazer o filme “A Quenga e o Delegado”, inspirado no cordel de Antonio Kelvisson Vianna de Lima, para atrair o interesse dos alunos sobre a linguagem do cordel.

6º Etapa - Entregar aos alunos o papel sulfite em branco para a criação dos folhetos. Os folhetos serão pendurados em um barbante e exposto na escola.

7. AVALIAÇÃO:

Avaliação sobre o entendimento do tema abordado, escrita, oralidade e criatividade. Observar o interesse do aluno durante a execução das atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com