TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUADRO DAS TENDÊNCIAS PEDÁGOGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR

Por:   •  25/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 6

QUADRO DAS TENDÊNCIAS PEDÁGOGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR

TENDÊNCIA

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO

CONCEPÇÃO DE HOMEM

CONCEPÇÃO DE ESCOLA

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

PRINCIPAIS INTELECTUAIS

 

 L

 I

Liberal Tradicional

Relacionamento professor – aluno: Predomina a autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno e impede qualquer comunicação entre eles no decorrer da aula

Pressupostos de aprendizagem: Os programas são organizados em sequência lógica e psicológica, fazendo com que a aprendizagem, na pedagogia liberal tradicional, seja receptiva e mecânica, desconsiderando as características próprias de cada idade.

Papel da escola / métodos / conteúdos: Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. Exposição verbal da matéria e/ou demonstração. Conhecimento e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas.

Na tendência há a preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade. Há a exposição e demonstração verbal da matéria.

Manifestações: Podem ser incluídas escolas religiosas ou leigas que adotam uma orientação clássico-humanista ou uma orientação humano -cientifica que é mais próximo das escolas predominantes em nossa história educacional

Autores: Johann Friedrich Herbart; João Amós Comênio; Soren Kierkegaard e os jesuítas.

 

 B

E

Liberal renovada progressista

Relacionamento professor – aluno: Não há privilégio para o professor, passa assumir o papel de auxiliar do desenvolvimento garantindo a harmonia dentro da sala de aula

Pressupostos de aprendizagem: É baseada na motivação, na estimulação de situação problemas e das disposições internas e interesses dos alunos.

Papel da escola / métodos / conteúdos: Adequar as necessidades individuais ao meio social organizando de forma a retratar a vida. Contém a ideia de aprender fazendo, por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas. Os conteúdos são estabelecidos em função de experiências vividas pelos alunos diante dos desafios e situações problemas.

Na tendência a escola deve ajustar as necessidades individuais ao meio social. A aprendizagem é baseada na motivação e na estimulação de problemas. A metodologia utilizada é feita através de experiências, pesquisas e método de solução de problemas.

Manifestações: Vem sendo passada de forma progressiva, pois, sua aplicação é reduzida por falta de condições objetivas como também pode chocar com a prática pedagógica que é basicamente tradicional 

Autores: Dewey, Decroly, Montessory, Claparede, Piaget, Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando Azevedo, Lauro de Oliveira Lima.

R

A

Liberal renovada não diretiva

Relacionamento professor – aluno: Propõe uma educação centrada no aluno, visando forma sua personalidade através da vivencia de experiências significativas

Pressupostos de aprendizagem:

Aprender é modificar as percepções da realidade.

Papel da escola / métodos / conteúdos: Formar atitudes preocupando-se mais com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Prevalece quase que sempre o esforço do professor em desenvolver um estilo para facilitar a aprendizagem do aluno. Os processos de ensino visam favorecer aos estudantes os meios para buscarem por si mesmos os conhecimentos.

Na tendência se enfatiza a formação de atitudes, o método é baseado na facilitação da aprendizagem, onde aprender é modificar as percepções da realidade. O Professor é auxiliador das experiências. Procura desenvolver o aprendizado, priorizando o sujeito, considerando-o inserido numa situação social.

Manifestações: Essa tendência influencia um número expressivo de educadores e professores, principalmente orientadores educacionais e psicólogos escolares que se dedicam ao aconselhamento. Autores: Rousseau,

Carl Rogers e

Escola Summerhill (de Alexander Neill).

L

Liberal tecnicista

Relacionamento professor – aluno: Propõe uma administração pelo professor das condições de transmissão da matéria, conforme um sistema instrucional eficiente e efetivo em termos de resultados da aprendizagem: o aluno recebe, aprende e fixa as informações.

Pressupostos de aprendizagem: Aprender é uma questão de modificação de desempenho, o bom ensino depende de organizar eficientemente as condições estimuladoras, de modo a que o aluno saia da situação de aprendizagem diferente de como entrou.

Papel da escola / métodos / conteúdos: Funciona como modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas, cabe à escola organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global. Método consistente nos procedimentos e técnicas necessárias ao arranjo e controle nas condições ambientais que assegurem a transmissão/recepção de informações. Os conteúdos são informações ordenadas numa sequência lógica e psicológica

A tendência é modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. Os procedimentos e técnicas preparam para a transmissão e recepção de informações. A aprendizagem é baseada no desempenho (aprender-fazendo). O Professor é o técnico e responsável pela eficiência do ensino.

Manifestações: A aplicação da metodologia tecnicista não configura uma postura tecnicista do professor, antes, o exercício profissional continua mais para uma postura eclética em torno de princípios pedagógicos assentados nas pedagogias tradicionais e renovados

Autores:

Skinner, Mager, Bloom, Cosete Ramos, Watson e Pavlov.

P

R

 O

G

Progressista libertadora

Relacionamento professor – aluno: A relação professor-aluno é de igual para igual, estabelecida horizontalmente, portanto, não autoritária e não diretiva.

Pressupostos de aprendizagem:  Educação problematizadora como força motivadora da aprendizagem.  Aqui aprender é um ato de tomar conhecimento da realidade concreta e só tem sentido se resulta de uma análise crítica dessa realidade, ou seja, resolvendo situação problema.

Papel da escola / métodos / conteúdos: A atuação de ensino é não formal, questiona a realidade do homem com a natureza, é uma educação crítica. Método Fundamentado principalmente numa relação dialógica entre educador e educando, para a transmissão do conhecimento. Focado nos grupos de discussão, o professor é animador que deve caminhar junto com os educandos e intervindo o mínimo possível. Conteúdo denominado “temas geradores” são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos.

A tendência dá ênfase ao não-formal. É crítica, questiona as relações do homem no seu meio, visa levar professores e alunos a atingirem um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. O homem cria a cultura na medida em que, integrando-se nas condições de seu contexto de vida, pensa sobre ela e dá respostas aos desafios que encontra.

Manifestações: A tendência freiriana tem como primeira experiência o Movimento de Cultura Popular no Recife, em 1964. Mais tarde no Projeto de Educação de Adultos, através do Círculo de Cultura e Centro de Cultura Autores:

Paulo Freire, Moacir Gadotti e Rubem Alves.

    R

E      

S

 S

Progressista libertária

Relacionamento professor – aluno: O professor se mistura ao grupo para uma reflexão comum, não devendo impor suas concepções e ideias, cuidando para não transformar o aluno em objeto. Dessa forma, o professor é um orientador e catalizador (dinamizador), e os alunos livres.

Pressupostos de aprendizagem:

 A ênfase na aprendizagem informal, via grupo e a negação de toda forma de repressão.

Papel da escola / métodos / conteúdos:   A transformação da personalidade do indivíduo, num sentido libertário e auto gestionário. Os métodos de ensino são baseados na vivência grupal na forma de auto-gestão. As matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não exigidas.

A tendência visa à transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. A metodologia enfoca a livre-expressão, o contexto cultural, a educação estética. Os conteúdos são disponibilizados para o aluno, mas não são exigidos. Resultam das necessidades do grupo. O professor é conselheiro, monitor à disposição do aluno.

Manifestações: Abrange quase todas as tendências do antiautoritarismo e a auto-gestão são os princípios fundamentais da proposta pedagógica anarquista que abrange correntes como: libertários, psicanalistas e sociólogos Autores:

 Freinet, Lobrot (discípulo de Freinet), Maurício Tragtenberg, Miguel Gonzales, Arroyo e Vasques.

     

   I

S

  T

 

A

Progressista crítico-social dos conteúdos

Relacionamento professor – aluno: A grande tarefa do professor é abrir perspectivas a partir dos conteúdos relacionados com o estilo de vida dos alunos, tendo consciência dos contrastes entre sua própria cultura e a do aluno.

Pressupostos de aprendizagem: Aprender é desenvolver a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente, organizando os dados disponíveis da experiência.

     Tem ênfase, na aprendizagem significativa que tem base nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos.

Papel da escola / métodos / conteúdos: A escola deverá voltar-se para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental por meio da aquisição de conteúdos (difusão dos conteúdos) e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. O método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber trazido de fora.

Os conteúdos são culturais universais que se construíram em domínios de conhecimento relativamente autônomos, incorporados pela humanidade frente à realidade social.

Na tendência, a escola é parte integrante do todo social e orienta o aluno para a participação ativa na sociedade. O método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado. O Professor é autoridade competente que direciona o processo ensino-aprendizagem. É o mediador entre conteúdos e alunos. O ensino/aprendizagem tem como centro o aluno. Os conhecimentos são construídos pela experiência pessoal e subjetiva.

Manifestações: O marco teórico da pedagogia crítico-social dos conteúdos é o ano de 1979, quando se vislumbrou que a prática pedagógica propõe uma interação entre conteúdo e realidade concreta, visando a transformação da sociedade (ação-compreensão-ação)     

Autores:. Dermeval Saviani, Marx, Grasmci, Kosik, Snyders, José C. Libâneo, Carlos R. J. Cury e Guiomar N. de Mello.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com