TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais São as Características Principais dos Multifilamentosos?

Por:   •  6/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Quais são as características principais dos multiletramentos?

O conceito de Multiletramento compreende-se por levar a informação com dados de gráficos e tabelas, imagens, figuras, fotos, vídeos e áudios que pode ser levada aos alunos de várias formas e cada uma delas em seu dispositivo específico. Atualmente, os estudiosos da comunicação e da educação chamam esses textos de multissemióticos.  Novas características de texto como multimodalidade, multissemiose ou multiplicidade de linguagens é o que se entende por multiletramento.        

  1. Conforme a autora, quais seriam as diferenças principais entre “letramento” e “multiletramento”?

O letramento clássico aparece, principalmente, na linguagem verbal, escrita, falada e impressa. As relações de poder são pré-determinadas. Quem escreve é o detentor da ideologia e do saber. Quem consome um texto escrito lê e se apropria das ideias do outro, mas não pode interferir nelas.  

 Enquanto o multiletramento tem algumas características importantes: é colaborativo, é multimodal e permite interações a todo momento, é interativo em vários níveis (na interface, nas ferramentas, nos espaços, nas redes sociais e nas estruturas de hipertexto.)  No multiletramento, o elemento visual é muito forte.  Existe a utilização de imagens e vídeos, assim como uma gama de materiais disponíveis online que promovem a interatividade. É necessário que o professor inclua na aprendizagem textos que trabalhem as condições estruturais que incluam a aprendizagem de linguagens verbais e não-verbais e que incentive o desenvolvimento de proficiência para melhor entendimento das novas tecnologias que requerem habilidades que vão além das práticas escritas e faladas.  

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (25.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com