TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Importância Dos Jogos Para A Alfabetização

Pesquisas Acadêmicas: Qual A Importância Dos Jogos Para A Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a importância do jogo para a linguagem e escrita?

Segundo Vygotsky “o jogo é imprescindível para o desenvolvimento cognitivo, pois o processo de criar situações imaginárias leva ao desenvolvimento do pensamento abstrato”. Isso acontece porque novos relacionamentos são criados no jogo entre significados, objetos e ações. Leontiev acredita que “a ação dá sentido à brincadeira, levando a criança à descoberta da realidade objetiva”. Assim, o papel da atividade lúdica passa a determinar tanto as relações das crianças com o objeto estudado quanto com as afinidades estabelecidas entre os participantes do jogo. O jogo, o aprendiz experimenta os fatores e as variantes estipuladas pela sociedade, podendo assim concordar ou discordar deles, o que contribui para seu desenvolvimento social, levando-o a aprender, a solucionar conflitos, a fazer negociações, a ser leal e a usar estratégias, tanto de cooperação quanto de competição social, usando futuramente para um encontro com o mundo.

Para o construtivista Jean Piaget (1978, p. 190) “...o organismo assimila incessantemente o meio à sua estrutura, ao mesmo tempo em que acomoda a estrutura ao meio, a adaptação constituindo um equilíbrio entre tais trocas”.

A aprendizagem depende em grande parte da motivação. Observando as necessidades e os interesses dos alunos, despertando sua confiança, autonomia, curiosidade, iniciativa própria e estimulando-os a exprimir seus pensamentos, o professor estará ajudando seus alunos na construção de novos saberes.

Após a aplicação dos jogos, o professor passa a observar as atividades cognitivas (raciocínio, argumentação); o comportamento social (cooperação, conflito, interação); grau de interesse, motivação, satisfação, tensão aparente durante o jogo (emoções, afetividade); valores, idéias que possam contribuir no envolvimento do jogo; o grau de iniciativa, criatividade, autonomia e a criticidade que o jogo propicia ao aluno para que possa usufruir dessas experiências ao longo de sua vida.

O jogo é uma atividade inerente ao ser humano que infelizmente, na maioria das vezes, é esquecido ou não praticado no processo de aprendizagem. É por meio dos jogos desenvolvidos com criatividade que o professor poderá alcançar os objetivos do ensino ao educando com necessidades educacionais especiais com mais eficácia, utilizando-se também dos conhecimentos prévios do aluno em uma visão colaborativa na construção do conhecimento.

Os jogos didáticos são uma importante ferramenta na construção do conhecimento, uma vez que esses se caracterizam como uma forma viável e alternativa para auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem.

Quais jogos são alfabetizadores?

Silabário, pescaria, alfabético móvel, bingo das letras, boliche dos alfabetos, jogo das argolas, quebra-cabeça, jogo da memoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com