TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões e Reflexões - Formação específica

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

TRABALHO EM GRUPO - TG

                                        Aluna:

           

         

                                           ROSICLÉIA DIAS CARNEIRO                                RA 1205666

 

                                                                      POLO

                                                      TOCANTINÓPOLIS-TO

                                                                       2015


[pic 3]1

                                            TRABALHO EM GRUPO (TG)

     Disciplina: Questões e Reflexões - Formação específica

     Professora: Cielo Festino

[pic 4]     Observação: “Você deverá desenvolver a proposta e entregar em um único arquivo no link de resposta, conforme orientações no modelo Estudos Disciplinares na sua comunidade.”

     Leitura e discussão do conto “O Safári Definitivo”, de Nadine Gordimer.

     Leia o conto “O Safári Definitivo”, de Nadine Gordimer e responda às perguntas abaixo:

     1.   Considere o contexto histórico do conto. A narrativa acontece em Moçambique, quando um grupo de rebeldes, Renamo, tentou derrocar o governo marxista e muitas pessoas procuraram asilo na África do Sul. A África do Sul, durante o regime do Apartheid (19481992), temerosa das novas nações liberadas, com governos negros, favorecia as guerrilhas que tentavam desestabilizar estas novas nações.

     a.   Qual é posição de Gordimer frente a essa situação?

     Na situação social do país durante esse período ela tem consciência de que falar abertamente contra o governo ou sobre as terríveis coisas que acontecem devido ao apartheid pode levá-la à prisão ou até mesmo causar a sua morte.

     b.   Qual seria o tema principal do conto?

2

    A guerra em Moçambique. Fuga de uma menina com sua família e da etnia negra rumo à áfrica do Sul, tentando escapar de bandidos que roubam e matam as pessoas.  

[pic 5]     2.   Quem narra a história?

    Narrada por uma menina, que com os irmãos e guiados pelo avó que fogem em direção a África do Sul.

     3.   Analise a linguagem da narradora. Ela é uma moça negra. Porém, a linguagem que ela usa seria a de uma pessoa branca, que fala inglês. Por que Gordimer escolhe este tipo de linguagem?

      Nadine Gordimer faz com que a diferença dessa história em particular é o fato de que em grande parte da narrativa, o leitor não tem muita consciência da raça a que a narradora pertence. Por a linguagem ser rica na literatura e foi se desenvolvendo ao  longo dos  tempos,  através de uma história social e política a qual ganhou repercussão mundial, principalmente entre os negros. Assim, essa técnica ajuda muito a autora a maximizar a empatia dos leitores pela personagem e efetivamente contribui para seu intento de divulgar ao mundo os efeitos desumanizadores do sistema do apartheid em seu país.

    4.   Qual o lugar da mulher no conto? Analise a figura da mãe, da avó e das outras mulheres com quem fogem através do Parque Krueger.

     Ela é uma mulher forte que consegue resistir à fome, à sede e ao cansaço, conseguindo levar seus netos ao campo de refugiados. É ela que consegue sustentar as crianças, mesmo com o pouco que consegue, comprando principalmente roupas para irem à escolas para que tenham um futuro quando chegarem a fase adulta. porque a mãe os abandonou e nunca mas voltou. A mulher tem um papel muito importante no conto, a figura da mãe que se arriscou assumindo a responsabilidade de salvar seus filhos daquela situação

    5.   Que lugar precisam cruzar? O que este lugar significa no nível simbólico?

     Precisam cruzar o Parque Kruger. Um lugar onde eles teriam paz, esperança e conforto, que vão ao parque para se divertir.

    6.   Considere a figura dos leões. O que significam no nível simbólico?

3

     Sempre que sente a presença dos leões eles são obrigados a irem para longe ou mudar o caminho para não morrerem, que são considerados soldados.

    7.   O que representa uma vida melhor neste novo lugar?

     Apesar de todos os refugiados viverem sob o mesmo teto há paz e eles não precisam mais fugir.  Poderiam ter suas necessidades básicas , alimentação e moradia. Ali recebem cuidados médicos e pode ir a escola enquanto esperam que a guerra acabe e possam retornar às suas casas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (205.8 Kb)   docx (128 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com