TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DE ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.162 Palavras (13 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

INTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

CAMPUS CRATEÚS

LICENCIATURA EM LETRAS

DINA PEREIRA CHAVES

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DE ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

CRATEÚS

2018

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA        4

3.        OBJETIVOS DO ESTÁGIO        4

3.1 OBJETIVO GERAL        4

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4

4.        REFERENCIAL TEÓRICO        4

5.        METODOLOGIA        5

6.        ATIVIDADES DE OBSERVAÇÃO        5

6.1 OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO        5

6.2 OBSERVAÇÃO DA REGÊNCIA        6

6.3 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO        8

6.4 LIVRO DIDÁTICO        9

7.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

8.        REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

A prática da docência bem como o estágio nos cursos de licenciatura são de fundamental importância para a formação dos futuros profissionais da educação. É no estágio onde os acadêmicos observam que teoria e prática ainda são distantes entre si e que isso é um desafio posterior como professor em atividade forma-las numa única unidade.

Na formação profissional o professor precisa entender que aprendizagem é um processo continuo, que vai mais além de querer ampliar as técnicas de ensino pré estabelecidas ou revoluciona-las. Inclui também autonomia, capacidade de decisão e criatividade para o exercício profissional competente, assim como a compreensão de que educação não se limita exclusivamente ao repasse de informações mas em ajudar a formar indivíduos críticos, com consciências das suas decisões tomadas e consequências delas. O professor exerce um papel ímpar nesse apoio ao desenvolvimento da criticidade de seus alunos e essa é uma grande responsabilidade porque ignorar isso pode contribuir para o aumento de mentes alienadas nas salas de aula.

De acordo com Marcelo Gárcia (1999), compreende-se formação de professores como um campo de investigação onde se concentra o estudo sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento da competência profissional. Para Marcelo Gárcia (1999, p 26),

 

“A Formação de Professores é a área de conhecimentos, investigação e de propostas teóricas e práticas que, no âmbito da Didática e da Organização Escolar, estuda os processos através dos quais os professores – em formação ou em exercício – se implicam individualmente ou em equipe, em experiências de aprendizagem através dos quais adquirem ou melhoram os conhecimentos, competências e disposições, e que lhes permite intervir profissionalmente no desenvolvimento do seu ensino, do currículo e da escola, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação que os 3 alunos recebem.”

 

        Tendo em visto isso entende-se que os acadêmicos dos cursos de licenciatura entram na faculdade com uma noção do seu campo de trabalho devido ao fato ter vindo de uma sala de aula, pela sua vivencia como aluno ele já pode antes mesmo de iniciar os estágios começar a desenvolver estratégias para melhorar sua atuação como professor, procurando meios de facilitar o processo ensino-aprendizagem de seus alunos.

        Este relatório resulta das visitas feitas a Escola de Cidadania Airam Veras, localizada na cidade de Crateús – CE, cujo objetivo foi a observação da prática docente no 6º ano A e B do ensino fundamental II. Procurando relatar e discutir as experiencias vividas  baseando-se em autores como Paulo Freire (1996), Libâneo (1994) e Veiga (2003).

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

  • Nome da escola: Escola de Cidadania Airam Veras
  • Endereço: Rua Capistrano de Abreu, SN – Bairro Maratoan
  • Série 6º ano do Ensino Fundamental II
  • Turma: A e B
  • Turno: manhã e tarde
  • Diretor: Edilson Alves Martins Pinto
  1. OBJETIVOS DO ESTÁGIO

3.1 OBJETIVO GERAL

Fazer um relato bem discutir sobre as observações e experiências vividas na Escola Airam Veras

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender a diferença entre teoria e prática no contexto atual das escolas públicas brasileiras;
  • Abordar a questão da educação especial dentro da sala de aula;
  • Fazer uma analise do contexto social dos alunos e os motivos que de fato os levam a frequentar a escola;
  • Examinar as experiências do estagio fazendo uma reflexão sobre a construção do profissional educador.
  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Os conceitos que se empregam para os termos “ensinar” e “aprender” vêm de uma profunda relação da importância da didática no processo de ensino e aprendizagem. O ensino não deve ser compreendido como uma ação mecânica que não necessite de adequações constantes, a forma de ensinar, as vias utilizadas, e o modo de avaliação devem ocorrer de maneira que a aprendizagem seja de fato conseguida.  

A aprendizagem acontece através de um processo de assimilação de qualquer forma de conhecimento, seja ele mais simples ou mais complexo, segundo Libâneo (1994) as pessoas estão sempre aprendendo. Para que ocorra a aprendizagem se faz necessário que haja todo um processo de absorção por parte dos alunos com a devida orientação do professor para compreender, refletir e aplicas os conhecimentos obtidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (193.5 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com