TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DA OBRA CURSO DE LETRAS FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  25/7/2020  •  Resenha  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA

INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS

CURSO DE LETRAS

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

DOCENTE: PROF. DR ODORICO FERREIRA CARDOSO NETO

DISCENTES: SUELY MARIA DOS SANTOS E NICOLLE ALVES GARCIA

Resenha da Obra

Severino, Antônio Joaquim. Filosofia da Educação: Construindo a cidadania.

São Paulo: FTD, 1994, 152 p.

Este é um livro útil e bem redigido. Segundo o autor “A proposta do livro nasce de uma concepção do papel que o educador deve desempenhar em sua prática profissional, bem como das exigências de sua formação, o que implica, por sua vez, uma concepção da educação e da própria Filosofia”. (p. 9). O propósito central da obra é introduzir os alunos à experiência da reflexão filosófica sobre a educação.

O livro é dividido em 12 capítulos englobando conceitos compostos de um texto de apresentação e a partir dele, sendo desdobrado em análises e reflexões. O autor explicita a questão quando diz que: “a educação é um processo que envolve questões relacionadas com o conhecimento (Epistemologia), com os valores presentes no agir humano (Axiologia) e com a própria condição da existência do homem (Antropologia)”. Conclui o pensamento quando afirma que: “Essas questões não se esgotam na abordagem, feita pelas ciências particulares da Educação. É preciso, portanto, trata-las utilizando uma abordagem filosófica”. (p. 16).

Desperta a atenção à forma cuidadosa da explanação do autor sobre os currículos atuais dos cursos de formação do Magistério, para neles situar a Filosofia da Educação, mostrando o sentido dessa disciplina na formação do profissional da Educação. Discorre sobre tópicos fundamentais nessa formação dando um destaque especial as suas relações com o trabalho, com a sociedade e com a cultura simbólica. Analisa diversos aspectos relacionados com a condição do educador como trabalhador, discute também relações da educação com a condição de cidadania e de democracia, a formação política do educador, a significação ideológica do discurso pedagógico, entre outros.

Não menos importante é a abordagem dedicada às algumas considerações sobre a dimensão ética da educação e suas implicações para a vida propriamente dita, como também para o trabalho profissional do educador. “... a Ética tem a ver não só com referências puramente conceituais, mas também com referências econômicas, políticas e sociais”. (p.143). Ética está amplamente ligada a prática de uma educação transformadora.

Como argumenta o autor em suas considerações finais, “... a Educação precisa assumir nos dias de hoje é aquela de um processo voltado para a instauração da cidadania”. (p.148). Ele sugere um engajamento crítico, motivado pela vontade de “fazer a diferença”: “... o homem não se define mais a partir de uma natureza imutável, como idealizava a metafísica, nem como prolongamento da natureza orgânica, como acreditava a ciência, dominada pelo espírito positivista”. (p.148). Assim ele conclui ressaltando a importância da ação efetiva e consciente do homem para a transformação das realidades e desafios existentes: A Educação que forma e transforma: “A educação cabe, pois como prática intencionalizada, investir nas forças construtivas dessas mediações, num procedimento contínuo e simultâneo de denúncia, desmascaramento e superação de sua inércia de entropia, bem como de anúncio e instauração de formas solidárias de ação histórica, buscando contribuir, a partir de sua própria especificidade, para a construção de uma humanidade renovada”. (p.149).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com