TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: O que é filosofia?

Por:   •  10/11/2015  •  Resenha  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  5.506 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS CAPIM GROSSO[pic 1]

Recredenciada: PORTARIA N° -344, DE 5 DE ABRIL DE 2012

Site: www.faculdadecapimgrosso.com.br  - Fone (74) 3651-1543

No livro de Caio Prado Jr, o que é filosofia. O autor quer esclarecer a diferença entre ciência e filosofia. A ciência é um conhecimento sobre um determinado experimento empírico da realidade e a filosofia é o conhecimento do conhecimento e não a extensão das ciências.

Na obra o autor expressa as distinção entre as filosofias de Platão e Aristóteles ao qual, a filosofia de um tem caráter ‘’mais literário’’ e o outro, um sentido ‘’mais científico’’.

De acordo com o livro Caio Prado Jr. A ciência ocupa-se de dados experimentais colhidos na consideração direta das feições e ocorrências da realidade. A filosofia como idéias, diríamos melhores conceitos ou representações mentais daquela realidade exterior carregada pela experiência.

Para o autor filosofia é uma ‘’especulação infinita e desregrada em torno de qualquer assunto ou questão’’. A filosofia é conhecimento que de certa forma se ocupa dos mesmos objetos que as ciências em geral. Portanto não pode ser um prolongamento da ciência, mesmo porque se o objeto fosse identicamente não haveria razão para existência da mesma, e somente através dele, que a

FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS CAPIM GROSSO[pic 2]

Recredenciada: PORTARIA N° -344, DE 5 DE ABRIL DE 2012

Site: www.faculdadecapimgrosso.com.br  - Fone (74) 3651-1543

filosofia há de se distinguir da ciência, como disciplina à parte.

Caio Prado Jr, visa o universo que envolve o homem é de que ele também participa, o objeto da filosofia é precisamente esse ‘’conhecimento’’ de tais formas e ocorrências, mas ainda, sobre tudo porque esse tem sido o seu campo de ação mesmo quando por falsa perspectiva.

O autor se expressa de maneira clara que os pensadores Rafael Demos que na vida da razão fazendo dela um mundo supra-sensível. E foi esse processo que permitiu a Platão abrir as formulações da lógica formal, que foi desenvolvida por seu sucessor Aristóteles, constitui a linha do pensamento com grande sucesso.Já Galileu e seus sucessores por sua vez tirando objetos de alturas para o solo constatavam seus métodos com inspiração na metafísica. Porém o pioneiro Locke foi do materialismo moderno deriva as idéias que constituem o conhecimento das sensações que marcaria na mente.

como impressões. O idealista Hegel com o processo de elaboração do conhecimento e formação trouxe a maior contribuição de todos os tempos para elucidação do

FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS CAPIM GROSSO[pic 3]

Recredenciada: PORTARIA N° -344, DE 5 DE ABRIL DE 2012

Site: www.faculdadecapimgrosso.com.br  - Fone (74) 3651-1543

problema do conhecimento. Marx, outro símbolo marcante da filosofia segue outro caminho inspirando-se na dialética, com isso anula o homem pensante e filósofos da liberdade humana de livre arbítrio.

Observou-se neste livro que filosofia é uma modalidade de conhecimento e há diferença entre conhecimento científico e conhecimento filosófico. Foram observados também as diferentes interpretações dos filósofos da Grécia antiga e dos grandes Pensadores de toda a história da humanidade como Descartes, Hegel e Karl Marx.

Caio Prado Jr., conseguiu de maneira clara e direta, dar uma introdução ao estudo da filosofia, distinguindo a dá ciência. Expondo visões diversas sobre a filosofia, porém de forma literária e expressiva, entretanto a filosofia faz nos pensar e questionar de todo e qualquer assunto ao nosso redor,se não existisse a filosofia teríamos que acreditar em qualquer coisa que nos disséssemos. Chegamos a Conclusão que a filosofia é imprescindível na formação do cidadão pois todos precisam de uma reflexão filosófica para o aumento da consciência crítica e para a participação na comunidade em que pertencemos,portanto todos nós

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (171.3 Kb)   docx (665.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com