TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do curso de administração

Por:   •  18/3/2017  •  Resenha  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: SEMINÁRIO TEMÁTICO V

DOCENTE:

DISCENTE: Rondikley Nascimento Santos do Vale

POLO: MACAU,RN

RESENHA CRÍTICA DA REPORTAGEM DO GOVERNADOR ROBINSON FÁRIAS: NOMEAÇÃO E POSSE DA NOVA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ESTADO DO RN, EM 03/05/2016. Disponível em: http://www.educacao.rn.gov.br/ Acesso em 6 de maio de 2016.

A reportagem trata da nomeação da Secretária de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte, a Srª Cláudia Santa Rosa, pelo governador em exercício, o Sr. Robinson Farias, discute também as metas a serem cumpridas.

Analisando as estatísticas recentes, o Rio Grande do Norte apresenta dados desfavoráveis com relação ao analfabetismo, por isso a preocupação em garantir uma educação igualitária para todos. E reverter este quadro, é o principal objetivo do governo.                                                                                                Num primeiro momento, a reportagem descreve o perfil técnico da nova gestora, bem como suas qualificações profissionais. A srª Claúdia Santa Rosa assumiu o cargo afirmando que não medirá esforços para fazer uma educação melhor em nosso estado, e de modo geral, alterar os índices desfavoráveis e cuidar melhor da nossa juventude.

Um dos pontos abordados pela matéria é que a principal meta do Plano de governo na Educação do RN é a redução do analfabetismo, que chega a quase, impressionantes, 20% (vinte por cento) da população do estado. A oferta de uma escola pública de qualidade também faz parte dos planos e metas da nova secretária. No entanto, reconhecer que essa tarefa não será nada fácil, tendo em vista que esses dados negativos acompanha o estado há muito tempo. De certo modo, a intenção da secretária é louvável, porém, é preciso reconhecer que os problemas na educação do Estado do RN não se resolvem em um passe de mágica, é necessário uma excelente equipe de trabalho, pois metas no campo educacional necessitam geralmente de médio e longo prazo, o que inclui de 06 meses a 01 ano para se efetivar com eficácia.  

Em um segundo momento, o governador enfatiza que está empossando uma nova gestora, que possui um excelente perfil técnico e operacional. E pede que a mesma trabalhe de portas abertas, que receba a população, seja atenciosa às necessidades do nosso povo e que saiam dos gabinetes para ir às ruas, com o intuito de acompanhar de perto o funcionamento das escolas.                                                 Com base na análise trazida pela reportagem, é possível inferir que os nossos administradores possuem boas intenções. E vale ressaltar que estão dando ênfase ao principal problema da educação do estado, que é o analfabetismo. Portanto, torna-se evidente que eles vão trabalhar nesse objetivo principal, e, por conseguinte, esperamos obter pontos positivos.

REFERÊNCIA

Secretaria de Educação do RN. Disponível em < http://www.educacao.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=115045&ACT=null&PAGE=null&PARM=null&LBL=NOT%C3%8DCIA> Acesso em 6 de maio de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com