TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO LIVRO: GENTE QUE LEE

Por:   •  7/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE-IFRN/CAMPUS APODI

MATEUS DE SENA COSTA SANTOS

RESUMO DO LIVRO: GENTE QUE LEE 1

APODI/RN

2016.1

MATEUS DE SENA COSTA SANTOS

RESUMO DO LIVRO: GENTE QUE LEE 1

Resumo apresentado a Professora Mestra Luiza Helena P. Fernandes como trabalho equivalente a nota parcial do segundo bimestre, na disciplina de Língua Espanhola.

APODI/RN

2016.1

RESUMO

A obra “gente que lee” escrita por Ernesto Martin e Neus Sons Baulenas, é um livro voltado principalmente a pessoas que estão aprendendo a língua espanhola, trazendo assim, uma linguagem simples e interativa, permitindo maior produtividade durante a leitura.

Um grupo composto por quatro amigos, vão passar suas férias na Espanha, pois Jaime (protagonista da obra) apesar de alemão, possui origens espanhola, já que sua mãe é da localidade. Eles passam suas férias em um acampamento que a fica a três quilômetros da cidade de Benisol, uma pequena cidade turística que fica situada na costa do mediterrâneo. A primeira coisa que me chamou atenção na obra, é o fato de Eduardo, um dos amigos de Jaime, não saber falar espanhol e não conseguindo assim reservar sua hospedagem. Isto mostra o quanto é importante conhecermos novas línguas, para que não se limitarmos turisticamente e até socialmente.

O acampamento mediterrâneo é caracterizado como um lugar agradável. Possui uma praia tranquila, clima fantástico e natureza exuberante. É muito bem visitado, chegando até a não sobrar reservas. O acampamento também dispõe de grandes eventos artísticos e culturais, sendo eles de grande interesse para Jaime e seus amigos, mas principalmente para Jaime, que é mais interessado em conhecer novas culturas.

O autor faz uma profunda analise de alguns personagens que trabalham no acampamento. Dentre eles a que mais me chamou atenção foi Alba, que é uma bióloga extremamente inteligente, que em contrapartida, está desempregada. Ela tem vinte e seis anos de idade, e está preparando a tese de seu doutorado, enquanto trabalha como recepcionista no acampamento do seu tio Antônio para ganhar algum dinheiro. Como podemos observar, Alba é uma mulher valente e que sempre luta pelos seus objetivos, mesmo com as dificuldades ao seu redor. Sua personalidade é extremamente interessante e representa diversas mulheres que lutam pela sua independência financeira e social.

Enquanto Jaime e seus amigos aproveitavam suas férias e faziam compras no supermercado local, em outro local também estavam falando em compra, mais especificamente na compra do acampamento mediterrâneo. O Duque é um homem muito poderoso e perigoso envolvido com a máfia local. Este, por sua vez, possui o desejo de criar um resort, com diversos apartamento, mas para isso se concretizar, era necessário a compra do acampamento mediterrâneo, mas Antônio (Dono) não quer vende-lo, pois, a construção deste resort causaria diversos problemas ambientais, ou seja, a riqueza natural que o acampamento desponha deveria ser destruída para dar lugar a urbanização. O problema é que custe o que custar o Duque queria a terra, pois seu único objetivo era saciar sua ambição.  

Como dito anteriormente, o Duque é uma pessoa extremamente ambiciosa, e ligada a máfia. Como Antônio não quer vender o acampamento, ele manda uma carta anônima o ameaçando de morte. Antônio procura imediatamente por Alba, e preocupado com o que pode acontecer, conta tudo a sua sobrinha, que por sua vez, fica extremamente preocupada.

O acampamento possui uma bela praia onde diversos clientes aproveitam para se refrescar. Jaime aproveita para relaxar um pouco quando de repente avista Alba. Como os dois se deram muito bem na recepção, ele a chama para conversar e começa a reparar no quão interessante ela é, até que descobre que é seu aniversário. Alba necessita de contar a alguém o problema de seu tio, e ver em Jaime a pessoa certa para isso. Alba fala sobre os planos de Duque de se apoderar do acampamento e mostra a ele os problemas ambientais que isto pode acarretar. Como Olga é bióloga, ela conhece bem as consequências da urbanização se mostrando assim muito abalada. Jaime, por sua vez, se mostra interessado em ajuda-la. Na mesma noite do aniversário de Olga todos saem para comemorar. No dia seguinte, Ibarra, diretor do acampamento e um homem extremamente ganancioso, leva uma mulher bonita ao seu escritório, e eles falam sobre o acampamento. Ibarra diz que Duque certamente irá conseguir construir o resort, e Omedes prometeu a Ibarra que se ele conseguisse agilizar a compra, o mesmo seria o diretor do novo estabelecimento. Mal sabiam eles, que a faxineira do acampamento estava ouvindo tudo, e imediatamente informou tudo a Alba, que por sua vez, sai para saber o que está acontecendo. Ibarra contrata a bela mulher para o cargo de recepcionista, justamente para que Duque fica a par de tudo que ocorre no acampamento, ou seja, uma espiam. Alba logo sabe da contratação, e desconfiada, busca por informações mais especificas, até que descobre que o nome dela é “Eulália” e também que é uma espiam mandado por Duque. Olga decidi contar tudo a seu tio, porém Antônio possui tão bom coração, que não acredita na possibilidade de Ibarra o trair.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com