TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redução da Maior Idade Penal

Tese: Redução da Maior Idade Penal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Tese  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 5

Por que sou contra a redução da Maior Idade Penal?

Toda vez que acontece um crime bizarro que choca a classe média o assunto sobre a redução da maior idade penal volta ao debate. Foi assim quando meu irmão de banda - Rodrigo Netto - foi assassinado num assalto aqui no Rio em 2006, após a morte do menino João Hélio em 2007 e agora com o triste acontecimento em São Paulo do Estudante Victor Hugo.

Todos compartilhamos de alguma forma da dor destas famílias e nos REVOLTAMOS com a situação, que de fato mexe muito com nossas emoções diante do entendimento de que a banalização da vida vem chegando a níveis extremos.

Deixo aqui meus sentimentos a família de Victor Hugo, mas quero dar um sinal de ALERTA a respeito dessa mobilização que é importante para se DEBATER a redução ou não sobre a maio idade penal. Por algumas questões que hei de expor para que vocês possam apenas refletir sobre o tema antes de tomar partido para um lado ou para o outro.

- Primeiro.

Quero deixar claro que concordo plenamente que um jovem de 16 anos seja capaz de ter discernimento sobre o que está fazendo de suas escolhas na vida. Isso é sem dúvida nenhuma um ponto em que acredito que todos concordem.

Contudo minha abordagem será um pouco mais profunda.

Por que sou CONTRA a Redução da Maior idade penal?

- Sou contra a redução da maior idade penal por algumas questões que precisam ser resolvidas pelo Brasil antes de jogarmos jovens atrás das grades em presídios ao lado de criminosos que já foram julgados e condenamos e cumprem pena em locais onde não há qualquer cuidado por parte dos Governos para a reabilitação desses homens.

Leve em consideração que não existe prisão perpétua nesse país, então por maior que seja a pena de um criminoso receba, em 10 anos ele estará de volta as ruas.

Você jogando um adolescente de 16 anos nesse mesmo lugar e mantendo-o por 10 anos preso, sem nenhuma preocupação ou compromisso de oferecer a este indivíduo condições de melhorar sua conduta, seus valores e princípios - ele entrando com 16 no presídio, com 26 anos sairá MUITO PIOR do que quando cometeu seu crime. Certamente será cooptado por comandos criminosos e aprenderá no interior do sistema penitenciário tudo que precisará usar contra a própria sociedade para dispor contra a mesma sua revolta, sua falta de educação, de respeito, de amor, de carinho e de DIGNIDADE.

*** Então para que possamos Reduzir a Maior Idade Penal primeiro devemos pensar para onde mandaremos esses jovens e como trabalharemos para reabilitá-los. Sob o risco de estarmos na verdade criando novos monstros que no auge de suas capacidades como HOMENS estarão livres e soltos nas ruas.

- Sou Contra a Redução da Maior idade penal porque a JUSTIÇA desse país enxerga e enxerga muito bem quando um indivíduo é POBRE e quando o outro tem condições de pagar bons advogados e possuí estrutura financeira para conseguir usufruir do benefício da IMPUNIDADE.

Para ser A FAVOR DA REDUÇÃO DA MAIOR IDADE, precisamos ter certeza que o Jovem Rico ou de Classe média que cometer um crime, será julgado da mesma forma que um pobre e excluído socialmente.

Se isso não for colocado em pauta o que teremos no futuro será um funil judicial que empurrará jovens pobres para a cadeia enquanto os que tem recursos serão livrados.

É o que acontece ATUALMENTE e TODOS NÓS SABEMOS e observamos. Gente que tem DINHEIRO não vai presa no BRASIL. Quantos casos podemos relatar aqui neste post para comprovar que a realidade é essa?

Já trabalhei dentro de presídios e carceragens pelo país e a população que se encontra presa em sua grande maioria é Negra, analfabeta, pobre e não teve nenhuma condição de desfrutar dos direitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com