TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão Sobre a Língua Brasileira de Sinais

Por:   •  20/9/2020  •  Dissertação  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Reflexão sobre a língua brasileira de Sinais

        A língua brasileira de sinais, ou melhor, dizendo, a própria língua de sinais no geral é considerada como a língua natural dos surdos, assim como toda língua, surgiu da necessidade das comunidades surdas de se comunicar, de interagir de expressar, ser notado e reconhecido na sociedade.

        Fazendo uma breve comparação entre as línguas orais, na libras, os sinais obedecem a uma gramática própria com níveis linguísticos correspondentes aos das línguas orais. É uma língua que se articula visualmente onde ela ganha sentido quando a configuração das mãos é aliada a movimentos, direção e expressões faciais, formando uma quantidade muito grande e rica de palavras nas línguas orais.

        As variações linguísticas de libras como os sinais icônicos são aquelas que possuem correspondência física e geométrica como o referente, ou seja, são sinais que fazem parte do nosso cotidiano, não necessariamente exclusivas apenas para as pessoas que utilizam as línguas de sinais. Como por exemplo: casa, telefone, não, dinheiro... No geral, utilizamos estes sinais no nosso dia a dia sem percebemos e em libras não há outros sinais que venham a diferenciar estes sinais do cotidiano dos falantes da língua oral. Já os sinais arbitrários, por terem essa correspondência física e geométrica para serem interpretados, pois alguém precisa interpretar o sinal para você, tem uma compreensão diferentemente dos sinais icônicos que são de fácil compreensão.

        Portanto a libras tem sua própria estrutura gramatical e características e seus sinais representam diferentes significados, no geral, não são em grande parte, significados correspondentes a palavras da língua oral. Assim a libras é uma língua como tantas outras com uma estrutura própria assim também como a língua portuguesa. Logo a libras não é uma língua superior ou inferior a língua portuguesa, ambas tem a mesma importância, a diferença está apenas nas diferentes estruturas gramaticais que elas possuem, caracterizando línguas independentes.

        A maioria dos surdos tem a libras como a sua língua materna e depois adquirem outras línguas como a sua segunda língua na modalidade escrita para se comunicarem com as pessoas ouvintes.  A libras e a língua portuguesa tem a mesma importância, precisamos ter mais convivência e interagir cada vez mais entre surdos e falantes da língua oral é importante ter esse convívio e aprendermos juntos novas línguas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com