TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Ensaios: Relatorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  2.470 Palavras (10 Páginas)  •  1.169 Visualizações

Página 1 de 10

A importância do Contexto na Construção da Ideia: Uma análise da música Funeral de um Lavrador

Resumo:

O presente artigo visa realizar uma análise semântica da música Funeral de um Lavrador, evidenciando os aspectos pragmáticos como a intertextualidade, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade (contexto social), semânticos (coesão) e formais (coerência). A música Funeral de um Lavrador (letra em anexo) é uma composição dos brasileiros: João Cabral de Melo Neto e Chico Buarque de Hollanda em 1966 tem grande importância no contexto político-social do Brasil e suas contribuições para a transformação da sociedade brasileira perduram até os dias atuais. Uma composição musical traz em sua letra pensamentos de uma época, ideologias e características da cultura de uma sociedade e, como um texto, é formada por elementos pragmáticos que informam e criam uma situação em sua composição. Com o estudo deste artigo, podemos ter uma visão mais ampla acerca dos elementos linguísticos que compõe tanto a letra da música em questão quanto de qualquer outra produção textual.

Palavras-chave: Texto, textualidade, coesão e coerência.

1. Introdução

Este artigo tem por objetivo abordar os aspectos pragmáticos, semânticos e formais existentes na música Funeral de um Lavrador, de Chico Buarque, inspirada na obra Morte e Vida Severina (texto em anexo), de João Cabral de Melo Neto.

Todo texto apresenta em sua composição aspectos inerentes à língua falada, que se fazem necessários para que nós possamos compreender bem o seu objetivo principal: a comunicação.

A escolha dessa composição justifica-se por entendermos que a música, como qualquer outro texto, busca de alguma forma transmitir informações ao receptor, principalmente as músicas que foram compostas entre as décadas de 60 e 80, que geralmente evidenciam a situação social, política e a valorização cultural da época e por João Cabral de Melo Neto e Chico Buarque de Holanda são compositores que despertaram polêmica pela sua maneira direta de atacar o governo. A música sempre foi utilizada para expressar pensamentos e ideologias e muitas vezes utilizada por manifestantes em seus protestos e reivindicações. Diante da riqueza de elementos que constitui a letra de uma música, achamos pertinente a utilização desse gênero textual em nossa análise.

Este artigo tem fundamental relevância para nós autoras, e demais leitores, visto que é de suma importância que saibamos nos expressar de forma objetiva tanto em nossa vida acadêmica, como em nosso dia-a-dia, pois assim saberemos nos comunicar e eliminar as possibilidades de que o outro (receptor) não nos entenda, ou interprete de forma equivocada aquilo que estamos querendo transmitir.

2. Fundamentação Teórica

Neste artigo o embasamento teórico foi feito de acordo com a percepção e definição dos conceitos analisados a partir da perspectiva de renomados gramáticos.

Entende-se por texto uma unidade de linguagem que tem a finalidade de informar os receptores sobre algo.

Segundo Costa Val :

“Pode-se definir texto ou discurso como ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal.”

Segundo Marcuschi :

“O texto não é apenas um sistema formal e sim uma realização linguística a que chamamos de evento comunicativo e que preenche condições não meramente formais. Um texto é uma proposta de sentido e ele só se completa com a participação do leitor/ouvinte.”

A textualidade refere-se às características que fazem com que o conjunto de frases faça sentido e seja classificado como produção textual. Os fatores de textualidade são pragmáticos, semânticos e formais.

Conforme Costa Val:

“Chama-se textualidade ao conjunto de características que fazem com que o texto seja um texto, e não apenas uma sequência de frases.”

No que diz respeito à textualidade, para que haja uma compreensão plena a respeito do que é tratado no texto, faz-se necessário que sua elaboração respeite os critérios pragmáticos, semânticos (coerência) e formais (coesão).

A pragmática tem a função de passar a informação de forma clara através da comunicação considerando os fatores socioculturais em que o texto foi desenvolvido. Divide-se em intertextualidade, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade.

Segundo Costa Val:

“Intencionalidade: busca satisfazer os objetivos que tem em mente numa determinada situação comunicativa: informar, impressionar, alarmar, convencer, pedir, ofender, etc.”

“Aceitabilidade: Conjunto de ocorrências de um texto coerente, capaz de levar o leitor a adquirir conhecimentos ou a cooperar com os objetivos do produtor. A aceitabilidade depende da autenticidade – qualidade, veracidade.”

“Informatividade: Trata da quantidade de informação que seja suficiente para que seja compreendido com o sentido que o redator pretende. O nível de informação ideal é o que se alternam ocorrências de processamento imediato, que falem do conhecido, mas que trazem informação.”

“Intertextualidade: Concerne aos fatores que fazem a utilização de um texto dependente de outro(s) texto(s). Inúmeros textos só fazem sentido quando entendidos em relação a outros textos que funcionam como contexto, pois um discurso constrói-se através de um já-dito em relação a outros textos, que funcionam como seu contexto.”

“Situacionalidade: Diz respeito aos elementos responsáveis pela pertinência e relevância - importância da informação – do texto quanto ao contexto em que ocorre. É a adequação do texto à situação sociocomunicativa. O contexto pode, realmente, definir o sentido do discurso e, normalmente, orienta tanto a produção quanto a recepção.”

Referente aos critérios semânticos, analisamos a coerência que é o fator que faz com que o texto faça sentido. Para tanto é necessário que haja um entendimento do texto faz-se necessário que haja um conhecimento de mundo compatível entre o autor e o receptor.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com