TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório PCC 1º Semestre Letras Unip Interativa

Por:   •  17/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  1.928 Visualizações

Página 1 de 3

OS PARADIGMAS DOS ASPECTOS DA PROPAGANDA

Todos nós nos beneficiamos com uma propaganda publicitária, afinal, não envolve apenas a divulgação de um evento ou produto, mas sim a leitura e a comunicação. A difusão de ideias através das propagandas publicitárias nos traz diversos tipos de leituras, englobando alguns tipos de Gêneros Textuais.

Para esta análise foi utilizada como base a Propaganda do iPad, produto da empresa Apple, desenvolvida para estudar as tipologias de clientes, que traz o seguinte enunciado:

“Para produzir 50 kg de papel uma árvore é derrubada. Milhares de árvores são cortadas anualmente para a fabricação de livros e cadernos...até agora!”

(RAMOS, Nandex. Oceanus Projects, Apple iPad, 2010.)

Analisando este enunciado, percebemos que a empresa está preocupada com a preservação do meio ambiente, dando destaque ao desmatamento para a produção de papel, oferecendo assim, uma segunda alternativa, seu produto iPad, no qual pode reproduzir as funções de um caderno ou livro, porém sem prejudicar o meio ambiente.

A empresa sugere que seu produto não agride o meio ambiente e que pode trazer os mesmos benefícios de ensino e aprendizagem que os livros e os cadernos oferecem.

O enunciado traz como principal Gênero Textual a Propaganda. O enfoque publicitário é o meio ambiente seguido de certa persuasão para a venda do produto.

O público encontra uma linguagem formal e culta, de fácil entendimento em todas as situações. O registro linguístico empregado na propaganda aponta que o produto já tem um público alvo, no qual já foram conquistados pela qualidade de seus produtos, mas ao mesmo tempo indica a conquista de novos consumidores que apoiam o meio ambiente.

O poder persuasivo de uma propaganda gera paradigmas comunicativos, atenuando o que se classifica como: popular, massivo ou culto. A diversidade cultural na propaganda pode ser encontrada nas formas de linguagem, elementos simbólicos ou etnográficos, de várias origens.

No caso da propaganda usada como base de estudo deste relatório, encontramos paradigmas da norma culta da língua portuguesa. É uma propaganda popular, mas não se utiliza de linguagem popular, mas sim de uma linguagem simples e de fácil entendimento para qualquer dominante da língua portuguesa.

A diversidade cultural pode ser notada em muitas propagandas em circulação, há propagandas que se utilizam de símbolos indígenas, por exemplo, e que expõem outras características não indígenas ou que sugerem a venda de um produto que não é de origem indígena.

Portanto, as características da diversidade cultural encontradas nas propagandas podem ou não aumentar o nível de persuasão sobre o leitor.

Através de uma simples Propaganda podemos construir um conhecimento mais amplo sobre determinado assunto. A propaganda utilizada como base de estudo para este relatório traz um breve conhecimento a respeito das árvores e meio ambiente. Através da propaganda, tomamos o conhecimento de que “para produzir 50 kg de papel uma árvore precisa ser derrubada”, esta pode ser uma informação nova para muitos leitores.

Portanto, a leitura é algo fundamental para todos nós. Mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com