TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC segundo semestre letras

Por:   •  17/11/2015  •  Resenha  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 4

     RELATÓRIOS PCC

     SEGUNDO SEMESTRE

     Comunicação e Expressão

      Foi dado enfoque ao desenvolvimento do universo linguístico do aluno, incorporando recursos de comunicação oral e escrita; a capacidade de leitura e redação, a partir da análise e criação de textos; o pensamento analítico e crítico, estabelecendo associações e correlações de conhecimentos e experiências, seus recursos pessoais para a identificação, criação, seleção e organização de ideias na expressão oral e escrita; a atitude de respeito ao desafio que constitui a interpretação e construção de um texto. Espera-se ainda que o aluno desenvolva aptidão para ler e produzir textos de forma eficiente, aliando o conhecimento da língua à formação do indivíduo crítico, consciente e participativo do processo de transformação social.

      Ciências Sociais

      O estudante é levado a compreender que o capitalismo é um modo de organização econômica e social, construído historicamente e também se reflete sobre os fundamentos teóricos desse modelo de sociedade. Outro objetivo da disciplina tem a ver com o aprendizado dos diferentes princípios explicativos para os fenômenos sociais. Esses princípios abarcam diferentes estilos de pensamento e distintas visões de sociedade e de mundo. Por fim, busca-se a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive e, principalmente, que reflita frente aos diferentes estilos de pensamento e distintas visões de sociedade e de mundo.

     Linguística Geral

     Focamos nas principais teorias linguísticas; a compreensão do caráter inter e intradisciplinar da Linguística; o desenvolvimento de uma postura crítico- reflexiva em relação ao uso da língua e ao seu papel social; o desenvolvimento do raciocínio abstrato por meio das práticas discursivas; a compreensão da linguística como um instrumento de prática docente. Foram apresentadas duas teorias- o estruturalismo e o gerativismo; para que fosse possível entender as diferentes perspectivas científicas do estudo da linguagem.

     Semântica e Pragmática

     Analisando a Semântica  abordou-se o desenvolvimento da habilidade para a compreensão e análise dos estilos de diversos autores e de textos de gêneros variados.

     O objetivo geral da disciplina é estudar as principais ocorrências semânticas da língua, nos níveis fonológico, morfológico e sintático, bem como o uso dos efeitos semânticos em diversos gêneros de discurso e tipologias textuais.

     Já na Estilística- foi destacado os estudos da área da estilística desde o conceito de estilo, até as questões relativas á pragmática, paradigma atual em que a língua em uso é considerada.

     Na Pragmática fez-se uma distinção entre pragmática e semântica formal, tais como: condições de verdade ou acarretamento; implicaturas convencionais; pressuposições; condições de felicidade ou adequação ao contexto; implicaturas conversacionais; inferências decorrentes da estrutura conversacional. Finalizando, analisaram-se as vertentes de estudos pragmáticos, que compreendem o pragmatismo americano, a teoria dos atos de fala e os estudos de comunicação, observando-se que a análise da conversação e a semântica argumentativa constituem atualmente áreas independentes em termos de estudos linguísticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com