TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Caracterização de uma Escola

Por:   •  2/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.929 Palavras (8 Páginas)  •  1.706 Visualizações

Página 1 de 8

 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

2.       HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

      A escola Municipal Angelo Anzollin,de Vargem Bonita-SC, foi inaugurada em 1980.Atende a 240 crianças de 06 a 12 anos.

O atendimento às crianças se dá entre às 8:00 da amanhã e ao meio dia, no período matutino e no período vespertino das 13:15 às 17:15.Os alunos vêm de diferentes partes do município e também dos interiores, onde a prefeitura disponibiliza transporte gratuito e de qualidade aos estudantes.

3. ESTRUTURA FÍSICA

       A estrutura física da escola é boa, por ser um espaço plano de fácil acesso, porém algumas salas possuem divisões  que comprometem o espaço que poderia ser melhor utilizado, ou seja, a forma como algumas salas foram divididas não favoreceu sua área. As salas são amplas, cada uma dela comporta 30 crianças, com 30 carteiras, mesa do professor, um suporte para as mochilas e uma prateleira onde o professor coloca seu material pedagógico. O material necessário para o andamento das aulas é suficiente e adequado, a APP colabora suprindo essas necessidades materiais. Existem duas dependências para realização de atividades: pátio coberto e pátio aberto, uma sala de direção, uma sala de coordenação, uma cozinha com uma despensa, um refeitório, uma despensa para produtos de limpeza e higiene, um banheiro para professores, um banheiro conjugado dividido para meninos e meninas.

4. NÚMERO DE ALUNOS

A escola possui atualmente 240 alunos, matriculados nos períodos de funcionamento, com um quadro de funcionários que se divide dessa maneira: 01 diretora,01 supervisora pedagógica,01 secretária,01 assistente pedagógica, 01 técnica em Educação e 12 professores todos com formação superior.

5. PROBLEMAS QUE INFLUENCIAM NA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA

Os problemas existem porém são poucos. Os principais são:  Evasão escolar, indisciplina e violência com o entorno que aparentemente não apresenta violência, porém é do conhecimento de todos que a violência está introduzida e muitas vezes camuflada, prostituição infantil, juvenil e adulta no bairro da escola e nos bairros vizinhos, atingindo as famílias da comunidade. Tais problemas acabam por afetar a todos. Agora em época de eleições Municipais podemos ver o quanto depende de nós para que as coisas venham acontecer, e a realidade ser modificada. Pois nesse momento devemos usar o nosso voto para a transformação social e cultural não só dessa comunidade, mas de todo o nosso país.

       O desemprego apesar de significativa diminuição é também um problema sério que provoca a dependência das famílias à bolsa-escola e bolsa-família ou outras formas de assistencialismo.

5.   RELAÇÃO ESCOLA E MANTENEDORA

       Sendo uma Escola Municipal ela é mantido pela prefeitura do município , e subordinada a Coordenadoria Regional de Educação, que é responsável por solicitar e receber a documentação escolar, promover cursos, reuniões e orientar diretores, professores e funcionários, repassar informações e instruções da Secretaria Municipal de Educação. Os repasses de verbas são efetuados diretamente na conta da ASSOCIAÇÃO DE PAIS E PROFESSORES, e administrados pelo presidente da instituição, que movimenta a conta. As despesas Da Escola são registradas e repassadas à Entidade, que também assina a prestação de contas que são enviadas para a prefeitura.

6.   RELAÇÃO ESCOLA E SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO ALUNO

       São desenvolvidos na Escola, os seguintes projetos: Projeto de Artes, Animais, Brinquedoteca, Psicomotricidade (envolvendo jogos e brincadeiras), Multiculturalismo no Ensino Fundamental entre outros. Participam desses projetos alunos do Ensino Fundamental. Os alunos que apresentam problemas de aprendizagem, entre outros problemas que porventura são identificados pelos professores em sala de aula. Estes os encaminham para a direção/ coordenação do EM, que tomará as providências necessárias juntamente com a psicóloga que realiza atendimentos na EM que conduzirá os encaminhamentos, para que os alunos possam ter um bom aprendizado.  Escola Municipal funciona todos os dias como também realiza festas Junina, dia das mães, passeios no dia da criança, como aqueles que são solicitados pelos professores como produto final de seus projetos. Também são realizados bingos beneficentes e festas para angariar fundos.

7.   A ESCOLA E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS EDUCADORES

       Do total de 12 professores todos possuem Ensino Superior completo, ou seja, 100%. No início do ano a EM recebe um especialista em Educação da Editora Positivo para a formação complementar dos professores, pois a EM tem como livro didático a Apostila da Editora.

8.   PROJETO PEDAGÓGICO

       A Proposta Pedagógica da EM foi elaborada parcialmente em conjunto com professores, funcionários e comunidade. Sua Proposta Pedagógica que traz como missão promover atendimento a crianças através de atividades sócio-educativas, nutricionais, de esporte e lazer, todos os anos é revisada buscando melhorias e reajustes segundo a coordenadora. Ela afirma que em suas reuniões para discussões sobre a proposta de trabalho todos visam um ótimo desempenho naquilo que buscam em sua missão.

9. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE GESTÃO

       As atividades de gestão, observadas e analisadas no presente estágio, foram muito interessantes e instrutivas, pude perceber claramente o cumprimento entre o que está escrito na Proposta Pedagógica Da EM e o que acontece na instituição no seu dia a dia. O Regimento Interno, no que se refere à documentação, funções de professores e funcionários, funciona de acordo, percebe-se, que a gestora tenta desempenhar suas funções, referentes à documentação, matrículas, transferências, atestados, atendimento ao público e demais atribuições com certa ética e responsabilidade. A gestão financeira a princípio é equilibrada, a equipe diretiva administra os recursos financeiros, aplicando em melhorias para a EM. Busca ainda arrecadar dinheiro através de venda de pastéis para complementar as finanças. Pode-se dizer que a gestão administrativa funciona a contento dentro do que aparentemente apresenta.

       Os funcionários de manutenção e limpeza nem sempre demonstram esforço e boa vontade em suas funções. O que parece é que não gostam muito do que fazem, dão conta do seu trabalho, já que a EM não é tão grande assim e funciona no período integral, e mesmo assim o número de funcionários é insuficiente e sempre acontece de um ou outro ficar atestado por motivos de saúde ou outros. Quanto à cozinheira e as auxiliares, me pareceu que nem sempre desempenham suas funções a contento, pois ouço muitas reclamações de professores quanto à quantidade e qualidade das refeições servidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com