TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Representatividade Transpostante

Por:   •  26/4/2016  •  Artigo  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Representar[a] minorias na mídia é necessário para que esses grupos se sintam incluídos na sociedade. Não é diferente com a população transexual, que sofre com uma grande falta de representação nos grandes meios de comunicação.

Quando a representativade é coloca em questão, essa diz respeito ao trans representando um papel no cinema ou na TV. Não é difícil encontrarmos obras televisivas ou cinematográficas onde pessoas cisgêneras – aquelas em que a identidade de gênero condiz com o gênero que lhes foi dado ao nascer – atuam como transgêneros.

 Foi o que aconteceu em Clube de Compras Dallas, onde o ator Jared Leto, homem cis, interpretou a mulher trans Rayon. A discussão acerca do filme foi grande e tensa. De um lado, há quem defenda o ator, afinal seu trabalho consiste em se transformar em outras pessoas. De outro lado, há quem condene a escolha do elenco por pecar na questão da representatividade. Por que não escolher uma atriz trans para viver Rayon? O problema está em nossa sociedade altamente preconceituosa, que condena transexuais na mídia, mas ovaciona atores cis travestidos. É muito mais rentável – muitas vezes até considerado heroico - um homem cisgênero ter sua masculinidade desconstruída em prol da arte.

Por outro lado, temos um aumento significativo na representatividade trans em séries televisivas. A atriz Laverne Cox, mais conhecida como a Sophia Burset de Orange Is The New Black é um ótimo exemplo disso: mulher transexual interpretando uma mulher transexual. A roteirista e produtora Shonda Rhimes também têm dado bastante espaço para transexuais exporem suas histórias em suas produções de televisão. Os irmãos Wachowski também possuem uma grande importância nesse quesito. Andy e Lana – mulher transexual – são criadores do sucesso televisivo Sense8. Na trama, acompanhamos a trajetória de Nomi Marks, uma mulher transexual, blogueira e hacker. A questão de Nomi é ainda mais profunda, uma vez que a personagem é lésbica, explicitando a diferença entre identidade de gênero e orientação sexual. Nomi Marks é interpretada por Jamie Clayton, atriz transexual.

A questão de representatividade trans, infelizmente, ainda é um problema no contexto brasileiro. É comum vermos a estereotipização de transexuais e travestis na televisão brasileira. O ator cisgênero, caricato ao extremo, interpretando personagens agressivas, que vivem no meio da prostituição.

Não se trata de um efetivo pequeno de transexuais atores, tudo se trata de oportunidades. É necessário que oportunidades sejam dadas a atores e atrizes transexuais. Representar é importante para todos os transexuais que sentem que não possuem um lugar em nossa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com