TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Academica Historias Cruzadas

Por:   •  27/9/2018  •  Resenha  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha: Histórias Cruzadas ( “ The Help” )

O filme Histórias Cruzadas (“The Help”), se passa na cidade de Jackson, no Sul do Mississipi, década de 1960, quando os EUA vivem os conflitos do apartheid racial envolvendo a população de brancos e negros.

Tudo começa quando uma jornalista branca se mostra interessada para escrever uma coluna no jornal sobre as histórias das empregadas domésticas. Após ouvir algumas histórias, ela conclui que a coluna não seria suficiente e começa a escrever um livro contando o trabalho dessas mulheres e denunciando desvalorização e maus tratos sofridos. No início as empregadas têm medo de contar suas histórias, mas depois elas se tornam cada vez mais corajosas não suportando mais tanta discriminação.

O momento mais forte do filme foi quando as madames brancas proíbem as negras domésticas de utilizarem o mesmo banheiro que os donos da casa, alegando que elas possuíam germes e bactérias que poderiam contagiar os moradores. A partir deste fato, elas se unem e contam as histórias que posteriormente foram publicadas. A jornalista, inclusive, foi criada por uma empregada negra e ao decorrer do filme mostra a verdade sobre um episódio de sua vida que até ela mesma desconhecia, a mulher que a criou na verdade também foi alvo de racismo pela mãe da jornalista e por isso foi mandada embora de sua casa. A jornalista vai pra Nova York, Aibileen é demitida, no entanto, ela disse que ia ser escritora, a Manny foi acolhida por uns patrões decentes, o racismo continua, mas a vida de cada uma daquelas mulheres negras muda completamente, pois elas tiveram voz, foram ouvidas e compreendidas por milhares de pessoas.

O filme pode ser assimilado aos eventos recentes em 2017 na Carolina do norte onde um tumulto tornou público o racismo presente em diversos locais dos Estados Unidos, logo após isso novos movimentos midiáticos que colocam esse tema em pauta foram feitos e atraíram a atenção do público como o exemplo This is america. Quanto ao Brasil, o preconceito com os afrodescendentes tem sido um problema desde a colônia, e afeta a sociedade atual, ainda há uma divisão entre pessoas com a cor de pele distinta. Pode-se observar a diferença econômica, o salário de um homem branco no Brasil é, em média, 46% superior em relação ao de um homem negro. São dadas mais oportunidades aos caucasianos, que acabam por conquistarem empregos melhores e consequentemente uma vida mais estável. Metade da população brasileira é negra, mas essas pessoas ainda se encontram em ambientes hostis e marginalizados, enquanto que a população branca está presente em lugares melhores, e isso pode ser visto com muita clareza no dia a dia de qualquer cidadão, até mesmo nas Universidades, onde muitas vezes alunos são brancos.

O filme então concorreu a três categorias (Melhor filme, melhor atriz e melhor atriz coadjuvante) diferentes do Oscar, sendo que duas de suas atrizes foram indicadas a melhor atriz coadjuvante, Octavia Spencer (a doméstica Minny) e divertida loira Celia (Jessica Chastain). Octavia Spencer ganhou os prêmios de atriz coadjuvante no Academy Awards / Oscar, British Academy of Film and Television Award (BAFTA), Golden Globe Awards / Prêmios Globo de Ouro, Screen Actors Guild Awardno ano de 2012. Viola Davis ganhou o prêmio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com